Browsing by Author "Fonseca, Marta"
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- Avaliação da qualidade de vida infantil: O Inventário Sistémico de Qualidade de Vida para CriançasPublication . Fonseca, MartaA avaliação da qualidade de vida infantil apresenta especificidades metodológicas. O objetivo do presente estudo é analisar as características psicométricas da versão portuguesa do Inventaire Systémique de Qualité de Vie pour Enfants(ISQV-C), que assenta numa abordagem conceptual e metodológica inovadora para a autoavaliação da qualidade de vida, por ser interativo e lúdico, possuir uma psicometria que explora diversas pontuações e permitir uma análise de cada domínio de vida. Participaram do estudo 120 crianças portuguesas, dos 8 aos 12 anos de idade. Os resultados apontam para uma consistência interna satisfatória das quatro pontuações do ISQV-C (Estado, Objetivo, Importância e Qualidade de Vida), atestam validade convergente ao instrumento, não sendo favoráveis à existência de uma estrutura fatorial. Demonstra-se a adequação psicométrica e o interesse da versão portuguesa do ISQV-C.
- From Alternative to Scientific Conceptions in the Learning of Physics of Sound: Students’ Perceptions of Learning Using Active Methodologies and Computer SimulatorsPublication . Conde, Bruno; Santos, Filipe; Barreto, Maria Antónia; Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues; Fonseca, MartaLearning Physics is an area with numerous difficulties and alternative conceptions often limit a deeper understanding of several domains of this discipline. In particular, in the field of sound, it is common to find such misconceptions. Active learning methodologies have been used effectively for science teaching in a constructivist approach. The use of these methodologies to address alternative conceptions can promote the construction of mental models that are closer to scientifically accepted conceptual models. In this paper, we present a work in progress, which analyses the students' perception of the contribution of computer simulators integrated in active methodologies to improve their learning. For this purpose, we present the results obtained from the implementation of a sequence of didactic activities, which took place in a context of emergency remote teaching (ERT). This study was conducted with a class of 23 8th grade students from a school cluster in central Portugal, during the month of March 2021.The results suggest that students felt the characteristic engagement of activities based on active methodologies and the use of simulators, but showed limitations in the activities regarding the perception of orientation and the surprise factor, limitations that can be attributed to the high degree of autonomy that was required of them.
- Multiplos Olhares sobre a Dis.lexiaPublication . Ferreira, Paula Cristina; Mangas, Catarina; Fonseca, Marta; Pinto, Carina; Tavares, DinaMúltiplos Olhares sobre a DIS.lexia surge com o intuito de partilhar conhecimento teórico-prático sobre as Perturbações da Aprendizagem Específicas, mais especificamente sobre o tema da Dislexia. Constituída por vários textos que, em conjunto, visam apresentar perspetivas de profissionais de educação e saúde sobre o tema, a presente publicação pretende veicular conhecimentos e mover mentalidades, assumindo sempre uma perspetiva multidisciplinar e inclusiva. No seu interior pode obter-se informação que vai desde a sistematização de conceitos até à perspetiva prática de quem trabalha com crianças e adolescentes com Dislexia, passando por sistematizações e revisões da literatura, bem como por estudos exploratórios.
- Qualidade de vida de estudantes do Ensino Superior (Leiria/Portugal)Publication . Dias, Isabel Simões; Abreu, Maria; Fonseca, Marta; Calado, Miguel; Mendes, SaloméO conceito de qualidade de vida engloba fatores como a saúde física, o estado psicológico, as relações pessoais, o nível de independência, as crenças pessoais e/ou a relação com o meio ambiente. Este conceito, complexo e vasto, reflete a perceção que o sujeito tem de que as suas necessidades estão a ser satisfeitas ou que lhes estão a ser proporcionadas oportunidades de alcançar a felicidade e a autorrealização, independentemente, do estado de saúde e das condições sociais e económicas em que se encontre (WHOQOL Group, 1998). Para avaliar a perceção da qualidade de vida, a Organização Mundial de Saúde concebeu e validou o World Health Organization Quality of Life (WHOQOL), instrumento que tem sido amplamente utilizado na sua versão completa e/ou abreviada (WHOQOL-BREF). O objetivo deste estudo quantitativo é apresentar a perceção de qualidade de vida de uma amostra de 929 estudantes do Ensino Superior Politécnico (Leiria/Portugal) através da resposta ao World Health Organization Quality of Life (versão abreviada) – WHOQOLBREF. Os resultados revelam que os estudantes classificam a sua qualidade de vida como “Boa” e que os níveis médios de qualidade de vida obtidos nos quatro domínios avaliados pelo WHOQOL-BREF se situam entre os 60/70 pontos.
- VI ENJIE Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação - Livro de atas 4 e 5 de Fevereiro de 2022Publication . Cardoso, Ana Paula; Tavares, Dina; Santos, Filipe; Pinto, Hélia; Dias, Isabel Simões; Fonseca, Marta; Duarte, Nicole; Morouço, Pedro; Tadeu, Pedro; Matos, Rui; Milhano, SandrinaOs Centros de Investigação em Ciências e Políticas da Educação promoveram, pela sexta vez, o Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, evento anual que pretende reunir e dar voz aos jovens investigadores em Portugal, no âmbito da formação avançada integrada nos referidos centros – o VI ENJIE. O Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação – ENJIE – é uma iniciativa do Conselho de Centros de Investigação em Ciências e Políticas da Educação, um grupo constituído por Unidades de Investigação e Desenvolvimento (UID) na área da Educação, cujos objetivos são: i) afirmar o valor da investigação na área das Ciências da Educação nas dimensões social, cultural, económica e política; ii) incrementar a presença das Ciências da Educação e respetivas UID no Sistema Científico e Tecnológico Nacional; iii) organizar espaços conjuntos de debate/divulgação da investigação em diferentes níveis; iv) dar a conhecer o trabalho desenvolvido e potenciar as representações sociais da investigação em Educação; e v) tomar posições conjuntas em torno de documentos de reflexão e de discussão, construindo posições de análise crítica conjuntas. Organizado desde 2010, o ENJIE tem como objetivo a apresentação e discussão públicas de trabalhos em curso realizados por doutorandos e mestrandos na área das Ciências da Educação, provenientes de cursos lecionados por instituições de ensino superior portuguesas, constituindo-se, desta forma, como uma oportunidade para o enriquecimento dos percursos investigativos e formativos individuais dos seus participantes. A edição de 2022 do ENJIE foi da responsabilidade do Centro de Estudos em Educação e Inovação (CI&DEI), uma Unidade de Investigação e Desenvolvimento (UI&D) constituída por três unidades de gestão, nos Politécnicos de Viseu, Leiria e Guarda, em articulação com o Conselho Coordenador de Centros de Investigação em Ciência e Políticas da Educação.