ESTM - Mestrado em Gestão e Sustentabilidade no Turismo
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Browsing ESTM - Mestrado em Gestão e Sustentabilidade no Turismo by advisor "Almeida, Anabela Clemente Elias"
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- Accessible Tourism in Russia: Recommendations for a Universal Design, Barrier-free EnvironmentPublication . Amineva, Inna; Almeida, Anabela Clemente Elias; Oliveira, Fernanda Maria FernandesRecently, barrier-free tourism has become increasingly important. The number of people with disabilities around the world is growing. Most of these people want and can travel. But not all countries and cities have a sufficiently adapted environment for comfortable movement. The purposes of this master’s thesis are to research accessible tourism in the cities of the Russian Federation, determine the problems that people with disabilities face in Russia during travel, understand how the lack of an available environment affects the desire to travel. The principles of universal design are also discussed in this work, and special attention is paid to how these principles should be followed in the tourism industry. In addition, define what changes will be the most effective in developing an accessible environment and will be able to lead to an increase in the number of disabled people as participants in tourism. This study is based on semi-structured interviews. The questions for the research have been prepared after an extensive analysis of the current state of the theory. The research was performed among people with disabilities who use wheelchairs or their caregivers. The experiences of twelve participants were evaluated. The analyses of the interviews identified several challenges that the participants were dealing with. These findings provided a clearer understanding of the problems currently being experienced by the study group. They also helped address a number of outstanding research questions. To sum up the findings of this research, the availability of an accessible environment is a crucial factor when choosing a holiday destination for people with disabilities and their caregivers. The developed accessible environment gives people with disabilities a sense of freedom, independence, and makes them equal members of society and motivates them to choose new places to travel. Thus, creating a barrier-free environment might play an important role in attracting new visitors and become a serious competitive advantage among tourism companies.
- O papel das Energias Renováveis na sustentabilidade do Turismo em Espaço Rural: a perceção do consumidorPublication . Dreyer, Rosa Cláudia Paiva da Costa Bento; Almeida, Anabela Clemente Elias; Gomes, Conceição Ilda da SilvaEste estudo propõe-se a investigar as relações entre o uso de Energias Renováveis em Estabelecimentos de Turismo de Espaço Rural e a perceção de sustentabilidade dos turistas, assim como o seu impacto na intenção e no comportamento de compra sustentável dos mesmos. Uma revisão abrangente da literatura é conduzida, de modo a estabelecer o estado da arte sobre os assuntos em estudo, destacando a importância das práticas sustentáveis no setor turístico e a sua correlação com a satisfação e atração de turistas conscientes do meio ambiente, da sociedade e da economia. O estudo empírico foi desenvolvido através de uma abordagem quantitativa, utilizando o inquérito por questionário, estruturado e autoadministrado, como ferramenta. Foram consideradas 261 respostas, que permitiram apurar, através da análise estatística, que existe a necessidade de considerar não apenas as atitudes individuais em relação à sustentabilidade, mas também fatores contextuais e sociodemográficos, ao elaborar estratégias de promoção de produtos e práticas sustentáveis nos Estabelecimentos de Turismo de Espaço Rural. Neste sentido, a utilização de Energias Renováveis está positivamente associada a uma imagem de sustentabilidade no Turismo em espaço Rural; uma imagem de sustentabilidade no Turismo em Espaço Rural influencia positivamente a intenção de compra sustentável por parte dos turistas; e a intenção de compra sustentável por parte dos turistas, influencia positivamente o comportamento de compra sustentável dos mesmo. Não obstante, apesar de existirem correlações positivas estatisticamente significativas entre todas as variáveis em estudo, não existe uma mediação significativa entre elas, sendo apresentada uma proposta de modelo mais adequado aos resultados recolhidos. No final, deixam-se algumas recomendações para o setor de Turismo em Espaço Rural, sobre como melhorar a promoção da sustentabilidade e o uso de Energias Renováveis, de modo a corresponder às expectativas dos turistas atuais e assim promover as vendas.
- Relatório de estágio no Hotel Sana Silver Coast: implementação de visitas de cliente mistério na SANA HotelsPublication . Dinis, João Pedro Nobre; Almeida, Anabela Clemente EliasEste relatório de estágio integra a fase final do Mestrado em Gestão e Sustentabilidade no Turismo, na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar em Peniche, e tem como objetivo a implementação de visitas de cliente mistério na SANA Hotels, tendo como projeto piloto o SANA Silver Coast.O estágio teve a duração de 1 620 (mil seiscentas e vinte) horas, totalizando nove meses, entre dezembro de 2015 e agosto de 2016, no Hotel SANA Silver Coast em Caldas da Rainha. A dinâmica do mercado atual em constante mutação torna-o cada vez mais exigente, obrigando as empresas a acompanhar de forma constante as mudanças rápidas e muitas vezes inesperadas. É neste contexto que o valor da gestão da qualidade se torna essencial para as organizações. O presente relatório mostra a concepção de um projeto real de desenvolvimento e implementação de visitas de cliente mistério levada a cabo por uma organização ligada à hotelaria, tendo como objetivo analisar a sua eficiência. O documento começa por caracterizar a cadeia hoteleira, seguido da caracterização do SANA Silver Coast. No capitulo seguinte é apresentado o enquadramento do estágio, referindo o seu objetivo e principais atividades desenvolvidas. No seguimento, é exposta de forma detalhada a metodologia para a construção dos questionários de análise ao cumprimento dos procedimentos e descreve também a formação técnica ao longo de todo o projeto a que os colaboradores do departamento de F&B foram submetidos. Após recolhida a informação das visitas do cliente mistério, a informação é tratada e apresentada sob a forma de relatórios contendo a interpretação dos resultados. O relatório termina com algumas conclusões críticas sobre o projeto e são elaboradas algumas sugestões para estudos futuros. Este estudo permite perceber se esta ferramenta produz efetivamente uma melhoria no cumprimento dos standards num contexto prático e funciona como um projeto piloto, estando preparado para ser replicado nos restantes hotéis da cadeia.