ESSLei - Mestrado em Enfermagem Comunitária - Área de Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública
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- Cuidar Melhor - Promoção do Envelhecimento Ativo e Saudável através da Capacitação dos Auxiliares de Ação DiretaPublication . Moniz, Ana Catarina Cordeiro; Louro, Maria Clarisse Carvalho MartinsO envelhecimento demográfico, as alterações do padrão epidemiológico e na estrutura de comportamentos sociais e familiares da sociedade portuguesa, bem como as ameaças emergentes à saúde das comunidades, determinam novas necessidades em saúde, para as quais, urge organizar respostas adequadas, focalizadas na Promoção da Saúde (OE, 2017). As atividades promotoras de um Envelhecimento Ativo e Saudável surgem assim, como uma prioridade (Canhestro & Basto, 2016). Os Auxiliares de Ação Direta são os cuidadores principais e mais capacitados, tendo um papel fundamental na qualidade de vida dos utentes institucionalizados (Faleiro et al. 2015 & Falcão et al. 2020). O Enfermeiro de Saúde Comunitária e de Saúde Publica é o profissional de referência que se encontra em posição privilegiada para participar no desenvolvimento de programas e projetos de intervenção com vista à capacitação e empoderamento das comunidades na consecução de projetos de saúde coletiva e ao exercício da cidadania (OE, 2017). Definida a questão de partida: Quais as intervenções que promovem a capacitação dos Auxiliares de Ação Direta para a Promoção do Envelhecimento Ativo e Saudável nos Estabelecimentos Residenciais para Pessoas Idosos e da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados do Concelho de Porto de Mós? Foi desenvolvido o projeto “Cuidar Melhor”. Objetivo: Contribuir para a capacitação dos Auxiliares de Ação Direta para a promoção do Envelhecimento Ativo e Saudável da população institucionalizada. Método: Projeto de intervenção comunitária norteado pela metodologia do planeamento em saúde com o recurso ao Modelo de Promoção de Saúde de Nola Pender. Resultados: Foi realizada uma investigação, através da aplicação de questionário, obtendo-se uma amostra populacional de 93 Auxiliares de Ação Direta de quatro instituições do concelho de Porto de Mós. Os resultados foram cruzados com as necessidades sentidas pelas respetivas diretoras técnicas que focaram as áreas com carências de formação: alimentação, comunicação e lidar com a pessoas com demência. Foi priorizado o foco: conhecimento em comunicação comprometido. Realizaram-se intervenções para a comunidade de Auxiliares de Ação Direta do concelho: produção e divulgação de folheto sobre a importância da comunicação, sessão de Educação para a Saúde e criação de grupo no WhatsApp para troca de informações, conhecimentos e experiências. Conclusão: Com a implementação do projeto de intervenção “Cuidar Melhor” contribui-se para o aumento da capacitação dos Auxiliares de Ação Direta para a melhoria da sua prestação de cuidados e na promoção do Envelhecimento Ativo e Saudável dos utentes institucionalizados, em consonância com a Estratégia Nacional para o Envelhecimento Ativo e Saudável 2017- 2025 e cooperando para a operacionalização do atual Plano Nacional de Saúde 2021-2030.
- CAPACITAÇÃO DOS EDUCADORES ESCOLARES RESPONSÁVEIS POR CRIANÇAS COM DIABETES TIPO 1Publication . Silva, Lídia Maria Pinto da; Barros, Teresa Madalena Kraus Brincheiro HüttelIntrodução: O presente relatório tem como objetivo apresentar o trabalho desenvolvido, as competências adquiridas e os resultados obtidos, durante o Estágio do Mestrado em Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública com relatório final. A Diabetes Mellitus é uma doença metabólica crónica que surge como um problema à nível mundial. A doença não afeta apenas as faixas etárias mais velhas, mas também afeta as crianças/ jovens e a sua sobrevivência depende da adequada gestão da sua diabetes. A Escola é um local de inclusão, devendo ser mobilizado os recursos para a gestão de situações intercorrentes da doença. É imprescindível a implementação de programas e estratégias que garantam um ambiente seguro da criança. Objetivo: Capacitar os educadores escolares para a apropriada gestão da diabetes tipo 1, em contexto escolar. Método: O projeto de intervenção teve por base a metodologia do planeamento em saúde, garantindo uma gestão adequada em todo o processo de planeamento, e ainda articulado com o referencial teórico de Enfermagem da Promoção da Saúde de Nola Pender. Procedeu-se a aplicação de um instrumento de recolha de dados aos educadores de criança com diabetes tipo1 antes e após as sessões de educação para a saúde. Foi também realizada uma revisão integrativa da literatura, o que permitiu incorporar e aplicar os novos conhecimentos obtidos, reforçando e suportando, assim, a intervenção numa prática baseada na evidência e utilizando bases de dados como uma ferramenta de procura de conhecimento rápida e fidedigna. Resultados: Verificou-se défice de conhecimento na gestão da diabetes: controle de sintomas, alimentação e regime terapêutico. A intervenção comunitária obteve resultados positivos, aumentando o nível de conhecimentos sobre diabetes, dos educadores escolares. Conclusão: Educar para a saúde é implementar atividades de aprendizagem, promover e desenvolver habilidades, consciencializando as pessoas para fazer escolhas informadas sobre os seus comportamentos de saúde e mudança de atitudes, de forma voluntaria. A educação para saúde é uma estratégia de intervenção eficaz no empoderamento e capacitação das pessoas, grupos ou comunidades. O caminho é longo, muito há ainda por fazer. A mudança tem de acontecer a nível do poder político, com reforço económico e de recursos humanos, ao nível das escolas, e com a devida regulamentação da formação da diabetes.
- Capacitação dos Enfermeiros de Saúde Escolar para o suporte a crianças e jovens com Diabetes Mellitus Tipo 1Publication . Santos, Mafalda Mariana Correia; Barros, Teresa Madalena Kraus Brincheiro HüttelO relatório apresenta-se como um processo de construção de saberes profissionais baseados na autorreflexão e análise, constituindo-se como um caminho para o desenvolvimento das competências do enfermeiro especialista e do enfermeiro especialista em saúde comunitária e de saúde pública. Numa abordagem inicial, no primeiro campo de estágio, procedeu-se à elaboração do diagnóstico de saúde da comunidade, emergindo como área problemática a Diabetes Mellitus. Partindo de uma necessidade já identificada pelo Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral, a inexistência de formação dos enfermeiros de saúde escolar, integrou-se o Projeto DARE+ para colmatar essas necessidades. A Diabetes Mellitus tipo 1 é uma doença metabólica e crónica que pode afetar pessoas de qualquer idade, a mesma desenvolve-se mais em crianças e jovens, tornando-se uma das doenças mais prevalentes em contexto escolar. A permanência da criança e jovem na escola abrange um período alargado do dia, neste sentido as recomendações internacionais orientam para que seja garantida a gestão adequada da doença neste contexto. O Projeto de Intervenção Comunitária, Projeto DARE+, segundo a metodologia do Planeamento em Saúde, teve como objetivo melhorar os conhecimentos dos Enfermeiros de saúde escolar através da formação avançada. Recorreu-se ao referencial teórico de enfermagem Modelo Sistémico de Betty Neuman para a tomada de decisão em enfermagem, que nos conduziu à intervenção comunitária. Desenvolveu-se uma Revisão Integrativa da Literatura com a seguinte questão de investigação: Quais são as intervenções de enfermagem dirigidas a enfermeiros de saúde escolar na área da diabete Mellitus tipo 1? Nas evidências obtidas identificou-se a importância da formação avançada aos respetivos enfermeiros. A avaliação da intervenção realizada teve lugar no segundo campo de estágio, que nos permitiu concluir que a formação reforçou as linhas de defesa dos enfermeiros de saúde escolar criando barreira aos stressores, isto é, à falta de conhecimento. Os resultados apontam para um aumento de conhecimentos médio de 86,6%, demonstrando o impacte positivo na formação deste grupo profissional. É essencial continuar a intervir com os Enfermeiros de saúde escolar com vista à uniformização dos conhecimentos e intervenções adequadas às crianças e jovens com as necessidades identificadas.
