Browsing by Author "Alves, Dina Catarina Duarte"
Now showing 1 - 10 of 11
Results Per Page
Sort Options
- Education in the region of Leiria (from the Middle Ages to the present day)Publication . Alves, Dina Catarina Duarte
- O ensino na região de Leiria (da Idade Média à contemporaneidade)Publication . Alves, Dina Catarina Duarte
- Identidade e património - um percurso por Óbidos MonumentalPublication . Alves, Dina Catarina Duarte
- Investigação, Práticas e Contextos em EducaçãoPublication . Pinto, Hélia Gonçalves; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Abreu, Maria Odília de Jesus Almeida; Alves, Dina Catarina Duarte; Gillain, RomainUm prefácio é sempre um texto preliminar para a leitura de uma obra e, no presente caso, trata-se de uma introdução para a leitura do E-book relativo aos trabalhos apresentados na IX Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE). Em primeiro lugar, congratulo a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria e a equipa organizadora desta edição do IPCE pela realização desta edição. Ao longo de quase uma década, têm contribuído para estimular a interação e partilha de experiências e a divulgação de conhecimentos e práticas em educação. Em segundo lugar, a realização desta conferência em tempo de pandemia revelou-se num ato de coragem, de afirmação e de compromisso com a ação e missão da instituição – participar e colaborar na identificação e discussão de desafios em educação, consubstanciando o relacionamento de proximidade com as comunidades locais, regionais e internacionais e com o meio sociocultural e profissional dos diversos contextos educativos. Em terceiro lugar, a conferência e o presente E-Book têm o selo das três Unidades de Investigação (UI) afetas à Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – o CI&DEI, o CICS.NOVA e o CIEQV, numa afirmação de presença na intervenção e no contributo em práticas e políticas públicas de educação. Por isso, importa agradecer a cada uma pela sua cooperação e congratular pelo seu trajeto, num exercício de responsabilidade social e promoção e valorização coletiva do conhecimento, da inovação e da investigação. Estas três UI foram reconhecidas como as que apresentaram maior crescimento percentual em produtividade científica no Politécnico de Leiria, em 2020. Trata-se de um gesto de reconhecimento público justo de um contributo científico importante e com forte significado e que aconteceu, pela primeira vez, na história da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. Por fim, agradeço aos autores dos textos que se seguem e que partilham, tal como eu, da convicção de que um contexto de ensino e aprendizagem enriquecido pela reflexão e pelo questionamento é transformador e promotor da qualidade e equidade em educação.
- Leiria and the founding of the portuguese nationPublication . Alves, Dina Catarina Duarte
- Leiria no contexto da formação de PortugalPublication . Alves, Dina Catarina Duarte
- V Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em EducaçãoPublication . Pinto, Hélia Gonçalves; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Muñoz, Romain; Alves, Dina Catarina Duarte; Abreu, MariaA V Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE), promovida pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (ESECS-IPL), decorreu nos dias 5, 6 e 7 de maio de 2016, na ESECS-IPL. Teve como objetivo proporcionar a interação e a partilha de experiências e conhecimentos entre profissionais de diversas áreas ligadas à Educação e com interesses multidisciplinares, contribuindo e estimulando a investigação e a prática em Educação. O programa incluiu 2 sessões plenárias, proferidas por investigadores internacionais, 2 painéis, 2 workshops, 50 artigos, 35 relatos e 8 posters, selecionados a partir de um processo anónimo de revisão entre pares, assegurado pelos 30 elementos da comissão científica. Neste documento, apresentam-se os textos remetidos pelos autores das sessões plenárias, dos painéis, dos artigos, dos relatos e dos posters. Estes textos integram temas inter e transdisciplinares e incidem sobre problemáticas atuais no âmbito da educação em contextos de infância, adolescência e idade adulta e sobre a formação em contexto de trabalho, entre outros. Organizado em cinco secções (conferências, painéis, artigos, relatos e posters), este livro de atas inclui na primeira secção, o texto das 2 conferências proferidas: i) “El movimiento, un fármaco que puede dar sentido a la vida de un niño”, da autoria de Víctor Arufe Giráldez da Universidade da Coruña (España) e ii) “Intérpretes- -tradutores de Macau e Funcionamento de Administração e Função Pública”, da autoria de Choi Wai Hao do Instituto Politécnico de Macau (China). Na segunda secção aparece o texto de 1 dos 2 painéis apresentados, intitulado “Variables educativas para el empleo de la radio en el 2º ciclo de Educación Infantil” da autoria de Irene Melgarejo-Moreno e María M. Rodríguez-Rosell da Universidad Católica de Murcia (España), relativo a um projeto europeu, e os artigos, relatos e posters surgem nas secções seguintes. Estes trabalhos versam temas como a aprendizagem e a avaliação em contextos educativos; o desenvolvimento comunitário ou revelam experiências de ensino e aprendizagem na Educação de Infância, no Ensino Básico e no Ensino Secundário ou experiências na formação de professores. Outros textos inserem-se especificamente na Didática das Línguas Estrangeiras e na utilização das Novas Tecnologias em contextos educativos.
