ESECS - Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESECS - Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico by advisor "Oliveira, Ana Margarida Fernandes de"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Refletindo sobre a Prática PedagógicaPublication . Mendes, Alexandra Gonçalves; Oliveira, Ana Margarida Fernandes deO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB, e encontra-se organizado em duas partes. A primeira parte denomina-se de dimensão reflexiva e nesta são apresentadas, de forma fundamentada, as aprendizagens e dificuldades ao longo de todo o percurso pedagógico enquanto mestranda. Esta parte está dividida em dois capítulos, correspondentes ao percurso em cada um dos ciclos, respetivamente, 1.º CEB e 2.º CEB. Em cada um dos capítulos são caraterizados os contextos educativos e abordados, de forma reflexiva, alguns referentes que foram essenciais para o meu crescimento enquanto mestranda. A segunda parte denomina-se de dimensão investigativa. Esta diz respeito ao estudo realizado numa turma de 6.º ano de escolaridade no contexto da Prática Pedagógica em 2.º CEB. Este estudo, que assenta no paradigma qualitativo, foca-se na identificação e análise dos desafios sentidos por alunos e professores na concretização de tarefas matemáticas assentes no ensino exploratório. Para a concretização da presente investigação, a recolha de dados incidiu na observação direta participante, com registo em diário de bordo, na análise documental das produções dos alunos e nos inquéritos por entrevista e questionário aos alunos. Os resultados, fruto do presente estudo, revelam que os alunos apresentam dificuldades na interpretação dos enunciados escritos, no trabalho em grupos e na apresentação oral e escrita dos seus trabalhos. Em relação à professora investigadora, esta revelou dificuldades na seleção da tarefa, na antecipação de todas as respostas e na seleção da ordem de apresentação dos trabalhos.
- Refletindo sobre a Prática PedagógicaPublication . Franco, Alexandra Silva; Oliveira, Ana Margarida Fernandes deO presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, encontra-se organizado em duas partes. A primeira parte dimensão reflexiva procura descrever e refletir, de forma fundamentada, sobre as práticas pedagógicas realizadas em 1.º e 2.º CEB. Nesse sentido, são apresentadas as aprendizagens realizadas, a partir de uma reflexão sistemática sobre o ciclo pedagógico. Nesta parte, reflete-se também sobre experiências pedagógicas, quer no contexto da Matemática, particularmente sobre o a forma como foi promovida a aprendizagem do perímetro do círculo e da multiplicação e divisão de números racionais, quer no contexto das Ciências Naturais, sobre as atividades práticas e o modelo 5E. A segunda parte dimensão investigativa apresenta um estudo de caso realizado no contexto de 2.º CEB, com a turma de 6.º ano de escolaridade. O ensaio investigativo focou a análise dos desempenhos e dificuldades evidenciados pelos participantes, nas várias etapas de um estudo estatístico, particularmente a apresentação dos dados. A técnica de dados privilegiada foi a observação participante, com recurso a registos audiovisuais e escritos pelos alunos, sendo que a análise de dados foi realizada através da análise de conteúdo. Os resultados obtidos revelam a dificuldade dos alunos em representar os dados, assim como na construção de representações gráficas. Perante as mesmas foi possível identificar as implicações pedagógicas inerentes ao papel do professor.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica e sobre as estratégias e as dificuldades dos alunos na resolução de tarefas que envolvem as noções de perímetro e áreaPublication . Silva, Maria Inês Diniz Ferreira da; Oliveira, Ana Margarida Fernandes deO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada surge no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB e encontra-se organizado em duas partes. A primeira parte diz respeito à dimensão reflexiva, em que são apresentados, de forma fundamentada, os aspetos mais relevantes ao longo de todo o percurso de prática pedagógica. Esta parte encontra-se também dividida em dois capítulos, respetivamente 1.º CEB e 2.º CEB. Em cada capítulo encontram-se caracterizados os contextos educativos e alguns referentes essenciais, de forma reflexiva e fundamentada. A segunda parte diz respeito à dimensão investigativa. Esta parte relata um estudo realizado em duas turmas (uma do 4.º ano e outra do 5.