ESSLei - Mestrado em Enfermagem Comunitária - Área de Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública
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Browsing ESSLei - Mestrado em Enfermagem Comunitária - Área de Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública by advisor "Barros, Teresa Madalena Kraus Brincheiro Hüttel"
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- CAPACITAÇÃO DOS EDUCADORES ESCOLARES RESPONSÁVEIS POR CRIANÇAS COM DIABETES TIPO 1Publication . Silva, Lídia Maria Pinto da; Barros, Teresa Madalena Kraus Brincheiro HüttelIntrodução: O presente relatório tem como objetivo apresentar o trabalho desenvolvido, as competências adquiridas e os resultados obtidos, durante o Estágio do Mestrado em Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública com relatório final. A Diabetes Mellitus é uma doença metabólica crónica que surge como um problema à nível mundial. A doença não afeta apenas as faixas etárias mais velhas, mas também afeta as crianças/ jovens e a sua sobrevivência depende da adequada gestão da sua diabetes. A Escola é um local de inclusão, devendo ser mobilizado os recursos para a gestão de situações intercorrentes da doença. É imprescindível a implementação de programas e estratégias que garantam um ambiente seguro da criança. Objetivo: Capacitar os educadores escolares para a apropriada gestão da diabetes tipo 1, em contexto escolar. Método: O projeto de intervenção teve por base a metodologia do planeamento em saúde, garantindo uma gestão adequada em todo o processo de planeamento, e ainda articulado com o referencial teórico de Enfermagem da Promoção da Saúde de Nola Pender. Procedeu-se a aplicação de um instrumento de recolha de dados aos educadores de criança com diabetes tipo1 antes e após as sessões de educação para a saúde. Foi também realizada uma revisão integrativa da literatura, o que permitiu incorporar e aplicar os novos conhecimentos obtidos, reforçando e suportando, assim, a intervenção numa prática baseada na evidência e utilizando bases de dados como uma ferramenta de procura de conhecimento rápida e fidedigna. Resultados: Verificou-se défice de conhecimento na gestão da diabetes: controle de sintomas, alimentação e regime terapêutico. A intervenção comunitária obteve resultados positivos, aumentando o nível de conhecimentos sobre diabetes, dos educadores escolares. Conclusão: Educar para a saúde é implementar atividades de aprendizagem, promover e desenvolver habilidades, consciencializando as pessoas para fazer escolhas informadas sobre os seus comportamentos de saúde e mudança de atitudes, de forma voluntaria. A educação para saúde é uma estratégia de intervenção eficaz no empoderamento e capacitação das pessoas, grupos ou comunidades. O caminho é longo, muito há ainda por fazer. A mudança tem de acontecer a nível do poder político, com reforço económico e de recursos humanos, ao nível das escolas, e com a devida regulamentação da formação da diabetes.
- Capacitação dos Enfermeiros de Saúde Escolar para o suporte a crianças e jovens com Diabetes Mellitus Tipo 1Publication . Santos, Mafalda Mariana Correia; Barros, Teresa Madalena Kraus Brincheiro HüttelO relatório apresenta-se como um processo de construção de saberes profissionais baseados na autorreflexão e análise, constituindo-se como um caminho para o desenvolvimento das competências do enfermeiro especialista e do enfermeiro especialista em saúde comunitária e de saúde pública. Numa abordagem inicial, no primeiro campo de estágio, procedeu-se à elaboração do diagnóstico de saúde da comunidade, emergindo como área problemática a Diabetes Mellitus. Partindo de uma necessidade já identificada pelo Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral, a inexistência de formação dos enfermeiros de saúde escolar, integrou-se o Projeto DARE+ para colmatar essas necessidades. A Diabetes Mellitus tipo 1 é uma doença metabólica e crónica que pode afetar pessoas de qualquer idade, a mesma desenvolve-se mais em crianças e jovens, tornando-se uma das doenças mais prevalentes em contexto escolar. A permanência da criança e jovem na escola abrange um período alargado do dia, neste sentido as recomendações internacionais orientam para que seja garantida a gestão adequada da doença neste contexto. O Projeto de Intervenção Comunitária, Projeto DARE+, segundo a metodologia do Planeamento em Saúde, teve como objetivo melhorar os conhecimentos dos Enfermeiros de saúde escolar através da formação avançada. Recorreu-se ao referencial teórico de enfermagem Modelo Sistémico de Betty Neuman para a tomada de decisão em enfermagem, que nos conduziu à intervenção comunitária. Desenvolveu-se uma Revisão Integrativa da Literatura com a seguinte questão de investigação: Quais são as intervenções de enfermagem dirigidas a enfermeiros de saúde escolar na área da diabete Mellitus tipo 1? Nas evidências obtidas identificou-se a importância da formação avançada aos respetivos enfermeiros. A avaliação da intervenção realizada teve lugar no segundo campo de estágio, que nos permitiu concluir que a formação reforçou as linhas de defesa dos enfermeiros de saúde escolar criando barreira aos stressores, isto é, à falta de conhecimento. Os resultados apontam para um aumento de conhecimentos médio de 86,6%, demonstrando o impacte positivo na formação deste grupo profissional. É essencial continuar a intervir com os Enfermeiros de saúde escolar com vista à uniformização dos conhecimentos e intervenções adequadas às crianças e jovens com as necessidades identificadas.
