ESTM - Mestrado em Gestão e Direção Hoteleira
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESTM - Mestrado em Gestão e Direção Hoteleira by advisor "Amorim, Daniela Carina Ramos"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Marketing Digital e a utilização das Redes Sociais na Hotelaria: O Estudo-Caso Curia Palace Hotel, Spa & GolfPublication . Monteiro, José Miguel Duarte; Sousa, Ana Elisa Carreta de; Amorim, Daniela Carina RamosO presente relatório foi realizado no âmbito do estágio desenvolvido para o curso de Mestrado de Gestão e Direção Hoteleira, da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar. O estágio decorreu em vários departamentos da unidade hoteleira Curia Palace Hotel, tais como, a receção, andares, eventos e economato. O estágio teve a duração de 1620 horas, com início a 8 de agosto de 2023 e término 28 de julho de 2024. O respetivo estágio foi útil para integrar todos os conhecimentos que foram retirados ao longo do primeiro ano do mestrado, podendo ser vista como a componente prática do curso, desenvolvendo desta maneira as capacidades na hotelaria. O foco deste trabalho é a apresentar a importância da área do Marketing Digital e da utilização das redes sociais para a promoção e inovação de uma unidade hoteleira. Esta ideia surge pela constatação de o hotel não estar a explorar totalmente as vantagens da utilização da “social media”, surgindo, por isso, essa oportunidade de melhorar esta necessidade previamente detetada. O trabalho utiliza uma metodologia qualitativa, realizada através da observação direta e da experiência in loco obtida durante o período de estágio resultando numa proposta de sugestões de melhoria da presença online do hotel.
- Projeto de transformação de contentores em unidades de alojamentoPublication . Rocha, Francisco José Cabaço Mota; Almeida, Paulo Jorge Santos; Amorim, Daniela Carina RamosO turismo é uma atividade milenar que inicialmente teve origem na necessidade dos povos se deslocarem para fins comerciais e posteriormente com fins de lazer. Com o passar dos tempos, a evolução tecnológica, a melhorias das condições laborais e sociais permitiram às pessoas o acesso massificado ao turismo e esta indústria passou a ser de existência global. O sector do turismo, exceto em alguns momentos de crises mundiais, de uma forma geral tem vindo a crescer a nível nacional, regional e global tornando-se de importância vital para a economia para os países e mundo. Esta importância é verificável na influência que tem nos Produtos Internos Brutos e a nível social pelas pessoas que emprega. Em Portugal, o sector do turismo tem vindo a crescer em todos os indicadores: contribuição para o produto interno bruto; procura; oferta diversificada e de qualidade; empregos e negócios no sector; melhorias das infraestruturas rodoviárias, portuárias e aéreas. A aceitação e reconhecimento da qualidade do sector do turismo em Portugal são comprovados pela atribuição de prémios mundiais nos últimos anos pelas autoridades mundiais do sector. Com estas condições no sector do turismo, com a crescente consciencialização da sociedade para as questões ambientais e de sustentabilidade, parece-me oportuno e com viabilidade o meu projeto de reciclagem de contentores marítimos transformando-os em alojamento turístico, utilizando o máximo possível de produtos recicláveis e auto-suficientes energeticamente e de implantação com impacto mínimo no meio ambiente envolvente.
- Projeto para a projeção de venda de produtos regionais com a perspetiva nómadaPublication . Martins, Luís Miguel Vitorino; Almeida, Paulo Jorge Santos; Amorim, Daniela Carina RamosA ideia de projeto que me proponho apresentar visa desenvolver o conceito da implementação de um negócio de venda dinâmica de produtos com identidade regional na região Oeste. Atualmente existe um leque variado de fenómenos que potencia o ajuntamento de pessoas, assim sendo, a oferta deve acompanhar as tendências da procura Segundo Gândara, Horodyski, Manosso, & Manoel, (2013) existe uma maior oferta de souvenirs em locais com maior fluxo de visitantes sendo que estes estão mais motivados para a compra quando existe uma vivência com o espaço turístico. É minha intenção apresentar uma proposta fundamentada de uma criação de uma empresa de venda de produtos regionais que tenha como característica a mobilidade podendo assim ir ao encontro da procura. Os objetivos são conceber uma empresa de venda de produtos regionais utilizando produtos que tenham uma ligação com a região Oeste, mas apresentem uma dinâmica que permita a aproximação à procura.
