ESTM - Mestrado em Turismo e Ambiente
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Browsing ESTM - Mestrado em Turismo e Ambiente by advisor "Dias, Francisco Teixeira Pinto"
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- Estratégia turística em áreas protegidas caso de estudo - ilha da berlengaPublication . Salvador, Manuel Quinta Martins; Leandro, Sérgio Miguel Franco Martins; Dias, Francisco Teixeira PintoA razão principal e o que motivou a escolha do tema para esta dissertação de mestrado assentou no interesse pessoal e intrínseco que, desde há muito tempo, temos vindo a sentir pela problemática do turismo e do património natural como fenómenos potenciadores de desenvolvimento do país, regiões e concelhos. Os benefícios económicos prestados pelas áreas protegidas são um fator importantíssimo para garantir que estes sejam devidamente considerados na política e na tomada de decisões. Há relativamente poucos estudos que fornecem uma visão abrangente dos benefícios económicos proporcionados pelas áreas protegidas portuguesas. Desta forma e após uma observação de anos da área protegida da Ilha da Berlenga colocou-nos interrogações relativas à inexistência de uma estratégia de desenvolvimento ancorado em práticas de atividades turísticas, lado a lado com a sua riqueza patrimonial levou-nos a estudar se a sua compatibilidade estará em consonância com a estratégia desenvolvida até aos dias de hoje. Determinaram-se metodologias de estudo e fatores estratégicos tendo em conta as características do local escolhido e as diretrizes definitas a nível nacional para a sua proteção. No entanto a oferta turística do local em estudo leva-nos a crer que o mesmo deixou de ser um produto de turismo de natureza, para se enquadrar num produto de turismo de sol e mar, não sendo este tipo de enquadramento que é definido pela procura turística. Tendo em conta a crescente oferta e procura pelos serviços empresariais e a sua atuação em ecossistemas sensíveis, requerem uma abordagem particularmente cuidada, uma vez que maioria das empresas deverá ter em conta os princípios e objetivos principais do conceito de Turismo de Natureza, para assim contribuírem para a conservação dos valores naturais, e ajudarem a desenvolverem comportamentos que se centram na preservação e na consciência ambiental. Neste sentido, esta análise baseia-se na revisão de literatura sobre o tema, incluindo instrumentos de apreciação do desempenho ambiental e nos dados obtidos através de um questionário cuidadosamente elaborado e executado aos visitantes e excursionistas que se dirigiram ao local.Argumenta-se nesta tese que a prossecução da sustentabilidade do turismo é um processo contínuo, que requer a constante monitorização de impactes e a atempada introdução das medidas necessárias em termos preventivos e/ou corretivos. O destino deve oferecer uma experiência turística de qualidade, de modo a satisfazer os turistas, contribuindo para a repetição da visita e a recomendação do destino e, paralelamente, deve estimular a adoção de práticas mais sustentáveis e influenciar o comportamento dos turistas, tendo em vista a proteção do ambiente e a preservação da identidade cultural da comunidade local.
- A incorporação sociocultural como Fator Intensificador da Experiência Turística – o caso do Mercado Medieval de ÓbidosPublication . Ribeiro, Ricardo José Pedras Rodrigues; Almeida, António Sérgio Araújo de; Dias, Francisco Teixeira PintoA Gestão da Experiência Turística Global dos Destinos tem vindo a assumir-se nas Ciências do Turismo como uma base incontornável no âmbito da atratividade e consequentemente da própria Imagem Turística. O diagnóstico e compreensão dos mecanismos culturais, sociais, económicos e espaciais que influenciam o processo de intensificação da Experiência Turística é uma matéria em aberto, fazendo jus ao imenso campo de estudo que define a intangibilidade como elemento diferenciador da oferta turística de outros tipos de produtos. Mercê do seu percurso nos últimos anos, o Mercado Medieval de Óbidos (MMO) surgiu-nos como um estudo de caso, suscetível de evidenciar num curto espaço temporal e numa área territorial totalmente definida, Fatores Intensificadores da Experiência Turística, cuja estratificação estará ainda numa fase embrionária. Com recurso a uma metodologia quantitativa e qualitativa, o presente estudo evidenciou a Incorporação sociocultural por parte do Turista ou Visitante como uma ferramenta de apropriação e integração na realidade local, perspetivando-a como Fator Intensificador da Experiência Turística no MMO.
- Planeamento turístico sustentável, uma abordagem estratégica do modelo de turismo de base comunitária – O caso de Ferrel, PortugalPublication . Hermínio, Ana Raquel Saraiva; Almeida, António Sérgio Araújo de; Dias, Francisco Teixeira PintoA presente dissertação dá sequência a estudos anteriores no âmbito da comunidade de Ferrel (Peniche, Portugal), sendo que, enquanto zona costeira e destino turístico, foi identificada, no decorrer dos estudos, a necessidade de planeamento turístico e requalificação local assente em atributos diversificadores da oferta turística. Pretende-se apresentar um plano turístico para Ferrel, tendo sido realizados um inquérito por questionário à comunidade, entrevistas aos órgãos de poder local e consultada bibliografia relevante para o estudo. Com base neste estudo empírico conclui-se que a comunidade de Ferrel perceciona a necessidade de planeamento turístico para o local e está predisposta ao envolvimento turístico através da implementação de práticas associadas ao turismo de base comunitária assentes em atributos como a identidade e cultura locais.
