ESTM - Mestrado em Marketing e Promoção Turística
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESTM - Mestrado em Marketing e Promoção Turística by advisor "Almeida, Nuno Miguel Castanheira"
Now showing 1 - 10 of 27
Results Per Page
Sort Options
- Análisis de la aplicación de tecnologías de la información en campañas de marketing para mejorar el sector hotelero en LisboaaPublication . Arcos Obando, Diana Alexandra; Almeida, Nuno Miguel CastanheiraEl auge del Internet, el incremento del ancho de la banda, el surgimiento de nuevas tecnologías, la amplia generación de contenidos digitales y el efecto de diversas técnicas de promoción publicitaria, son algunos de los hechos sobre los cuales se sustenta los cambios de procesos dinámicos de las sociedades en la nueva era tecnológica, basados en la información y el conocimiento. Siendo así, que todos los sectores están luchando con el rápido cambio de ritmo. El sector hotelero es uno de los principales consumidores de las TIC´s, ya que gracias a ello ha permitido la evolución del sector y ha obligado a hoteles a pensar posicionarse como empresas tecnológicas. El trabajo de investigación presenta el análisis e identificación de los conceptos, uso y la aplicación de las diferentes herramientas tecnológicas de comunicación e información (TIC’s) orientadas hacia el desarrollo y lanzamiento de campañas de marketing y su contribución en el sector hotelero de la ciudad de Lisboa. Se tomó una muestra de 28 hostales de la ciudad de Lisboa. La investigación se inició con una etapa de consulta documental (estudio descriptivo) y bibliográfica acerca de las TIC’s y su aplicación, por medio de artículos y autores claves relacionados con el tema. En la última etapa se estudiaron las aplicaciones de las TIC’s en los hostales de Lisboa, como mejoramiento del marketing, relacionado con la atención, aprovechamiento e importancia para los clientes, por medio de estrategias de gerentes o personal de marketing, todo ello por medio de entrevistas y encuestas. La tecnología ha transformado y seguirá transformando la forma en que las personas busquen y consuman productos y servicios, todo esto gracias a los constantes y nuevos modelos de promoción y campañas de marketing.
- Aplicação de ferramentas de marketing digital nas empresas turísticasPublication . Coelho, Rafael Carreira; Almeida, Nuno Miguel CastanheiraNas últimas décadas, o turismo consolidou-se como uma das atividades que mais tem contribuído para o desenvolvimento de inúmeros países, regiões e cidades. Em Portugal, tornou-se a maior atividade económica exportadora, contribuindo fortemente para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Tais factos, espelham, de forma evidente, a importância que este deteve no desenvolvimento socioeconómico do país, na coesão territorial e na diminuição de assimetrias. Tal como nos anos antecessores, esperava-se que 2020 fosse mais um ano de excelência para o turismo nacional, de alcançar novos recordes e distinções. Porém, em março, com o início do surto pandémico de Covid-19, o cenário alterou-se por completo e rapidamente se tornou num ano dramático, sem precedentes. No entanto, em momentos de crise, também surgem oportunidades e novas formas de as empresas se reinventarem. Esta pandemia, veio acelerar a transformação digital em todos os setores, e o turismo não se revelou uma exceção. Mais do que nunca, os potenciais consumidores turísticos relacionam-se com as agências de viagem e turismo, e com os estabelecimentos hoteleiros através das plataformas digitais. É através deste meio que interagem mutuamente e que partilham informações sobre os produtos e serviços, de forma eficiente e instantânea. O marketing digital assume aqui um papel de destaque, sendo um verdadeiro desafio para as empresas turísticas, no âmbito da gestão dos seus canais de promoção, comunicação e distribuição. Num mercado altamente competitivo como o do turismo, torna-se imperativo para as empresas tentarem diferenciar-se das demais, sendo que o marketing digital pode desempenhar um papel muito importante nesse processo, afirmando-se como uma vantagem competitiva. A presente dissertação é composta por um estudo sobre a aplicação de ferramentas de marketing digital nas empresas turísticas. É imperatório abordar esta temática tão atual, de forma a avaliar e a perceber como o marketing digital e as respetivas ferramentas estão a ser utilizadas neste período pós-pandemia, pautada pela recuperação turística.Como instrumento de recolha de dados, foi utilizado o questionário, sendo que a amostra do estudo é constituída por cerca de 232 inquiridos, representantes de agências de viagem e turismo e estabelecimentos hoteleiros. Através dos resultados provenientes do tratamento dos dados, conclui-se que as ferramentas de marketing digital ainda não assumem um papel de relevo junto da maioria empresas turísticas, especialmente nas de menor dimensão como as microempresas. Dispor de um website próprio ou estar presentes nas rede sociais, é insuficiente quando olhamos para o marketing digital e para as ferramentas associadas como um todo. Verifica-se que no processo de recuperação pós-pandemia, somente uma baixa percentagem de estabelecimentos hoteleiros e agências de viagem e turismo procederam ao seu investimento, embora a promoção turística esteja na ordem do dia.
