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A presente proposta de trabalho surgiu do interesse pessoal no Selo Postal nacional com intuito de reunir material sobre a sua evolução visual e funcional. Recuperando os fundamentos da sua origem enquanto signo, objeto funcional e as suas especificidades gráficas, será feito um balanço sobre as características evolutivas deste objeto. Num estudo sob a composição gráfica ligar-se-á as transformações em alguns pontos do seu processo de design (como o desenho, os estudos, a arte final e a impressão).
Para compreender as diferenças do modo de composição gráfica será realizado um levantamento de dados concentrado num período relacionado com a Direção de Arte de Jaime Martins Barata, o primeiro consultor artístico dos CTT. O potencial destas décadas reside principalmente na orientação gráfica realizada pelo artista mas também, nos acontecimentos sociais e políticos que marcaram a expressão artística e gráfica do Selo e da sua envolvência propagandística no regime ditatorial. A partir destes acontecimentos o Selo principiou uma nova expressão visual e funcional do selo postal português no mundo.
Como componente prática deste projecto, serão recuperados e mostrados, essencialmente em fase de projeto, os originais de estudos e composição gráficas de selos emitidos no período de 50 a 60, referidos anteriormente em estudo de caso. Para além de se reaver no design, acervo mantido no âmbito da Filatelia, recuperaremos visualmente o deslumbramento das técnicas manuais e do desenho gráfico aplicado a um objeto de formato diminuto.
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Keywords
Selo Postal Português Jaime Martins Barata Processo de Design Técnicas Manuais Dimensão Funcional 2013