Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
13.72 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
O presente relatório foi realizado com o objetivo de realizar uma análise crítico-reflexiva do percurso que foi desenvolvido por mim para a obtenção das competências comuns e específicas do enfermeiro mestre e especialista na área de enfermagem de Saúde Comunitária e Saúde Pública em contexto da Unidade de Saúde Pública, do Médio Tejo e da Unidade de Cuidados na Comunidade no concelho de Abrantes. Em termos estruturais este trabalho encontra-se organizado em duas partes, na primeira parte, realizei uma análise crítica e reflexiva dos ensinos clínicos que decorreram ao longo de todo o percurso académico, nos quais adquiri e desenvolvi competências acrescidas do enfermeiro especialista e mestre em Saúde Comunitária e Saúde Públi-ca.
A segunda parte realizei uma descrição do Projeto com base na metodologia do Pla-neamento em Saúde, seguindo as etapas, do diagnóstico de situação, da definição de prioridades, o delineamento de objetivos, da escolha das estratégias, da elaboração e execução do projeto e a respetiva avaliação. O projeto de intervenção comunitário designado com o nome de “Apoio ao Cuidador Informal prevenção e alívio das sobre-cargas”. Dos 42 Cuidadores Informais do concelho de Abrantes com estatuto, só 31 Cuidadores Informais consentiram participar no presente estudo tendo idades compre-endidas entre os 34 e os 80 anos. Neste sentido foi realizado uma revisão integrativa da literatura com o objetivo de sustentar a prática com base na evidência. Este projeto foi realizado com principal objetivo de ir de encontro as necessidades apresentadas pela Unidade de Cuidados na Comunidade de Abrantes e Promover o apoio aos cui-dadores informais do concelho de Abrantes, capacitando-os para maior segurança na prestação de cuidados seguros à pessoa dependente.
Para o diagnóstico de situação foi sustentado pela teoria de Nola Pender, foi aplicado um questionário inicial aos Cuidadores Informais com caraterização demográfica dos mesmos, com a escala de Help to Care de Dixe et al., escala de Bartel e duas pergun-tas do sentido de Vida de Kraus (2014).
Após os resultados dos questionários do presente projeto realizei sessões na área do autocuidado alimentar, gestão de sintomas foi realizado 3 sessões com a participação de 16 cuidadores informais no total das sessões.
Realizei um estudo quasi-experimental para avaliar o impacto, aplicado no pré e pós, na Capacidade do cuidador para tomar conta comprometida em 22,6% utilizar estraté-gias caso a pessoa dependente se engasgue após a intervenção nos questionários aplicados 15 dias posteriormente a intervenção obtivemos uma redução 6,4% neste sentido passou para 16,2%. No diagnóstico Capacidade do cuidador para tomar conta comprometida em 16,1% Atuar perante a falta de ar da pessoa dependente após a intervenção nos questionários aplicados 15 dias posteriormente a intervenção obtive uma redução 6,4% neste sentido passou para 9,7% este diagnóstico. Nos questioná-rios aplicados após 15 dias das intervenções, no geral das 4 áreas abordadas aponta-ram para uma melhoria dos conhecimentos nestas áreas nos 16 cuidadores, mas só ter tido metade da amostra leva a que não se possa concluir quanto ao impacto da intervenção no empoderamento comunitário dos 31 cuidadores informais.
Description
Keywords
Enfermagem Saúde Comunitária Saúde Pública Cuidadores Informais