- Branding de destinos turísticos de cidade: a imagem como determinante para consolidar o posicionamento de LisboaPublication . Paulo, Susana Costa; Almeida, Nuno Miguel CastanheiraDa competitividade entre destinos por serem atrativos turisticamente e da alteração do comportamento de consumo dos visitantes, reconhece-se a necessidade de assumir os destinos turísticos com uma marca a ser gerida numa perspetiva estratégica. Neste sentido o branding, aplicado na criação de uma imagem única e atrativa, é uma ferramenta determinante para identificar um destino e para o diferenciar de outros, pois para ser competitivo o destino tem de ser capaz de, mais do que atrair e satisfazer os seus visitantes, oferecer uma experiência que se distinga de destinos concorrentes. Sendo o posicionamento um desafio para criar e manter um lugar distintivo na mente dos visitantes do destino com base no seu desempenho percebido, este trabalho difere da generalidade dos estudos de posicionamento, que fazem a comparação entre destinos explorando os seus atributos e o seu benefício reconhecido, por centrar-se na imagem dos destinos como determinante para consolidar o seu posicionamento pois, como parte elementar da marca que exerce poder de diferenciação, a imagem oferece ao consumidor razões porque deve escolher este destino em desfavor das alternativas. A escolha de destinos turísticos de cidade prende-se pelo destaque como espaço geográfico assumido nas representações mentais dos indivíduos, bem como porque na indústria do turismo a importância das cidades também como polo de atração turística tem aumentado claramente, tendo já um significativo papel na criação de fluxos turísticos. Como tal, apesar da revisão de artigos e outra bibliografia que permitiu saber mais sobre a temática, a metodologia adotada teve como base a delimitação da amostra a visitantes de Lisboa ao serem medidas perceções e avaliações da procura turística, tendo-se procedido ainda à aplicação de um questionário em três zonas de importância no turismo e identidade de Lisboa. Assim, os dados foram testados com o intuito de verificar os pressupostos do estudo, desenvolvendo-se um modelo de investigação assente na elaboração de hipóteses possíveis de responder à questão de base. Observando-se que a imagem de Lisboa como destino turístico de cidade é percebida positivamente tendo os elementos que permitem a sua criação na mente dos visitantes sido avaliados favoravelmente, apesar da significância da imagem para os destinos turísticos assumida pela literatura e confirmada pelos resultados e embora Lisboa seja uma cidade com um bom posicionamento no conjunto de decisão dos seus visitantes, os resultados revelaram que, afastando-se das convicções iniciais, a imagem tem um impacto marginal no posicionamento do destino turístico de cidade.
- Campo felicidadePublication . Mendonça, Fátima Maria Paulino; Almeida, Nuno Miguel Castanheira; Martins, Rui Alberto de FreitasO presente projeto foi realizado no âmbito do curso de Mestrado em Marketing e Promoção Turística. No decorrer do primeiro ano do referido mestrado, surgiu a ideia de desenvolver um projeto que permita interligar um problema social com uma forma de desenvolver um tipo de turismo diferenciado e que promova a região onde se insere. Foi assim, e com base no que já é realizado nos Estados Unidos, que surgiu a ideia da criação de um campo de férias destinado a crianças e jovens com excesso de peso ou obesidade, apresentando-se como uma hipótese viável na ajuda ao combate à obesidade infantojuvenil e também como um local seguro onde os pais podem deixar estes jovens e crianças nas férias e fins-de-semana com a certeza de que estes vão divertir-se e fazer novas amizades enquanto melhoram os seus conhecimentos e a sua saúde. Com este projeto pretende-se proporcionar mais um local onde as crianças e jovens com obesidade / excesso de peso, assim como os seus pais, possam recorrer para ajudar na luta contra esta situação, uma vez que até as pequenas perdas de peso são uma grande vitória e um grande avanço na melhoria da saúde, assim como uma esperança de que essa criança ou jovem não venha a ser também um adulto obeso. Situado em Peniche, este espaço pretende ajudar a promover a região e diversificar o tipo de turismo que a ela está associado, criando sinergias entre as várias entidades envolvidas nos processos turísticos da região onde se insere. Sendo um projeto dirigido a crianças e jovens, este encontra-se inserido no turismo de juventude, proporcionando novas experiências aos seus participantes, conseguindo com isso e com o trabalho de equipa exigido, que estes consigam superar as suas dúvidas, incertezas e receios e também superar pequenos traumas que possam ter sofrido devido a bullying.Este projeto foi realizado com recurso a uma pesquisa bibliográfica e documental, com posterior análise dos dados recolhidos e criação de um plano de negócios, onde foi possível perceber que este empreendimento poderia trazer bons resultados no sentido do cumprimento dos seus objetivos e também ao nível da sua viabilidade económica.
