ESAD.CR - Mestrado em Design Gráfico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESAD.CR - Mestrado em Design Gráfico by advisor "Bártolo, José Manuel Silva"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Design gráfico e produção independente : A influência das convicções sociais e políticasPublication . Henriques, Ana Filipa Brás; Bártolo, José Manuel Silva; Balesteros, Marco Paulo CariasO documento aqui apresentado é o resultado de um projecto de investigação que relaciona a influência das questões sociais e políticas na prática do design gráfico e nos projectos independentes ou auto-iniciados dentro do mesmo âmbito disciplinar. O corpo do projecto de investigação divide-se em duas fases, uma de análise que é constituída por Enquadramento Histórico, Teórico, Hipótese e Apresentação de Resultados e outra, consequente dessa análise, de registo prático constituída no essencial por quatro projectos de edição. Na génese do desenvolvimento deste projecto está a intenção de compreender quais as motivações e constrangimentos inseridos nas dinâmicas dos projectos independentes e de que modo, reflectem algum tipo de interesse ou vínculo com o compromisso social e político. Este é um estudo que pretende caracterizar um cenário contemporâneo particular, caracterizado por desigualdades e discrepâncias sociais que marcam o contexto disciplinar analisado.
- O design gráfico no contexto da estratégia de guerrilha: a guerrilha como dispositivo de comunicação críticaPublication . Pinto, Ana Cristina Castro; Bártolo, José Manuel Silva; Pinto, João Carlos de JesusObservando o pano de fundo da conjuntura nacional actual preenchido por instabilidades e inquietações sociais, culturais e políticas, o design enfrenta um novo desafio. Desafio esse que possibilita um recentrar na crítica, na acção, na produção e experimentação, e no ascendente sobre o medo e submissão. Desta forma, na presente dissertação está proposto um plano resistente e libertário, uma forma de discussão activa: a estratégia de guerrilha como elemento integrante daquilo que é o fluxo do design gráfico contemporâneo.
- O designer como jogadorPublication . Belo, Marta Luísa Guerra; Bártolo, José Manuel Silva; Balesteros, Marco Paulo CariasTal como no jogo a linguagem no design não é passiva, pressupõe ação. A presente investigação coloca o designer como jogador para analisar o jogo como método e avaliar a sua significância na construção da identidade individual e social do designer gráfico. O projeto foi desenvolvido como um sistema de jogo composto por 15 ensaios teóricos e 30 ensaios práticos. Os ensaios teóricos dividem--se em duas partes, o enquadramento histórico e crítico e a análise ao jogo como atividade social e educativa. A primeira parte tem como objetivo compreender o papel do designer e a sua educação. A segunda parte analisa os vários elementos de jogo e avalia-os como método de trabalho. Os ensaios práticos apresentam-se em 16 editoriais e 13 animações, que exploram o jogo como método na conceção dos objetos gráficos, e um workshop, que explora o jogo como método na ação e educação do designer gráfico.
- Práticas curatoriais e design relacionalPublication . Morais, Joana Rebelo; Bártolo, José Manuel Silva; Balesteros, Marco Paulo CariasTendo como ponto de partida a relação do design gráfico com as práticas curatoriais e design relacional, pretende-se compreender como estas intersecções tangentes à disciplina contribuem para a sua prática na contemporaneidade. O corpo do projecto de investigação divide-se em duas fases principais, a componente teórica e apresentação de resultados práticos. Na primeira fase é realizada uma análise dos paralelismos da disciplina com os dois temas principais, reflectindo sobre o tema proposto através da analise do contexto histórico e enquadramento teórico, materializado na componente prática. A apresentação de resultados práticos divide-se em dois projectos principais articulados numa escala diferente, que traduzem os conceitos explorados no decorrer da investigação: Identity and Strategy e o Projecto-Orquestra. Consequentemente esta investigação pretende compreender quais as transversalidades da disciplina com a curadoria e o design relacional, de que forma se relacionam com a prática do design gráfico na actualidade e como se aproximam à produção cultural contemporânea.