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Abstract(s)
Nesta dissertação propomo-nos a estudar a Responsabilidade Social Empresarial em
Portugal e qual a percepção que os stakeholders, neste caso os colaboradores, têm sobre
a existência da mesma nas empresas, considerando um caso de estudo. A problemática
da Responsabilidade Social Empresarial tem vindo a ter uma crescente importância no
mundo dos negócios, justificando-se em grande parte pela globalização da economia.
Deste modo, para as empresas para além de transparecer uma imagem de solidez
financeira, existe cada vez mais a necessidade de demonstrar que cumprem com as suas
responsabilidades para com todos os stakeholders, daí o surgimento de um conjunto de
normas e a sua consequente implementação.
Neste sentido a dissertação foi desenvolvida com o intuito de compreender até que
ponto as medidas de responsabilidade social empresarial implementadas pelos
administradores das empresas são percecionadas pelos seus colaboradores. Para isso foi
desenvolvido um questionário semi-estruturado que inquiriu os colaboradores das
empresas Moldegama, SA e Plásticos de Injecção Molding, Lda., quanto à perceção, à
integração das práticas de responsabilidade social empresarial das empresas em estudo.
Posteriormente os dados foram testados numa escala de responsabilidade social
empresarial desenvolvida na literatura internacional, através de um estudo de análise
fatorial. Nesta abordagem, foram identificados cinco fatores que explicam grande parte
da amostra, que nomeámos de responsabilidade social empresarial para com
colaboradores, clientes, governo, sociedade e meio ambiente.
Concluímos que os colaboradores têm perceção de grande parte das atividades de
responsabilidade social da organização e que são dos stakeholders que têm mais
relevância para a mesma, ou seja, sentem-se parte integrante da mesma. Comparando
com os resultados de Turker (2008), a ordenação dos fatores foi distinta, apresentandose
em primeiro as preocupações com o meio ambiente e a sociedade, seguidos de
colaboradores, clientes e governo. Tal disparidade pode justificar-se por questões
demográficas, bem como as habilitações literárias, ou mesmo a faixa etária, de cada
amostra serem distintas.
No que toca ao contributo prático, este trabalho mostra que as empresas podem fazer o
uso intencional das suas atividades de responsabilidade social empresarial, incrementando atitudes positivas no plano laboral e por consequência pode resultar na
criação de uma estratégia sólida em termos de recursos humanos.
Description
Keywords
Responsabilidade social empresarial Stakeholders Portugal