ESTG - Mestrado em Finanças Empresariais
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Browsing ESTG - Mestrado em Finanças Empresariais by advisor "Carreira, Pedro Manuel Rodrigues"
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- A análise digital em Portugal: um estudo empíricoPublication . Francisco, Luís Manuel Ferreira; Silva, Carlos Manuel Gomes da; Carreira, Pedro Manuel RodriguesO grande objetivo da Auditoria consiste em obter evidência apropriada e suficiente que forneça uma segurança elevada, embora não absoluta, de que as demonstrações financeiras estão isentas de fraude ou de erros materiais. Este objetivo exige metodologias específicas de trabalho, como a análise digital, onde predominam métodos que privilegiam análises de risco e que permitem direcionar os recursos humanos e materiais do auditor para as áreas mais críticas. A análise digital pode ser definida como um conjunto de procedimentos assentes no uso da tecnologia (softwares) para detetar erros, anomalias ou outras incorreções em amostras de registos numéricos, tais como duplicações, campos em branco ou indevidamente preenchidos, frequências anormais de números e quebras de sequências e tendências, entre outras, ou nos próprios padrões de comportamento dos números. Visa essencialmente, a deteção de fraude através da combinação da estatística com a informática. Tendo em conta estes propósitos, o objetivo deste trabalho centra-se em tentar aferir o nível de conhecimento e utilização da análise digital enquanto técnica de auditoria, em Portugal. Para conseguir atingir o objetivo proposto, serão analisados os resultados de um questionário, onde se procurará saber, entre outras coisas, que técnicas e que softwares de análise digital são utilizados para efeitos de auditoria às contas das empresas pelas entidades competentes, caso dos Revisores Oficiais de Contas. Os resultados mostram que embora os ROC tenham já um razoável nível de conhecimento e utilização das técnicas mais básicas de análise digital, e respetivos softwares, ainda há um significativo desconhecimento em relação a técnicas mais sofisticadas e potencialmente mais eficazes na deteção de erros materiais ou fraude, como a lei de Benford.
- Análise e Documentação de Processos no Grupo Santos & SmuldersPublication . Alvarez, Diana Vanessa Constante; Simões, Paula Marisa Nunes; Carreira, Pedro Manuel Rodrigues
- A influência do desempenho financeiro no relato de sustentabilidade do mercado de capitais portuguêsPublication . Marques, Dália Pereira; Ferraz, Francisco António Vaz Guedes Delgado; Carreira, Pedro Manuel RodriguesO relato de sustentabilidade das organizações afirma-se como uma importante ferramenta de divulgação de atuação e conduta, sendo relevante aferir as razões que motivam a sua elaboração e difusão. O objetivo desta investigação consiste em analisar a influência do desempenho financeiro no relato de sustentabilidade das empresas cotadas na EuroNext Lisbon, no período compreendido entre os anos 2012 e 2014. A pesquisa iniciou-se com a revisão bibliográfica, a fim de se conhecerem os mais variados estudos no âmbito do relato de sustentabilidade. Posteriormente, foram delineadas as hipóteses de investigação e testadas através do modelo de regressão linear múltipla. A recolha dos dados foi feita através de uma exaustiva análise de conteúdo aos relatórios de sustentabilidade e relatórios de contas de cada empresa em estudo. Para os três anos em análise foi criado um índice de divulgação de informação com base nos indicadores de desempenho económico, ambiental e social do Global Reporting Iniciative (GRI). Os resultados obtidos sugerem um relacionamento de algumas variáveis financeiras das empresas nos seus níveis de relato, nomeadamente que empresas com um maior rácio de endividamento divulgam um menor nível de informação; empresas com um maior resultado líquido divulgam um maior nível de informação e também empresas com um maior rácio price-to-book value divulgam um maior nível de informação. Também há evidência de que a dimensão (medida pelo valor do ativo) e a taxa de rendibilidade (medida pelo ROE) não afetam o índice de divulgação de RSE – Responsabilidade Social Empresarial. Ao longo deste estudo foi também identificado um conjunto diversificado de vantagens em divulgar relatórios de sustentabilidade, permitindo realçar a crescente importância que este tipo de relato tem na organização bem como o seu impacto junto dos seus stakeholders.