- Empoderamento comunitário dos idosos para promoção da literacia sobre a segurança na utilização da medicaçãoPublication . Gaspar, Tânia Oliveira; Barros, Teresa Madalena Kraus Brincheiro Hüttel
- Empoderamento comunitário dos imigrantes no Acesso aos Cuidados de SaúdePublication . Soares, Raquel Pires; Barros, Teresa Madalena Kraus Brincheiro HüttelA continuidade do percurso formativo culminou com a aquisição de competências comuns e especificas na área de especialização de Enfermagem de Saúde Comunitária e Saúde Pública, contribuindo para o desenvolvimento pessoal, académico e profissional. A migração faz parte da experiência humana, sendo reconhecida como uma fonte de prosperidade, inovação e de desenvolvimento sustentável num mundo globalizado. No entanto, este processo afeta os países, as comunidades, os próprios migrantes e suas famílias em formas diferentes e imprevisíveis (ONU, 2018). Para responder à questão de investigação “Quais são os determinantes de saúde que afetam os imigrantes da Índia que residem no concelho da Marinha Grande?”, foi realizada uma revisão integrativa da literatura cujo resultado serviu de base à elaboração do guião das entrevistas semiestruturas que decorreram entre os meses de novembro de dezembro de 2023 e permitiram conhecer as necessidades sentidas pela comunidade imigrante indiana residente no concelho da Marinha Grande. No desenvolvimento das competências específicas do Enfermeiro Especialista de Saúde Comunitária e Saúde Pública, implementou-se o Projeto “Empoderamento Comunitário dos Imigrantes no Acesso aos Cuidados de Saúde: ENGAGE”, recorrendo à metodologia do Planeamento em Saúde, ao Modelo da Diversidade e Universalidade do Cuidados Cultural e ao Modelo de Avaliação, Intervenção e Empoderamento Comunitário. Com a definição do diagnóstico de saúde, foram expressas as prioridades de intervenção quanto à avaliação do empoderamento da comunidade imigrante. Para avaliar o empoderamento comunitário da comunidade imigrante, foi realizado um grupo focal, com a aplicação da Escala de Avaliação do Empoderamento Comunitário para a prioridade falta de conhecimento sobre o acesso aos cuidados de saúde, cuja avaliação demonstrou que os domínios que requerem mais intervenção são a liderança local, as estruturas organizativas, a habilidade para questionar e a gestão de programas. Conclui-se que os objetivos previstos para o estágio foram atingidos e que as intervenções a desenvolver junta da comunidade imigrante em estudo se enquadram nos domínios da liderança local, das estruturas organizativas, da habilidade para questionar e da gestão de programas.
- Empoderamento comunitário para a segurança dos cuidados de saúde de um grupo de idososPublication . Rodrigues, Solange Domingues; Barros, Teresa Madalena Kraus Brincheiro HüttelO Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária e Saúde Pública detém competências específicas que lhe permite um elevado grau de adequação dos cuidados às necessidades de saúde de grupos e comunidades (Regulamento n.º 428/2018, 2018). A segurança dos cuidados de saúde é uma prioridade de Saúde Pública, fundamental para a qualidade dos cuidados de saúde (Direção-Geral da Saúde, 2022). O baixo nível de Literacia em Saúde é um dos principais obstáculos da participação do utente na melhoria da segurança dos cuidados de saúde e no seu processo de saúde/doença (Longtin et al., 2010). Este relatório tem como objetivos realizar uma análise crítico-reflexiva sobre o desenvolvimento das competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária e Saúde Pública, em contexto de Unidade de Saúde Pública e Unidade de Cuidados na Comunidade, ao longo do Estágio de Enfermagem Comunitária e Saúde Pública com relatório final, e descrever, com base na metodologia do Planeamento em Saúde, o projeto de intervenção comunitária “EnvelheSer com Literacia – ELit” desenvolvido. O projeto de intervenção comunitária ELit tem os seguintes objetivos: avaliar e promover a Literacia em Saúde e o empoderamento comunitário para a segurança dos cuidados de saúde numa população-alvo de vinte e cinco idosos de uma freguesia do Centro do País. Recorreu-se ao questionário LitSCuida (Figueiredo, 2018) e como referencial teórico ao Modelo de Avaliação, Intervenção e Empoderamento Comunitário para orientar a tomada de decisão em enfermagem (Melo et al., 2018). Após aplicação do questionário, em outubro de 2022, o diagnóstico de enfermagem priorizado foi: “liderança comunitária comprometida por conhecimento sobre a utilização da medicação não demostrado.” Para aumentar o nível de conhecimentos dos idosos sobre a utilização da medicação foi estruturada e implementada uma intervenção composta por duas sessões de Educação para a Saúde. Para avaliar ao impacto da intervenção, foi realizado um estudo quasi-experimental, com aplicação de pré e pós-testes de avaliação dos conhecimentos. Considerando a reduzida dimensão da população-alvo, e apesar do efeito positivo da intervenção (aumento de 21% das respostas corretas), não é possível concluir quanto ao impacto da intervenção no empoderamento comunitário.