- Caso de Estudo “Resort Quinta das Margaridas”: A Solidariedade Emocional da População Autóctone de PenichePublication . Patriarca, Maria Margarida Ferreira; Almeida, Nuno Miguel CastanheiraO Resort Quinta das Margaridas será um conjunto turístico localizado na encantadora vila de Serra D'EL Rei, no concelho de Peniche, região de Leiria, Portugal. Com uma localização privilegiada geograficamente, o Resort ofertará aos hóspedes uma experiência única, combinando a beleza natural da paisagem, a rica história e cultura da região, e uma ampla gama de atividades e atrações, tudo a menos de uma hora da capital e do aeroporto. As instalações do Resort serão projetadas para proporcionar conforto, conveniência e entretenimento aos visitantes. O layout cuidadosamente planeado incluirá uma variedade de opções de alojamento, desde quartos acolhedores a bungalows espaçosos, complementados por piscinas, áreas de lazer, restaurantes e espaços para eventos. A estrutura organizacional do Resort Quinta das Margaridas será composta por diversos departamentos, cada um dedicado a garantir a excelência nos serviços a serem ofertados aos hóspedes. Desde a receção calorosa e o atendimento personalizado até à manutenção impecável das instalações, cada detalhe será cuidadosamente gerido para garantir uma estada memorável. O projeto também enfatiza a importância da sustentabilidade e responsabilidade social corporativa, comprometendo-se com práticas ambientalmente conscientes e iniciativas de apoio à comunidade local. Como um destino de eleição no setor hoteleiro, o Resort Quinta das Margaridas destacarse- á pela sua forte marca, serviço de excelência e ambiente acolhedores. Com uma visão clara, valores bem definidos e objetivos estratégicos, o Resort posicionar-se-á para se destacar no mercado e proporcionar experiências inesquecíveis aos seus hóspedes.
- Comparação da ligação à marca e intenção de compra do consumidor face à utilização de anúncios com e sem storytellingPublication . Gomes, Adriana Oliveira; Almeida, Nuno Miguel CastanheiraDesde muito cedo que a sociedade utiliza o método de contar histórias para comunicar. As histórias e a sua capacidade de transportar o público para aquilo que se pretende contar, constituem uma parte central da vida humana e, hoje em dia, da experiência de consumo. Este trabalho investiga a importância e influência que a vertente narrativa possui na comunicação e publicidade das marcas junto dos consumidores, tendo como principal intuito investigar a influência que anúncios com storytelling podem exercer sobre os consumidores relativamente à ligação e perceção da marca e intenção de compra. A ligação à marca e a intenção de compra representam dois pilares estruturais na análise do comportamento do consumidor para grande parte das marcas da atualidade, tornando fundamental perceber se investir num anúncio em vídeo que possua um formato narrativo, ou seja, com storytelling, espelha um impacto diferente, mais ou menos positivo, comparativamente a um anúncio em vídeo que sustente um formato sem storytelling, com base factual. Agrega-se a este estudo uma ferramenta de neuromarketing que permitirá obter conclusões mais próximas da realidade. Esta investigação será conduzida em duas partes, iniciando-se com a visualização de vídeos publicitários já existentes, de marcas reais, na qual as emoções do espectador serão medidas através de EEG. Posteriormente, é requerido ao indivíduo que responda a um questionário sobre o vídeo assistido. Este estudo poderá ser de grande interesse para diferentes marcas, podendo ter um impacto real em marcas que pretendam aplicar o mesmo tipo de investigação internamente.
