Browsing by Issue Date, starting with "2014-09-22"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Práticas curatoriais e design relacionalPublication . Morais, Joana Rebelo; Bártolo, José Manuel Silva; Balesteros, Marco Paulo CariasTendo como ponto de partida a relação do design gráfico com as práticas curatoriais e design relacional, pretende-se compreender como estas intersecções tangentes à disciplina contribuem para a sua prática na contemporaneidade. O corpo do projecto de investigação divide-se em duas fases principais, a componente teórica e apresentação de resultados práticos. Na primeira fase é realizada uma análise dos paralelismos da disciplina com os dois temas principais, reflectindo sobre o tema proposto através da analise do contexto histórico e enquadramento teórico, materializado na componente prática. A apresentação de resultados práticos divide-se em dois projectos principais articulados numa escala diferente, que traduzem os conceitos explorados no decorrer da investigação: Identity and Strategy e o Projecto-Orquestra. Consequentemente esta investigação pretende compreender quais as transversalidades da disciplina com a curadoria e o design relacional, de que forma se relacionam com a prática do design gráfico na actualidade e como se aproximam à produção cultural contemporânea.
- Processos de produção gráfica em vias de extinçãoPublication . Meira, Ana Sofia Guedes; Ramalho, Paulo Jorge Vieira; Balesteros, Marco Paulo CariasNeste momento os recursos de produção gráfica surgem a grande velocidade, o que faz acreditar que já dispomos de todos os meios para o seu desenvolvimento, este dilema deve-se a uma grande evolução tecnológica dentro do Design de Comunicação nos últimos séculos. Existe uma grande diversidade de recursos disponíveis, que gera uma despromoção em relação aos meios usados anteriormente o que não se deve ao seu desempenho como “máquina”, apesar de o pressuposto ser a melhor: ou velocidade ou qualidade mas, porque deixaram de ser novidade. É possível que haja uma nova geração de designers que não sente a necessidade ou curiosidade de aceder aos meios que impulsionaram o nascimento - crescimento do design, e isso preocupa-nos. Interessa-nos sobretudo uma abordagem no contexto da tipografia, da manipulação de texto, como impulsionador da comunicação mas, não fazendo o resultado da investigação depender disso, para não excluir todo um manancial restante de componentes gráficos, que são necessários (sinalética, ilustração, etc). A nossa investigação não se destina a centralizar ou concentrar o seu estudo só em processos de impressão tipográfica, mas sim em diferentes abordagens no contexto de produzir design manualmente sobre as suas mais diversas formas.
- Estratégias na Implementação da norma ISO 9001 em IPSS (Instituições Particulares de Solidariedade Social)Publication . Santana, Cátia Leila Almeida; Almeida, Paulo Jorge SantosA qualidade está na base do sucesso no mundo empresarial, sendo um fator de competitividade e de diferenciação entre organizações. No contexto das Instituições Particulares de Solidariedade Social, a aposta na qualidade é também uma realidade. No entanto, estas instituições enfrentam diversas dificuldades no processo de implementação do sistema de gestão da qualidade (SGQ) ISO 9001. De entre estas, destaca-se o difícil acesso à metodologia, crenças impostas, culturas resistentes à mudança, desconhecimentos e receios, que resultam em custos avultados para as organizações, dado o recurso frequente a empresas de consultoria. Como tal, o presente trabalho de investigação pretende salientar as principais dificuldades no processo de implementação da norma ISO9001:2008 em IPSS e dar o seu contributo para a clarificação da polémica que envolve a certificação desta norma, mediante a criação de um kit, com todas as ferramentas necessárias à implementação da norma. Por conseguinte, e para dar resposta ao objetivo proposto, procedeu-se numa primeira instância à realização de inquéritos a 29 organizações certificadas pelas normas ISO 9001:2008 e/ou EQUASS (European Quality in Social Services), de forma a apreender as principais dificuldades no processo de implementação da norma nas várias IPSS. Esta análise permitiu concluir que, os principais fatores que dificultaram a implementação do sistema de gestão da qualidade, segundo a norma ISO 9001:2008, são essencialmente a falta de tempo e/ou disponibilidade, assim como a dificuldade de interpretação da norma. Como tal, as organizações necessitam de ferramentas de auxílio que as apoiem e esclareçam no processo de implementação do sistema da qualidade. Neste sentido, elaborou-se o kit de implementação “Qualifica”. Este é constituído por um manual e um CD interativo com documentos, formações e ferramentas para a implementação do sistema, cujo objetivo é esclarecer, encaminhar, orientar e simplificar todo o processo de implementação da norma e utilizando uma linguagem simples e acessível. Para finalizar, a viabilidade do KIT “Qualifica” foi devidamente validada através da sua aplicação numa IPSS não certificada. Após a revisão do sistema implementado na IPSS em estudo, conclui-se que o KIT "Qualifica" ofereceu todas as bases e todos os recursos necessários para o bom entendimento, encaminhamento e implementação da norma, provando a sua potencialidade como ferramenta auxiliar fundamental que qualquer organização poderá no futuro utilizar.