- A Qualidade dos Resultados e o Desempenho Financeiro: o caso das PME Portuguesas da Indústria de MoldesPublication . Duarte, Ana Filipa Lopes; Lisboa, Inês Margarida Cadima; Carreira, Pedro Manuel RodriguesEste estudo pretende analisar o impacto da qualidade dos resultados no desempenho financeiro empresarial, utilizando uma amostra de 237 pequenas e médias empresas portuguesas pertencentes à indústria de moldes, durante o período de 2010 a 2018. A qualidade dos resultados é medida em termos de qualidade dos accruals, persistência, previsibilidade, smoothness, pontualidade e conservadorismo dos resultados. O desempenho financeiro empresarial é analisado sob as perspetivas da rendibilidade (ROA – Rendibilidade do Ativo) e da criação de valor (EVA – Economic Value Added). Na análise efetuada, controlam-se os efeitos de algumas variáveis adicionais que podem influenciar o desempenho financeiro, como a dimensão, o endividamento e as oportunidades de crescimento das empresas. Os resultados evidenciam que os gestores devem-se preocupar com a qualidade dos resultados que reportam, no intuito de melhorarem o desempenho financeiro das empresas, mas também que essa influência não é inequívoca. No sentido positivo, a qualidade dos accruals a médio ou longo prazo e a persistência dos resultados parecem contribuir para o aumento do desempenho financeiro das empresas. Em contraste, a qualidade dos accruals no curto prazo e a previsibilidade dos resultados podem contribuir negativamente para o desempenho financeiro. Para além disso, as características de qualidade dos resultados de smoothness, pontualidade e conservadorismo parecem não exercer influência significativa no desempenho financeiro das empresas. Por fim, e de acordo com o esperado, a dimensão das empresas e as oportunidades de crescimento contribuem positivamente para o desempenho financeiro das mesmas, ao invés do endividamento que influencia negativamente o desempenho. Com base nos resultados propõem-se algumas recomendações aos gestores, em particular aos gestores das pequenas e médias empresas portuguesas da indústria de moldes, e aos stakeholders em geral, no sentido da adoção de estratégias de garantia da qualidade dos resultados com potencial de contribuição para a melhoria do desempenho financeiro das respetivas empresas.
- Responsabilidade social empresarial e os stakeholders internos : estudo de casoPublication . Peralta, Mónica Catarina Pavoeiro Silva; Canadas, Natália Maria Prudêncio Rafael; Carreira, Pedro Manuel RodriguesNesta dissertação propomo-nos a estudar a Responsabilidade Social Empresarial em Portugal e qual a percepção que os stakeholders, neste caso os colaboradores, têm sobre a existência da mesma nas empresas, considerando um caso de estudo. A problemática da Responsabilidade Social Empresarial tem vindo a ter uma crescente importância no mundo dos negócios, justificando-se em grande parte pela globalização da economia. Deste modo, para as empresas para além de transparecer uma imagem de solidez financeira, existe cada vez mais a necessidade de demonstrar que cumprem com as suas responsabilidades para com todos os stakeholders, daí o surgimento de um conjunto de normas e a sua consequente implementação. Neste sentido a dissertação foi desenvolvida com o intuito de compreender até que ponto as medidas de responsabilidade social empresarial implementadas pelos administradores das empresas são percecionadas pelos seus colaboradores. Para isso foi desenvolvido um questionário semi-estruturado que inquiriu os colaboradores das empresas Moldegama, SA e Plásticos de Injecção Molding, Lda., quanto à perceção, à integração das práticas de responsabilidade social empresarial das empresas em estudo. Posteriormente os dados foram testados numa escala de responsabilidade social empresarial desenvolvida na literatura internacional, através de um estudo de análise fatorial. Nesta abordagem, foram identificados cinco fatores que explicam grande parte da amostra, que nomeámos de responsabilidade social empresarial para com colaboradores, clientes, governo, sociedade e meio ambiente. Concluímos que os colaboradores têm perceção de grande parte das atividades de responsabilidade social da organização e que são dos stakeholders que têm mais relevância para a mesma, ou seja, sentem-se parte integrante da mesma. Comparando com os resultados de Turker (2008), a ordenação dos fatores foi distinta, apresentandose em primeiro as preocupações com o meio ambiente e a sociedade, seguidos de colaboradores, clientes e governo. Tal disparidade pode justificar-se por questões demográficas, bem como as habilitações literárias, ou mesmo a faixa etária, de cada amostra serem distintas. No que toca ao contributo prático, este trabalho mostra que as empresas podem fazer o uso intencional das suas atividades de responsabilidade social empresarial, incrementando atitudes positivas no plano laboral e por consequência pode resultar na criação de uma estratégia sólida em termos de recursos humanos.