- O Comportamento do consumidor após a COVID-19Publication . Garção, Catarina Filipa Duarte; Almeida, Nuno Miguel CastanheiraEm dezembro de 2019, aquando do anúncio da existência de um novo vírus na província Chinesa de Wuhan, ninguém fazia prever que, poucos meses depois, uma crise de saúde pública assombrasse o mundo. Este fenómeno veio transformar o quotidiano das sociedades, ao nível mundial, obrigando as pessoas ao isolamento social. Ao nível económico, os impactos negativos foram enormes, face ao encerramento em massa de várias indústrias por todo o mundo, destacando-se entre elas, a indústria do turismo. Com as fronteiras encerradas e a proibição de circulação imposta pela maioria dos países, viajar passou a ser algo inalcançável, mas também algo indesejado. Apesar da recuperação atual ao nível da saúde, o impacto deste fenômeno nas populações, enquanto consumidoras de turismo, foi gigantesco, e como tal, compreendê-lo é, sem dúvida, a chave para o desenvolvimento de novas estratégias de desenvolvimento no setor. Estudar o turista enquanto ser humano nunca foi tão importante, sendo fundamental a integração de outras áreas que, até então, não tinham sido consideradas no estudo do comportamento do consumidor. Dada a complexidade do consumidor de turismo, enquanto ser humano, estudar a influência dos fatores sociais no seu comportamento já não é suficiente, sendo a análise dos fatores biológicos uma visão fundamental. Desta forma, através deste documento foram levantadas novas perspetivas sobre o estudo do comportamento do consumidor, unindo as ciências sociais e as ciências naturais, através da psicologia evolucionista. Face aos dados recolhidos, através de um questionário online, ficou claro o contributo que a união destas duas ciências tem para a análise e compreensão do comportamento do consumidor.
- Contributo dos eventos enogastronómicos para a atratividade turística do destino – estudo de caso do alentejo, na perspetiva dos organizadorePublication . Almeida, Tânia Sofia Bragado; Almeida, Nuno Miguel CastanheiraFace à globalização da atividade turística, os destinos enfrentam o desafio de sobressair num mercado cada vez mais sobrecarregado. Para responder a este desafio, a diferenciação cultural, através da herança patrimonial, assume uma importância crescente. Para tal tem contribuído a inscrição na lista de Património da Humanidade da UNESCO, no âmbito da salvaguarda e preservação do património material e intangível, a qual confere aos destinos visibilidade internacional. O crescente interesse pela gastronomia e vinhos, pelas atividades com eles relacionadas, enquanto atividades culturais e criativas, nas quais se incluem os eventos, associado ao contributo destes para o desenvolvimento económico das zonas rurais, são temas que contextualizam o contributo dos eventos enogastronómicos para a construção da imagem e da marca dos destinos. À luz do contributo do turismo criativo para a dinamização das comunidades rurais, os eventos enogastronómicos inserem-se num quadro de vivência de autenticidade e partilha de saberes e tradições, que permitem associar os produtos agroalimentares aos seus locais de origem, conferindo maior visibilidade a essas comunidades. No Alentejo, uma região essencialmente rural, no sul de Portugal, vários municípios procuram contribuir para a dinamização económica do concelho e ganhar notoriedade através da realização de eventos enogastronómicos. Neste contexto, a promoção dos eventos enogastronómicos desempenha um papel importante, não só na promoção do evento e do concelho onde se insere, mas também como contributo para a atratividade do Alentejo, enquanto destino enogastronómico. Neste estudo exploratório, pretendeu-se estudar vários eventos, de modo a melhor descrever o cenário da promoção dos eventos enogastronómicos no destino Alentejo. Através deste estudo de caso, que inclui 31 eventos enogastronómicos, pretende-se aumentar o conhecimento de como é feita a promoção desses eventos, e saber qual é o contributo dos mesmos para a atratividade turística do destino, na perspetiva dos seus organizadores. Para complementar a perspetiva dos organizadores, realizaram-se entrevistas a profissionais da atividade turística no Alentejo e analisaram-se os conteúdos dos cartazes promocionais dos eventos.