- VI Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em EducaçãoPublication . Alves, Dina Catarina Duarte; Pinto, Hélia Gonçalves; Dias, Isabel Simões; Abreu, Maria; Muñoz, Romain GillainA VI Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE), promovida pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (ESECS-IPL), decorreu nos dias 19 e 20 de maio de 2017, na ESECS-IPL. Teve como objetivo proporcionar a interação e a partilha de experiências e conhecimentos entre profissionais de diversas áreas ligadas à Educação e com interesses multidisciplinares, contribuindo e estimulando a investigação e a prática em Educação. O programa incluiu 2 sessões plenárias, proferidas por investigadores internacionais, 2 mesas redondas, 69 artigos, 23 relatos e 6 posters, selecionados a partir de um processo anónimo de revisão entre pares, assegurado pelos 34 elementos da Comissão Científica. Neste documento, apresentam-se os textos remetidos pelos autores das sessões plenárias, dos artigos, dos relatos e dos posters. Estes textos integram temas inter e transdisciplinares e incidem sobre problemáticas atuais no âmbito da educação em contextos de infância, adolescência e idade adulta e sobre a formação em contexto de trabalho, entre outros. Organizado em quatro secções (conferências, artigos, relatos e posters), este livro de atas inclui na primeira secção, o texto de uma das conferências proferidas: “La historieta como herramienta didáctica en la enseñanza de adultos”, da autoria de María Del Mar Díaz González da Universidad de Oviedo (Espanha). Os artigos, relatos e posters surgem nas secções seguintes. Estes trabalhos versam temas como a aprendizagem e a avaliação em contextos educativos; o desenvolvimento comunitário ou revelam experiências de ensino e aprendizagem na Educação de Infância, no Ensino Básico e no Ensino Secundário ou experiências na formação de professores. Outros textos inserem-se especificamente na Didática das Línguas Estrangeiras e na utilização das Novas Tecnologias em contextos educativos.
- VII Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em EducaçãoPublication . Alves, Dina Catarina Duarte; Pinto, Hélia Gonçalves; Dias, Isabel Simões; Abreu, Maria; Muñoz, Romain GillainA VII Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE), promovida pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (ESECS-IPL), decorreu nos dias 4 e 5 de maio de 2018, na ESECS-IPL. Teve como objetivo proporcionar a interação e a partilha de experiências e conhecimentos entre profissionais de diversas áreas ligadas à Educação e com interesses multidisciplinares, contribuindo e estimulando a investigação e a prática em Educação. O programa incluiu 2 sessões plenárias, proferidas por investigadores nacionais e internacionais, 2 mesas redondas, 25 artigos, 28 relatos e 18 posters, selecionados a partir de um processo anónimo de revisão entre pares, assegurado pelos 34 elementos da Comissão Científica. Neste documento, apresentam-se os textos remetidos pelos autores das sessões plenárias, dos artigos, dos relatos e dos posters. Estes textos integram temas inter e transdisciplinares e incidem sobre problemáticas atuais no âmbito da educação em contextos de infância, adolescência e idade adulta e sobre a formação em contexto de trabalho, entre outros. Organizado em quatro secções (conferências, artigos, relatos e posters), este livro de atas inclui na primeira secção, os textos das conferências proferidas: “Evaluating teacher competences: whose role is it?”, da autoria de Douglas Angus (Project Manager for LFEE Edinburgh and Online Tutor with SCHOLAR Unit, Heriot Watt University, Edinburgh - Escócia) e “O currículo e o ensino da história no ensino secundário. Uma abordagem das reformas curriculares na evolução do regime democrático”, da autoria de António Valério Maduro (ISMAI, CEDTUR/CETRAD - Portugal). Os artigos, relatos e posters surgem nas secções seguintes. Estes trabalhos versam temas como a aprendizagem e a avaliação em contextos educativos; o desenvolvimento comunitário ou revelam experiências de ensino e aprendizagem na Educação de Infância, no Ensino Básico e no Ensino Secundário ou experiências na formação de professores. Outros textos inserem-se especificamente na(s) Didática(s) e na utilização das Novas Tecnologias em contextos educativos.
- VIII Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em EducaçãoPublication . Alves, Dina Catarina Duarte; Pinto, Hélia Gonçalves; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Gillain, Romain; Abreu, MariaA VIII Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE), promovida pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria (ESECS-PL), decorreu nos dias 3 e 4 de maio de 2019, na ESECS-PL. Teve como objetivo proporcionar a interação e a partilha de experiências e conhecimentos entre profissionais de diversas áreas ligadas à Educação e com interesses multidisciplinares, contribuindo e estimulando a investigação e a prática em Educação. O programa incluiu 3 sessões plenárias, proferidas por investigadores nacionais e internacionais, 2 simpósios, 55 artigos, 45 relatos e 13 posters, selecionados a partir de um processo anónimo de revisão entre pares, assegurado pelos 46 elementos da Comissão Científica. Neste documento, apresentam-se os textos remetidos pelos autores dos artigos, dos relatos e dos posters. Estes textos integram temas inter e transdisciplinares e incidem sobre problemáticas atuais no âmbito da educação em contextos de infância, adolescência e idade adulta e sobre a formação em contexto de trabalho, entre outros. Organizado em três secções, este livro de atas inclui na primeira secção os artigos, na segunda os relatos e, na terceira, os posters. Estes trabalhos versam temas como a aprendizagem e a avaliação em contextos educativos; o desenvolvimento comunitário ou revelam experiências de ensino e aprendizagem na Educação de Infância, no Ensino Básico e no Ensino Secundário ou experiências na formação de professores. Outros textos inserem-se especificamente na(s) Didática(s) e na utilização das Novas Tecnologias em contextos educativos.