- Saber mais, Viver Melhor: Empoderamento dos indivíduos com 65 anos ou mais, sobre a Hipertensão ArterialPublication . Freitas, Sandrina Marina Rodrigues; Louro, Maria Clarisse Carvalho MartinsA Hipertensão Arterial constitui-se um problema de saúde pública, sendo a patologia crónica mais frequente e responsável por uma elevada taxa de mortalidade e morbilidade em Portugal, tornando-se emergente a identificação e a criação de estratégias de intervenção nesta problemática. O enfermeiro, mais concretamente o enfermeiro especialista, tem na génese das suas competências especificas, o papel fulcral na capacitação e empoderamento dos indivíduos, de modo, a que estes adotem hábitos de vida saudáveis, com vista a obterem ganhos em saúde. O presente relatório pretende apresentar o projeto, Saber mais, Viver melhor, que teve como objetivo promover o aumento dos conhecimentos sobre a hipertensão arterial e adoção de comportamentos saudáveis, em indivíduos com idade igual ou superior a 65 anos de idade, da turma do Desporto Sénior, de Almeirim, através de sessões de educação para a saúde. Este projeto de intervenção comunitário desenvolveu-se tendo por base a metodologia do Planeamento em Saúde, em que o Diagnóstico de Enfermagem foi elaborando, segundo o Modelo de Promoção da Saúde (MPS), de Nola Pender. Ao aumentar a literacia dos indivíduos sobre a Hipertensão Arterial, permite um maior controlo da doença e a redução das complicações associadas, pelo que a promoção da saúde e a prevenção da doença deve ser uma intervenção prioritária.
- Projeto de intervenção "Queda off - Capacitação do cuidador formal na prevenção de quedas."Publication . Almeida, Ana Catarina da Costa; Louro, Maria Clarisse Carvalho MartinsO Inverno demográfico é hoje uma realidade portuguesa, conjugado com o aumento da esperança média de vida existe uma área de atuação bastante abrangente para o trabalho do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Comunitária: área de Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública. O trabalho descrito neste relatório serve para a aprendizagem e enraizamento das competências comuns e específicas descritas no colégio da especialidade de Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública colmatando com a pretensão da obtenção do grau de Mestre e Especialista. Para o alicerce das intervenções de Enfermagem seleciono o Modelo de Promoção da saúde de Nola Pender a nível da prevenção e promoção da saúde dos indivíduos. Os focos e diagnósticos dessas intervenções estão de acordo com a Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem e em consonância com a parametrização nacional. Descrevo as competências comuns e específicas em interligação com os Padrões de Qualidade de Enfermagem. Apresento o Planeamento em Saúde do projeto de intervenção “Queda off – Capacitação do cuidador formal na prevenção de quedas”. Para que o trabalho tenha evidência para a prática de cuidados de Enfermagem realizada uma revisão sistemática da literatura. Uma das principais conclusões é que as intervenções a nível da prevenção e promoção da saúde podem ter ganhos em saúde para os indivíduos pertencentes à comunidade alvo, mas indiretamente existem ganhos, devido a ausência de gastos nos cuidados diferenciados promovendo assim uma gestão em saúde mais eficiente. Uma sugestão futura seria a capacitação de infraestruturas similares onde se verificam inconformidades major na aplicação de algumas escalas, com o intuito de apoio, na fase inicial da equipa de Enfermagem, mediante as orientações do PNS e dos programas em execução perspetivando sempre que esta se torne capaz de continuar a sua capacitação no futuro, tornando-a assim empoderada.