- Digital transformation and evolution during the global lockdown due to COVID-19 in 2020Publication . Catarino, Axelle-Charlène Fernandes da Ponte; Almeida, Nuno Miguel CastanheiraThe world is going through its fourth industrial revolution where technology is constantly evolving. As a result, a dynamic environment has prevailed resulting in greater interaction with an increasingly segmented audience. Such an audience plays an increasingly important role in the management of networks and social capital formation in a logic of networked individualism. In these exceptional, surprising and historical times where a public health emergency forced everyone to stay at home, this study considers the impact of current pandemic and lockdown period on social media and consumer behavior. More specifically, this study considers the extent to which, if any, consumer behavior has changed in the face of the unknown, the uncertainty and fragility of the future and the challenges facing the unpredictable external environment during the COVID-19 lockdown. This research focuses on what people have thought and felt, both individually and collectively, of the role and value of social media during this public health crises and offers reflections on the influence of the pandemic on propelling social media developments forward. This will extend our understanding of tourist behavior by exploring to the fears and doubt that tourists may have experienced during quarantine and the perceived impact of the global pandemic on the future of the tourism industry. In terms of digital changed and transformation during lockdown, this study offers key lessons regarding the role of social networks and assesses consumer behavior reactions to the quarantine imposed by the WHO (World Health Organization) from March 11th 2020, until May 3rd 2020 (in Portugal). Following general isolation as a global response to the pandemic, this research considers the perceived thoughts and feelings of individuals by assessing changes in consumer behavior and interactions with new online revolutions, trends and evolutions specifically in the context of social media platforms and influencers. In so doing, this study reveals how consumers responded to the pandemic, identified opportunities and developed new coping and creating tools.
- Estágio na divisão de desenvolvimento territorial da Câmara Municipal da LourinhãPublication . Bernardino, Mariana Santos; Almeida, Nuno Miguel Castanheirapresente relatório tem como objetivo apresentar o Estágio Curricular desenvolvido na Câmara Municipal da Lourinhã, no período compreendido entre 8 de setembro de 2021 e 23 de agosto de 2022, com a finalidade de se obter o grau de Mestre em Marketing e Promoção Turística pela Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar. Durante as 1640 horas de estágio foram executadas diversas tarefas, principalmente relacionadas com a gestão das redes sociais VisitLourinha.ig e com a organização dos eventos desenvolvidos pelo município, tais como as Quinzenas Gastronómicas e a Animação de Natal, mais à frente, no relatório, descritas em pormenor. Seguindo uma linha condutora lógica o relatório é composto, em termos estruturais, por oito capítulos, onde, inicialmente, será feita a contextualização do relatório, através da introdução, onde serão explicados os principais objetivos do estágio e o âmbito em que este se encontra inserido. De seguida será apresentada a revisão de literatura, desenvolvendo uma análise resumida da área de conhecimento em questão, mencionando tópicos como Turismo e Marketing. Posteriormente é feita uma contextualização histórica e geográfica do Concelho da Lourinhã, de modo a dá-lo a conhecer, juntamente com a sua oferta turística. Segue-se a caracterização da entidade de acolhimento, onde será detalhada a sua composição hierárquica e social e subsequentemente a sua repartição em divisões. Esta contextualização é seguida pela descrição do estágio, incluindo os seus objetivos, o local onde este se desenvolveu e as tarefas que foram realizadas durante o mesmo. Mais tarde, é feita uma análise crítica em conjunto com as propostas de melhoria a aplicar em futuros estágios na Câmara Municipal da Lourinhã. Posteriormente, serão propostos temas a serem desenvolvidos por futuros estagiários. Por fim, será apresentada a conclusão, onde será feita a consolidação das considerações finais e um balanço geral da experiência de estágio. Destacam-se como principais objetivos do estágio curricular a aplicação prática de todo o saber teórico adquirido através da formação académica, em especial, durante o decorrer do mestrado, complementando-as por intermédio do contacto com a realidade da área de formação, sendo neste caso em particular a área do Marketing e Promoção Turística; assim como a criação de hábitos de trabalho e sentido de responsabilidade, facilitando o processo de integração profissional. O estágio revelou-se uma oportunidade para enriquecimento pessoal, não só pelo contacto com o mercado de trabalho, como também pela interação com o consumidor final. Destas resultaram o desenvolvimento de novas competências, assim como o aprimoramento das aprendizagens feitas no decorrer do curso. Desta forma, pode-se afirmar que os principais contributos do estágio, sob o ponto de vista do marketing e promoção turística, denotam-se na capacidade de gerir a imagem de marca de um destino, promovendo a sua oferta turística recorrendo principalmente às redes sociais como o Instagram e à imprensa. Para além da gestão promocional da marca, o estágio permitiu entender e explorar as estratégias e os modelos utilizados pela entidade no que toca à sua política de comunicação. Dentro deste aspeto foi também possível perceber que aspetos poderiam ser alvo de alterações, melhorando a estratégia em execução, com base na interpretação do mercado de consumo.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »