ESECS - Mestrado em Intervenção e Animação Artísticas
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESECS - Mestrado em Intervenção e Animação Artísticas by advisor "Cantú, William Afonso"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- INSIGHTS E ESTRATÉGIAS PARA A COMUNICAÇÃO DE PROJETOS DE INTERVENÇÃO ARTÍSTICA: O CASO DE ESTUDO MAIO CRIATIVOPublication . Pedroso, Beatriz Marques; Cantú, William AfonsoEste trabalho de mestrado propõe um projeto de investigação e intervenção no âmbito da Intervenção e Animação Artísticas. O objetivo principal foi criar uma produção de conteúdos de comunicação que promova projetos artísticos, mais especificamente, o Projeto Maio Criativo. O projeto desenvolvido neste trabalho também procura compreender o papel da comunicação digital na estratégia de projetos na área da intervenção artística, bem como refletir sobre estratégias para aumentar a notoriedade de projetos na comunidade. O projeto envolveu a criação de uma produção de comunicação estratégica, aplicado através de posts e stories no Instagram, no perfil do Mestrado em Intervenção e Animação Artísticas da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria. O projeto também analisou o impacto da divulgação de peças de comunicação digitais no caso específico do Maio Criativo. Para a realização deste projeto, foram utilizados métodos de pesquisa como Observação Participante, Matriz SWOT e Matriz PESTEL de forma a informar o desenvolvimento do projeto. A pertinência do projeto aqui apresentado é destacada pela necessidade de estimular novas formas de comunicar no setor cultural bem como compreender o potencial da mesma no caso do Maio Criativo.
- (RE)PENSAR A EDUCAÇÃO ARTÍSTICA A PARTIR DOS ESTUDOS DE TENDÊNCIAS: UM EXERCÍCIO DE COOLHUNTINGPublication . Fernandes, Andreia Filipa Rodrigues; Cantú, William AfonsoO presente relatório de projeto parte da constatação da inadequação das práticas atuais da Edu-cação Artística às necessidades e desafios educativos contemporâneos e futuros. Para resolver esta problemática, encetámos três movimentos distintos: compreender a realidade sociocultural atual, de modo a conhecer as necessidades e desafios educativos; promover um diagnóstico da Educação Artística, identificando os seus principais problemas e fragilidades; e desenvolver soluções para a reformulação da Educação Artística. Para a concretização destes movimentos, propomos um cruzamento metodológico com base nos Estudos de Tendências, que se reveste de enorme relevância e inovação, contribuindo para a afirmação dos Estudos de Tendências no meio científico e para o estímulo desta abordagem em processos de reestruturação e tomada de decisões no âmbito educativo e outros. Estes movimentos correspondem à nossa componente investigativa, que se rege por duas meto-dologias. A primeira é a entrevista, que se promoveu junto dos agentes no terreno da Educação Artística. Os resultados foram analisados através de análise de conteúdo e permitiram efetuar um diagnóstico da Educação Artística articulado, completo e abrangente. A segunda é o coolhunting, que, para além de ter proporcionado a perceção dos aspetos socioculturais que impactam a Educação Artística, alcançou, sobretudo, a criação de conhecimentos e estratégias concretas, inovadoras, impactantes e viáveis para a atualização das práticas de Educação Artísti-ca de acordo com a contemporaneidade. Estes conhecimentos e estratégias foram desenvolvidos com o apoio do Coolhunting Canvas (Cantú & Gomes, 2023), ferramenta metodológica do coolhunting. Os resultados alcançados permitiram confirmar a nossa hipótese de investigação: os Estudos de Tendências podem contribuir para uma melhor adequação das práticas atuais de Educação Artística às necessidades educativas contemporâneas e futuras, através de um conhe-cimento mais aprofundado da realidade sociocultural e do desenvolvimento de conhecimentos estratégicos para com ela lidar. Por fim, a nossa componente de projeto visou a produção de um objeto artístico com função comunicativa, possuindo dois objetivos: a comunicação e divulgação dos conhecimentos e es-tratégias desenvolvidos junto dos agentes no terreno da Educação Artística; e a promoção da valorização, reconhecimento e reflexão sobre o papel da Educação Artística na resposta aos desafios educativos contemporâneos e futuros. A janela temporal fixada impediu o cumprimento do plano de distribuição do objeto artístico antes da escrita do presente relatório; contudo, pro-mover-se-á a avaliação do sucesso deste projeto, em termos de adequação e impacto causado, no futuro.
- VAGOS CULTURAL - A GESTÃO ESTRATÉGICA DAS ARTES E DA CULTURA COMO FERRAMENTA PARA O ENVOLVIMENTO COMUNITÁRIOPublication . Rosa, Artur Miguel Trindade Martins; Cantú, William AfonsoO presente relatório, intitulado de “Vagos Cultural – A Gestão Estratégica das Artes e da Cultura como Ferramenta para o Envolvimento Comunitário”, aborda o desenvolvimento de um projeto cultural no Município de Vagos assim como o envolvimento da comunidade local, através da participação em práticas artísticas. Foi assim necessário identificar quais os contributos da gestão estratégica da cultura e das artes para o desenvolvimento de projetos de intervenção e animação artísticas, através de uma abordagem de investigação ação. No primeiro ciclo, de diagnóstico, foi realizado um evento cultural, que indicou os insights para a conceção e realização do segundo evento e foco deste projeto, programado com um conjunto de atividades e práticas artísticas e culturais, realizadas em diversos locais do centro da Vila de Vagos. Foram assim atingidos os objetivos do projeto, dando a conhecer a qualidade do trabalho cultural e artístico desenvolvido no concelho, potenciando o envolvimento da comunidade local, e relevando a importância da intervenção artístico-cultural nestes projetos culturais.