- Relatório de Estágio - Programa de intervenção para promover a Saúde dos EnfermeirosPublication . Martins, Susete Vieira; Barros, Teresa Madalena Kraus Brincheiro HüttelEnquadramento: O stresse é uma resposta do organismo às exigências do dia-a-dia, que desencadeiam, nos indivíduos reações, de fuga ou de adaptação. Os Enfermeiros, pela natureza da sua profissão, experienciam constantemente momentos de stresse, sendo fundamental compreender o que é, como se manifesta e acima de tudo, que estratégias permitem uma gestão eficaz do Stresse Laboral. Com vista a desenvolver competências comuns e especificas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública e após identificação de causas potenciais de stresse numa comunidade constituída por Enfermeiros foi realizado um Projeto de Intervenção Comunitária baseado na metodologia do Planeamento em Saúde, com a designação “Enfermeiros Firmes ↔ Saúde Comunitária”, que permitiu chegar ao diagnóstico de situação dessa comunidade. A partir daqui, e à luz do modelo teórico de Betty Neuman, perspetivaram-se estratégias capazes de empoderar a comunidade, fazendo-a caminhar no sentido de conseguir uma harmonia ou equilíbrio funcional e manter a integridade do seu sistema. Metodologia: Realização, a partir da aplicação de questionários, da avaliação do estado de saúde de uma comunidade com base na metodologia do Planeamento em Saúde, tendo como suporte teórico o Modelo de Sistemas de Betty Neuman. Resultados: Na prática diária de cuidados, 100% da amostra relata, pelo menos uma causa potencial de stresse laboral. Conclusão: Perante os resultados obtidos desenvolveu-se um projeto de intervenção comunitária com vista à promoção de um ambiente saudável no local de trabalho desta comunidade.
- Empoderamento comunitário para a segurança dos cuidados de saúde de um grupo de idososPublication . Rodrigues, Solange Domingues; Barros, Teresa Madalena Kraus Brincheiro HüttelO Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária e Saúde Pública detém competências específicas que lhe permite um elevado grau de adequação dos cuidados às necessidades de saúde de grupos e comunidades (Regulamento n.º 428/2018, 2018). A segurança dos cuidados de saúde é uma prioridade de Saúde Pública, fundamental para a qualidade dos cuidados de saúde (Direção-Geral da Saúde, 2022). O baixo nível de Literacia em Saúde é um dos principais obstáculos da participação do utente na melhoria da segurança dos cuidados de saúde e no seu processo de saúde/doença (Longtin et al., 2010). Este relatório tem como objetivos realizar uma análise crítico-reflexiva sobre o desenvolvimento das competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária e Saúde Pública, em contexto de Unidade de Saúde Pública e Unidade de Cuidados na Comunidade, ao longo do Estágio de Enfermagem Comunitária e Saúde Pública com relatório final, e descrever, com base na metodologia do Planeamento em Saúde, o projeto de intervenção comunitária “EnvelheSer com Literacia – ELit” desenvolvido. O projeto de intervenção comunitária ELit tem os seguintes objetivos: avaliar e promover a Literacia em Saúde e o empoderamento comunitário para a segurança dos cuidados de saúde numa população-alvo de vinte e cinco idosos de uma freguesia do Centro do País. Recorreu-se ao questionário LitSCuida (Figueiredo, 2018) e como referencial teórico ao Modelo de Avaliação, Intervenção e Empoderamento Comunitário para orientar a tomada de decisão em enfermagem (Melo et al., 2018). Após aplicação do questionário, em outubro de 2022, o diagnóstico de enfermagem priorizado foi: “liderança comunitária comprometida por conhecimento sobre a utilização da medicação não demostrado.” Para aumentar o nível de conhecimentos dos idosos sobre a utilização da medicação foi estruturada e implementada uma intervenção composta por duas sessões de Educação para a Saúde. Para avaliar ao impacto da intervenção, foi realizado um estudo quasi-experimental, com aplicação de pré e pós-testes de avaliação dos conhecimentos. Considerando a reduzida dimensão da população-alvo, e apesar do efeito positivo da intervenção (aumento de 21% das respostas corretas), não é possível concluir quanto ao impacto da intervenção no empoderamento comunitário.
