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- SorriDAR – Projeto de literacia em saúde oral para os encarregados de educação doEnsino BásicoPublication . Oliveira, Ana Maria Ferreira; Menino, Eva Patrícia da Silva GuilhermeO presente trabalho relata todo o percurso desenvolvido em estágio, nomeadamente a aquisição das competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem Comunitária, na área de Saúde Comunitária e Saúde Pública e a realização do projeto de intervenção comunitária “SorriDAR” incluído na competência específica do planeamento em saúde. O projeto “SorriDAR” seguiu a metodologia do planeamento em saúde de Imperatori e Giraldes (1993), tendo sido crucial a elaboração do diagnóstico de situação de saúde focado na literacia em saúde oral dos encarregados de educação das crianças do Ensino Básico. Teve como referencial teórico o Modelo de Promoção da Saúde de Nola Pender, o modelo de literacia em saúde e a salutogénese. Os objetivos gerais do projeto “SorriDAR” foram caraterizar a literacia em saúde oral dos encarregados de educação de crianças que frequentam o Ensino Básico e avaliar a sua perceção sobre o aumento da literacia A amostra foi constituída por 22 encarregados de educação das crianças do 1.º e 2.º ano do Ensino Básico de um Agrupamento de escolas. Em termos de instrumento de recolha de dados foi usado um questionário. As estratégias de intervenção utilizadas foram 2 sessões de educação para a saúde com duração de 45 minutos com debate de ideias, divulgação de vídeos alusivos à temática e a entrega de um folheto informativo. Através deste estudo concluímos que a maioria dos participantes eram mães (86,4%), portuguesas (72,7%) com uma média de idades de 39,5 anos. Metade dos encarregados de educação era licenciado (54,5%) e a maioria tinha formação na área de saúde oral (72,7%). A totalidade das crianças escova os dentes e a maioria pelo menos duas vezes por dia (77,3%). A maior parte das crianças nunca teve um problema de saúde oral (68,2%) e já foi à consulta com médico dentista ou higienista oral (90,9%). Os encarregados de educação consideraram ter um nível suficiente de literacia em saúde oral (95,5%) e concluíram que o projeto melhorou a sua literacia em saúde oral (90,9%). O trabalho apresenta ainda, um capítulo sobre a prática baseada na evidência que permitiu aprofundar e caraterizar o grupo comunitário que serviu de base para o planeamento em saúde.
- A Enfermagem de Família como Mais-valia na Saúde Familiar para Idosos DependentesPublication . Sacadura, Cecília Maria Reis Pereira de Cabral; Louro, Maria Clarisse Carvalho MartinsIntrodução: O envelhecimento da população tem vindo a sobrecarregar os serviços de saúde, pelo que a realização de tratamentos e o acompanhamento no domicílio por profissionais de enfermagem se torna a opção de excelência para melhorar a qualidade de vida de idosos dependentes. No entanto, devem ser considerados todos os fatores envolventes, surgindo as estratégias de saúde familiar e a enfermagem de família. Objetivo: Identificar as perceções e dificuldades dos enfermeiros na prestação de cuidados em contexto de saúde familiar, durante a realização de visita domiciliária a famílias com idoso dependente. Metodologia: Conduziu-se uma revisão sistemática da literatura em 2 bases de dados: MEDLINE e Cochrane Library. Foram incluídos estudos primários que identificassem características descritas por enfermeiros em visitas domiciliárias a famílias com idosos dependentes. A pesquisa foi restrita a artigos posteriores a 2012, inclusive. Foi recolhida informação relativa à caracterização das suas amostras, as metodologias utilizadas e quais os principais temas e tópicos mais frequentemente abordados pela amostra em estudo. Resultados: Oito artigos cumpriram os critérios de inclusão e foram alvo de análise nesta revisão sistemática, perfazendo um total de 1904 indivíduos em estudo, dos quais cerca de 70 (3,67%) eram profissionais de enfermagem (excluindo a amostra em que estão incluídos estes profissionais, porém não é indicada a sua frequência, (Cabral, Dellaroza, Carvalho, & Zani, 2019)). Incluíram-se estudos com amostras constituídas apenas por idosos, profissionais e utentes, e apenas profissionais de saúde. A maioria dos profissionais de enfermagem eram mulheres (N=53, 75,7%), com idades compreendidas entre os 27 e os 64 anos. Os temas mais frequentemente abordados incluíram dificuldades na transmissão de normas de cuidado; falta de formação em geriatria; visão tecnicista do utente; dificuldades sociais, económicas e estruturais nos domicílios; e falta de interdisciplinaridade no cuidado prestado. Discussão: A enfermagem de família, desenvolvida através de visita domiciliária ao utente idoso dependente, não é ainda suficientemente abordada na literatura. Apesar das dificuldades, os profissionais de enfermagem reconhecem o benefício da visita domiciliária no bem-estar geral dos seus utentes, revelando um sentido de realização profissional pelo seu contributo nestas famílias.