- Relatório de Estágio - Programa de intervenção para promover a Saúde dos EnfermeirosPublication . Martins, Susete Vieira; Barros, Teresa Madalena Kraus Brincheiro HüttelEnquadramento: O stresse é uma resposta do organismo às exigências do dia-a-dia, que desencadeiam, nos indivíduos reações, de fuga ou de adaptação. Os Enfermeiros, pela natureza da sua profissão, experienciam constantemente momentos de stresse, sendo fundamental compreender o que é, como se manifesta e acima de tudo, que estratégias permitem uma gestão eficaz do Stresse Laboral. Com vista a desenvolver competências comuns e especificas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública e após identificação de causas potenciais de stresse numa comunidade constituída por Enfermeiros foi realizado um Projeto de Intervenção Comunitária baseado na metodologia do Planeamento em Saúde, com a designação “Enfermeiros Firmes ↔ Saúde Comunitária”, que permitiu chegar ao diagnóstico de situação dessa comunidade. A partir daqui, e à luz do modelo teórico de Betty Neuman, perspetivaram-se estratégias capazes de empoderar a comunidade, fazendo-a caminhar no sentido de conseguir uma harmonia ou equilíbrio funcional e manter a integridade do seu sistema. Metodologia: Realização, a partir da aplicação de questionários, da avaliação do estado de saúde de uma comunidade com base na metodologia do Planeamento em Saúde, tendo como suporte teórico o Modelo de Sistemas de Betty Neuman. Resultados: Na prática diária de cuidados, 100% da amostra relata, pelo menos uma causa potencial de stresse laboral. Conclusão: Perante os resultados obtidos desenvolveu-se um projeto de intervenção comunitária com vista à promoção de um ambiente saudável no local de trabalho desta comunidade.
- RELATÓRIO DE ESTÁGIO DE NATUREZA PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM DE SAÚDE COMUNITÁRIA E SAÚDE Pública / Apoio aos Cuidadores Informais: prevenção e alívio da subcarga na Alimentação e Gestão de SintomasPublication . Verde, Rui Filipe Marques Vila; Barros, Teresa Madalena Kraus Brincheiro HüttelO presente relatório foi realizado com o objetivo de realizar uma análise crítico-reflexiva do percurso que foi desenvolvido por mim para a obtenção das competências comuns e específicas do enfermeiro mestre e especialista na área de enfermagem de Saúde Comunitária e Saúde Pública em contexto da Unidade de Saúde Pública, do Médio Tejo e da Unidade de Cuidados na Comunidade no concelho de Abrantes. Em termos estruturais este trabalho encontra-se organizado em duas partes, na primeira parte, realizei uma análise crítica e reflexiva dos ensinos clínicos que decorreram ao longo de todo o percurso académico, nos quais adquiri e desenvolvi competências acrescidas do enfermeiro especialista e mestre em Saúde Comunitária e Saúde Públi-ca. A segunda parte realizei uma descrição do Projeto com base na metodologia do Pla-neamento em Saúde, seguindo as etapas, do diagnóstico de situação, da definição de prioridades, o delineamento de objetivos, da escolha das estratégias, da elaboração e execução do projeto e a respetiva avaliação. O projeto de intervenção comunitário designado com o nome de “Apoio ao Cuidador Informal prevenção e alívio das sobre-cargas”. Dos 42 Cuidadores Informais do concelho de Abrantes com estatuto, só 31 Cuidadores Informais consentiram participar no presente estudo tendo idades compre-endidas entre os 34 e os 80 anos. Neste sentido foi realizado uma revisão integrativa da literatura com o objetivo de sustentar a prática com base na evidência. Este projeto foi realizado com principal objetivo de ir de encontro as necessidades apresentadas pela Unidade de Cuidados na Comunidade de Abrantes e Promover o apoio aos cui-dadores informais do concelho de Abrantes, capacitando-os para maior segurança na prestação de cuidados seguros à pessoa dependente. Para o diagnóstico de situação foi sustentado pela teoria de Nola Pender, foi aplicado um questionário inicial aos Cuidadores Informais com caraterização demográfica dos mesmos, com a escala de Help to Care de Dixe et al., escala de Bartel e duas pergun-tas do sentido de Vida de Kraus (2014). Após os resultados dos questionários do presente projeto realizei sessões na área do autocuidado alimentar, gestão de sintomas foi realizado 3 