- Projeto de Intervenção Comunitária “PI.Come”Publication . Rainho, Ana Rita Reis Marques Henriques; Costa, Catarina Inês AfonsoO excesso de peso apresenta-se como um dos principais fatores de risco para a mortalidade e incapacidade, sendo responsável por mais de 10% do total de mortes na Europa. Em 2019, cerca de 29,6% das crianças portuguesas apresentavam excesso de peso e 12% obesidade, sendo considerado um grave problema de saúde pública. Aliada ao excesso de peso, a baixa literacia em saúde dos portugueses, contribui de forma significativa para a não adoção de comportamentos saudáveis que promovam a saúde. Através da elaboração de um diagnóstico de situação, para aferir as reais necessidades da população de uma comunidade da região centro percebeu-se que, localmente, os dados iam ao encontro dos apresentados a nível nacional. Numa perspetiva de responder às necessidades, com base na problemática identificada, nomeadamente, o défice de conhecimentos acerca da alimentação saudável, que se priorizou em primeiro lugar, procedeu-se a uma Scoping Review, identificando-se na evidência obtida, a necessidade de aumento do conhecimento dos pais acerca de alimentação saudável e prevenção da obesidade, através de programas que ainda que sejam de âmbito comunitário, atendam às características de cada família. Tendo como base a metodologia do Planeamento em Saúde e alicerçado no Modelo da Promoção da Saúde de Nola Pender, foi elaborado um Projeto de Intervenção Comunitária de forma a aumentar os conhecimentos dos pais acerca da alimentação infantil. Após a implementação do projeto, os resultados demonstram um aumento dos conhecimentos, passando de 20% dos participantes com bom conhecimento acerca da alimentação infantil, para 50%, traduzindo o impacto positivo do projeto. O desenvolvimento deste Relatório, surge no âmbito do 1º Curso de Mestrado em Enfermagem Comunitária: Área de Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública, e tem como objetivo descrever o processo reflexivo para a aquisição de competências enquanto Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária – Área de Saúde Comunitária e de Saúde Pública.
- Relatório de Estágio: Desenvolvimento de Competências Especializadas em Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde PúblicaPublication . Bento, Joana Filipa Agostinho; Barros, Teresa Madalena Kraus Brincheiro Hüttel
- Capacitar para Cuidar – Projeto de Intervenção Comunitária dirigido a cuidadores informais de uma Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC)Publication . Moreira, Maria Emília Teixeira da Silva; Costa, Catarina Inês AfonsoO envelhecimento demográfico, que marca a atualidade a nível global, tem-se traduzido num aumento progressivo das taxas de doenças crónicas, resultando num número cada vez mais expressivo de pessoas em situação de dependência no autocuidado e paralelamente, faz com que os cuidadores informais sejam um grupo vulnerável. É neste contexto que se apresenta este documento, que segue uma metodologia descritiva, crítica e reflexiva, espelhando todo o caminho percorrido para a aquisição e desenvolvimento de competências em Enfermagem de Saúde Comunitária na área de Saúde Comunitária e de Saúde Pública (EEECSCSP), com foco na capacitação dos cuidadores, através do treino de conhecimentos. Os ensinos clínicos decorreram numa Unidade de Saúde Pública (USP) da Administração Regional do Centro e numa Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) da Região Centro, sob a visão da Teoria de Dorothea E. Orem (2001), recorrendo à metodologia do planeamento, tendo seguido sequencialmente as suas etapas designadamente: diagnóstico da situação, definição das prioridades, delineamento dos objetivos, escolha das estratégias, elaboração e execução do projeto e avaliação, que se traduziu no desempenho e implementação de um Projeto de Intervenção Comunitária dirigido a cuidadores informais, com a designação “Capacitar para Cuidar.” Esta intervenção foi sustentada com a realização de uma revisão integrativa da literatura, com vista a uma prática baseada na evidência. O grande objetivo deste projeto é o de promover a capacitação dos cuidadores informais para a prestação de cuidados com foco na aquisição de conhecimentos através de um projeto de intervenção numa UCC. Foi operacionalizado num grupo de seis cuidadores informais, tendo sido aplicado o Questionário de Avaliação das Capacidades do Cuidador Informal (Dixe, 2021), antes e após a implementação do mesmo. Com a aplicação do projeto os cuidadores informais ficaram mais capacitados em todas as áreas do cuidar, sobressaindo o aumento de competências nas áreas mais problemáticas: Cuidar: Mobilidade passou de um score médio de 1,99±1,07 para 3,15±0,58; Cuidar: Transferências passou de um score médio de 2,10±1,10 para 3,61±0,52; Cuidar: Higiene Sanitária passou de um score médio de 2,17±0,99 para 3,68±0,46; Cuidar: Alimentação passou de um score médio de 2,57±0,85 para 3,62±0,50; Cuidados de higiene e conforto passou de um score médio de 2,88±0,92 para 3,75. Estes resultados reforçam a relevância do EEECSCSP na aposta em ganhos em saúde dirigidos a grupos vulneráveis, nomeadamente os cuidadores informais.
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