- RELATÓRIO DE ESTÁGIO DE NATUREZA PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM DE SAÚDE COMUNITÁRIA E SAÚDE Pública / Apoio aos Cuidadores Informais: prevenção e alívio da subcarga na Alimentação e Gestão de SintomasPublication . Verde, Rui Filipe Marques Vila; Barros, Teresa Madalena Kraus Brincheiro HüttelO presente relatório foi realizado com o objetivo de realizar uma análise crítico-reflexiva do percurso que foi desenvolvido por mim para a obtenção das competências comuns e específicas do enfermeiro mestre e especialista na área de enfermagem de Saúde Comunitária e Saúde Pública em contexto da Unidade de Saúde Pública, do Médio Tejo e da Unidade de Cuidados na Comunidade no concelho de Abrantes. Em termos estruturais este trabalho encontra-se organizado em duas partes, na primeira parte, realizei uma análise crítica e reflexiva dos ensinos clínicos que decorreram ao longo de todo o percurso académico, nos quais adquiri e desenvolvi competências acrescidas do enfermeiro especialista e mestre em Saúde Comunitária e Saúde Públi-ca. A segunda parte realizei uma descrição do Projeto com base na metodologia do Pla-neamento em Saúde, seguindo as etapas, do diagnóstico de situação, da definição de prioridades, o delineamento de objetivos, da escolha das estratégias, da elaboração e execução do projeto e a respetiva avaliação. O projeto de intervenção comunitário designado com o nome de “Apoio ao Cuidador Informal prevenção e alívio das sobre-cargas”. Dos 42 Cuidadores Informais do concelho de Abrantes com estatuto, só 31 Cuidadores Informais consentiram participar no presente estudo tendo idades compre-endidas entre os 34 e os 80 anos. Neste sentido foi realizado uma revisão integrativa da literatura com o objetivo de sustentar a prática com base na evidência. Este projeto foi realizado com principal objetivo de ir de encontro as necessidades apresentadas pela Unidade de Cuidados na Comunidade de Abrantes e Promover o apoio aos cui-dadores informais do concelho de Abrantes, capacitando-os para maior segurança na prestação de cuidados seguros à pessoa dependente. Para o diagnóstico de situação foi sustentado pela teoria de Nola Pender, foi aplicado um questionário inicial aos Cuidadores Informais com caraterização demográfica dos mesmos, com a escala de Help to Care de Dixe et al., escala de Bartel e duas pergun-tas do sentido de Vida de Kraus (2014). Após os resultados dos questionários do presente projeto realizei sessões na área do autocuidado alimentar, gestão de sintomas foi realizado 3 sessões com a participação de 16 cuidadores informais no total das sessões. Realizei um estudo quasi-experimental para avaliar o impacto, aplicado no pré e pós, na Capacidade do cuidador para tomar conta comprometida em 22,6% utilizar estraté-gias caso a pessoa dependente se engasgue após a intervenção nos questionários aplicados 15 dias posteriormente a intervenção obtivemos uma redução 6,4% neste sentido passou para 16,2%. No diagnóstico Capacidade do cuidador para tomar conta comprometida em 16,1% Atuar perante a falta de ar da pessoa dependente após a intervenção nos questionários aplicados 15 dias posteriormente a intervenção obtive uma redução 6,4% neste sentido passou para 9,7% este diagnóstico. Nos questioná-rios aplicados após 15 dias das intervenções, no geral das 4 áreas abordadas aponta-ram para uma melhoria dos conhecimentos nestas áreas nos 16 cuidadores, mas só ter tido metade da amostra leva a que não se possa concluir quanto ao impacto da intervenção no empoderamento comunitário dos 31 cuidadores informais.