sessões com a participação de 16 cuidadores informais no total das sessões. Realizei um estudo quasi-experimental para avaliar o impacto, aplicado no pré e pós, na Capacidade do cuidador para tomar conta comprometida em 22,6% utilizar estraté-gias caso a pessoa dependente se engasgue após a intervenção nos questionários aplicados 15 dias posteriormente a intervenção obtivemos uma redução 6,4% neste sentido passou para 16,2%. No diagnóstico Capacidade do cuidador para tomar conta comprometida em 16,1% Atuar perante a falta de ar da pessoa dependente após a intervenção nos questionários aplicados 15 dias posteriormente a intervenção obtive uma redução 6,4% neste sentido passou para 9,7% este diagnóstico. Nos questioná-rios aplicados após 15 dias das intervenções, no geral das 4 áreas abordadas aponta-ram para uma melhoria dos conhecimentos nestas áreas nos 16 cuidadores, mas só ter tido metade da amostra leva a que não se possa concluir quanto ao impacto da intervenção no empoderamento comunitário dos 31 cuidadores informais.
- RELATÓRIO DE ESTÁGIO DE NATUREZA PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM DE SAÚDE COMUNITÁRIA E SAÚDE PÚBLICA Apoio ao Cuidador Informal: Prevenção e Alívio da Sobrecarga, na Transferência e Toma da MedicaçãoPublication . Rei, Liliana Canas; Barros, Teresa Madalena Kraus Brincheiro HüttelEste relatório reflete todo o percurso realizado ao longo deste estágio, quanto à forma como as competências foram desenvolvidas e a prossecução dos objetivos foi alcançada. O Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Comunitária e Saúde Pública possui um conjunto de competências comuns e especializadas que lhe permitem desenvolver a sua prática clínica nos domínios da prevenção, promoção e proteção da saúde das pessoas, famílias, grupos e comunidades, com particular atenção para grupos de pessoas em risco e comunidades de vulnerabilidade acrescida. Considerando os cuidadores informais (CI), um grupo de pessoas suscetíveis a situações de grande vulnerabilidade, pois a prestação de cuidados a uma pessoa dependente pode levar os cuidadores informais a enfrentar dificuldades físicas, psicologias e emocionais. Desta forma o projeto de intervenção comunitária “Apoio ao Cuidador Informal: Prevenção e Alívio da Sobrecarga”, visa facilitar a operacionalização do apoio que é devido a estes cuidadores face ao anexo à Lei n.º 100/2019, de 6 de setembro. Baseado na metodologia do planeamento em saúde, teve como principal objetivo: Promover o apoio os cuidadores informais do concelho de Abrantes capacitando-os para uma prestação de cuidados seguros à pessoa dependente. Dos 42 CI reconhecidos pelo estatuto no concelho de Abrantes, apenas 31 consentiram em participar no estudo e com os quais foram realizadas entrevistas semiestruturas, que contemplam a avaliação sociodemográfica do CI, o índice de Barthel, a avaliação das capacidades do CI do projeto Help2Care, a avaliação de sobrecarga de Zarit e 2 questões sobre o sentido de vida, de forma a compreender as necessidades reconhecidas pelos CI. O processo de tomada de decisão foi guiado pelo modelo teórico da Promoção da Saúde de Nola Pender, com a identificação dos comportamentos promotores de saúde (capacitação). Através do método de Hanlon, foram priorizadas as necessidades nas áreas de maior expressão das dificuldades nos autocuidados, Transferir: “Transferir a pessoa dependente de e para as posições necessárias” e Tomar a medicação: “Decidir o que fazer no caso de ocorrer alguma complicação/efeito secundário da medicação”. A seleção das estratégias de intervenção foi sustentada na revisão integrativa da literatura, com vista a uma prática baseada na evidência. Apenas metade da amostra aderiu à intervenção, verificando-se uma ligeira melhoria nos resultados na capacidade de “Transferir a pessoa dependente de e para as posições necessárias” e na capacidade de “Decidir o que fazer no caso de ocorrer alguma complicação/efeito secundário da medicação” e no seu sentido de vida, e que corresponde a um nível mais elevado de sentido de vida.
- Relatório de Estágio: Desenvolvimento de Competências Especializadas em Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde PúblicaPublication . Bento, Joana Filipa Agostinho; Barros, Teresa Madalena Kraus Brincheiro Hüttel