- Proposta de reformulação do ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de TurismoPublication . Dinis, Beatriz Lavos; Dias, Francisco Teixeira PintoCom a “Cultural Turn”, a cultura passou a ser parte integrante na satisfação das necessidades básicas dos indivíduos e não um luxo a que apenas certas pessoas tinham acesso. É neste contexto que os gestores de destinos turísticos começam a apostar na cultura nas suas estratégias de promoção e diversificação da oferta. O turismo cultural tem crescido bastante nos últimos anos, sendo considerada uma das tipologias de turismo com maior potencial para a criação de oferta turística de um destino. No entanto, devido à grande diversidade de motivações dos turistas, torna-se difícil criar um único produto que satisfaça todos os turistas culturais. É neste sentido que surgem várias tipologias específicas dentro do turismo cultural, que têm vindo a ganhar grande importância quando se trata de desenvolver a oferta de um destino, como é o caso do cineturismo. O turismo e o cinema são duas atividades que sempre estiveram ligadas, mas só recentemente é que os gestores dos destinos turísticos começaram a apostar no cineturismo no desenvolvimento da sua oferta. Percebendo o potencial da sétima arte, surge a organização de festivais culturais, em particular, de festivais de cinema. No entanto, apesar de se reconhecer a importância deste tipo de evento no desenvolvimento dos territórios, ainda não existe uma grande ligação entre os festivais e o turismo. Nos últimos tempos, nota-se um maior conhecimento da área e esforço em unir a organização destes festivais à indústria do turismo. Exemplo disso é a rede CIFFT que conta com 17 festivais de cinema de turismo, nomeadamente o ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo, fundado em 2008, em Portugal. É neste contexto que surge este projeto, cujo principal objetivo é desenvolver uma proposta de consolidação do ART&TUR, que após sofrer uma grande transição em 2018, apresenta um grande potencial de desenvolvimento e que, no futuro, poderá tornar-se um excelente instrumento de apoio à marca Centro de Portugal. Conclui-se que apesar de o Festival ART&TUR apresentar várias forças e fraquezas, existe espaço para as consolidar e solucionar e a proposta apresentada trabalha sobre essa questão. As iniciativas e ações propostas são não só uma forma de melhorar o evento, mas também de criar uma maior ligação entre o cinema e o turismo.
- A regeneração do património olivícola em Portugal com suporte no Turismo CriativoPublication . Soares, Inês Costa; Dias, Francisco Teixeira PintoO património olivícola é um elemento nuclear das civilizações do Mediterrâneo, possuindo um elevado valor natural, cultural e social. No entanto, nas últimas décadas, a produção intensiva e super-intensiva de azeite retirou viabilidade económica às formas tradicionais de produção, alterando todo o sector olivícola e pondo em risco de desaparecimento um valioso património cultural tangível e intangível. Neste contexto, o turismo emerge como um meio de valorização do património olivícola, e como importante fator de desenvolvimento regional e local, mantendo assim vivo este património. As novas abordagens de turismo criativo acrescentam valor ao património endógeno e permitem a inovação dos produtos turísticos em destinos de baixa densidade, proporcionando uma gestão eficaz dos seus recursos. No entanto, tanto quanto sabemos, poucos são os estudos focados na regeneração do património olivícola com enfoque no turismo criativo. Deste modo, o presente estudo tem como objetivo aferir as potencialidades do turismo criativo como abordagem dinâmica e regeneradora do património olivícola, com vista à sua salvaguarda e ao desenvolvimento sustentável das regiões rurais portuguesas. Na persecução deste objetivo adotámos uma metodologia de investigação que inclui: (1) um estudo delphi, baseado num painel de 8 peritos nos domínios do turismo criativo e património olivícola. Este estudo permitiu identificar as principais interações entre os dois domínios: o universo olivícola e o universo das experiências criativas; (2) um estudo quantitativo aos consumidores, com vista a aferir a atratividade e a frequência de participação em experiências criativas no âmbito do olivoturismo. Com base nos resultados obtidos, conclui-se que o turismo criativo associado ao património olivícola dará um contributo significativo para a regeneração das regiões rurais e a diminuição dos desequilíbrios regionais. De igual modo, o turismo criativo focado no património olivícola promove um turismo mais sustentável e responsável. Revela-se ainda a existência de uma grande predisposição dos consumidores para a realização de experiências criativas no âmbito do património olivícola.