º ano de escolaridade), onde se procuram identificar as estratégias e dificuldades dos alunos na realização de duas tarefas que preveem o uso de unidades de medida não padronizadas e a mobilização das noções de área e perímetro. A análise das tarefas permitiu comparar estratégias e dificuldades dos alunos dos dois ciclos de ensino. Verificou-se que tanto os alunos do 1.º CEB como os alunos do 2º CEB recorreram ao material manipulável e que em ambos os alunos evidenciaram maior dificuldade na determinação do perímetro do que da área.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica e sobre o contributo dos materiais manipuláveis na aprendizagem das relações entre os constituintes dos prismas, pirâmides e bipirâmidesPublication . Mateus, Beatriz Botas; Reis, Susana Alexandre dos; Oliveira, Ana Margarida Fernandes deO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada surge no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB e encontra-se dividido em duas dimensões: a dimensão reflexiva e dimensão investigativa. Na dimensão reflexiva são apresentados os momentos experienciados nos diferentes contextos de Prática Pedagógica, assumindo-se sempre uma postura crítica e reflexiva. Esta dimensão encontra-se dividida segundo os ciclos de ensino e conforme os referentes considerados pertinentes pela futura professora. A dimensão investigativa apresenta um estudo realizado na Prática Pedagógica II do 2.º ciclo, numa turma do 5.º ano de escolaridade. Este é um estudo qualitativo, na medida em que se pretende investigar o contributo dos materiais manipuláveis na aprendizagem de conteúdos da Geometria. Para a recolha de dados privilegiou-se a análise documental e a observação direta participante. Para o efeito foram adaptadas quatro tarefas e concebido um jogo didático, tendo sido recolhidas informações nos momentos de implementação das tarefas, bem como na análise de conteúdo das resoluções escritas dos alunos. Os resultados obtidos revelam que os materiais manipuláveis contribuem para a aprendizagem dos alunos e que estes, ainda, apresentam alguma dificuldade na comunicação e representação dos seus raciocínios. Como sugestões de melhoria, a professora-investigadora destaca a importância de se desenvolverem mais estudos neste âmbito, recorrendo a materiais manipuláveis e ao trabalho colaborativo, bem como de modificar uma parte da sua prática, nomeadamente, na gestão do tempo.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica: O contributo da Metodologia de Trabalho por Projeto para o desenvolvimento de aprendizagens sobre sismos e vulcõesPublication . Silva, Sara Domingues; Oliveira, Ana Margarida Fernandes deO presente relatório, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB, está dividido em duas partes. A primeira parte é referente à dimensão reflexiva, na qual consta uma reflexão crítica e fundamentada sobre as práticas pedagógicas realizadas no 1.º CEB e no 2.º CEB, uma por capítulo. Para cada uma delas é feita uma breve caracterização dos contextos educativos, sendo apresentadas as aprendizagens e as dificuldades sentidas durante todo o percurso educativo, refletindo sobre os referentes considerados mais significativos, no processo de desenvolvimento de uma (futura) docente. A segunda parte, que corresponde à dimensão investigativa, apresenta um estudo desenvolvido numa turma de 4.º ano de escolaridade, no decorrer da Prática Pedagógica II em 1.º CEB. Este estudo, que tem como base um paradigma qualitativo, procura avaliar o contributo da Metodologia de Trabalho por Projeto para o desenvolvimento de aprendizagens sobre vulcões e sismos, uma temática cujo interesse foi suscitado pelos alunos. Para tal, foram inicialmente recolhidas as ideias e os interesses prévios dos alunos, para posteriormente se implementar a referida metodologia e, por fim, conhecer as perceções dos alunos sobre o processo e identificar as aprendizagens realizadas. Para a concretização destes objetivos, privilegiaram-se, sobretudo, a análise documental (das produções dos alunos), a observação direta participante (com registo escrito, fotográfico e audiovisual) e o inquérito (por questionário e entrevista – focus group). A análise dos dados recolhidos revela que, através da implementação da Metodologia de Trabalho por Projeto, os alunos desenvolveram aprendizagens significativas sobre a temática em estudo e reportam satisfação com esta metodologia de aprendizagem, destacando, no entanto, algumas dificuldades, sobretudo, na fase de execução (e.g., pesquisa) e na gestão do trabalho de grupo.