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- Physical Activity and Sedentary Behavior in Adults from Penafiel, Portugal: A Cross-Sectional StudyPublication . Batista, Amanda; Forte, Pedro; Ribeiro, Joana; Silva-Santos, Sandra; Neto, Elmiro; Rodrigues, Filipe; Teixeira, José; Ferraz, Ricardo; Branquinho, LuísThe aim of this study was to compare the physical activity (PA) and sedentary behavior (SB) levels of young and middle-aged adults living in and around the municipality of Penafiel and to determine whether they meet PA recommendations. The researchers used the “International Physical Activity Questionnaire” (IPAQ) to measure moderate to vigorous PA and time spent on sedentary behavior (high vs. low). A prospective observational cross-sectional sample of 1105 adults aged 18–63 years, living in the municipality of Penafiel and its surroundings (45% women, 55% men), was used. The results indicated that more than half of the population was inactive (53.8%) and sedentary (54.0%). Men were more likely to be sedentary (59.2%) and inactive (55.6%) than women (inactive: 51.7%, high SB: 47.7%). Regarding daily PA and SB levels, women had higher levels of walks (3.8 ± 2.3; p = 0.034) and vigorous PA (2.2 ± 1.8 min; p = 0.005) per days/week, as well as vigorous PA per minutes/week (75.4 ± 82.1 min; p = 0.034). The time spent on vigorous PA per day was also higher in women (26.2 ± 22.8 min; p = 0.030). However, men had higher values in walking minutes per day (26.3 ± 17.1 min; p = 0.030), SB for weekdays (429.2 ± 141.2 min; p = 0.001), SB for weekends (324.7 ± 163.7 min; p = 0.033) and time spent on SB per minutes/week (2795.6 ± 882.0 min; p = 0.001). The results also showed that the older the adults, the lower the frequency and total time of vigorous PA per week. Young adults (18–28 years) had higher levels of vigorous PA (p = 0.005) than the other age groups (29–39; 40–50 and 51–63 years). Finally, the study found no significant correlation between individual level factors, such as number of children, marital status and monthly income, and PA or SB. Conversely, a significant and negative correlation between SB and levels of PA was found, indicating that the higher the level of PA practice, the lower the SB level. The authors suggest that promoting new PA habits and healthy lifestyles is an important future challenge for sustainability and improving the quality of life in public health.
- Relatório de Estágio - A longa e inesperada caminhadaPublication . Pires, Marisa Esteves; Dixe, Maria dos Anjos Coelho RodriguesNeste relatório descreve-se - Parte I - o percurso dos ensinos clínicos, numa análise crítica e reflexiva do processo de aquisição e desenvolvimento de competências inerentes à prática especializada em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica. O Ensino Clínico I foi desenvolvido num Serviço de Urgência Médico-Cirúrgico de um Centro Hospitalar da Região Centro, o Ensino Clínico II ocorreu num Serviço de Medicina Intensiva de um Centro Hospitalar e da Região Centro e o Ensino Clínico III no Instituto Nacional de Emergência Médica entre ambulância de Suporte Imediato de Vida e Viatura Médica de Emergência e Reanimação também na Região Centro. O presente relatório espelha as experiências vivenciadas, as intervenções realizadas, através de um método descritivo e reflexivo sobre as mesmas. A componente de investigação - Parte II - deste relatório consistiu num estudo quantitativo, descritivo-correlacional, com enfoque transversal, realizado com 54 enfermeiros que exerceram funções num Serviço de Medicina Intensiva de uma Unidade de Saúde Local da Beira Alta de Portugal durante a pandemia por COVID-19, para avaliar os fatores de risco psicossociais associados ao exercício profissional de enfermagem num Serviço de Medicina Intensiva em situação de pandemia COVID-19. Este trabalho foi fundamental, pois é importante, uma vez que deu uma maior compreensão do ponto de vista pessoal e profissional dos enfermeiros face à referida situação, o que pode ajudar a identificar como os apoiar no agora, no pós-pandemia, e no futuro.
- Atividade citotóxica do diterpeno eleganolone isolado da macroalga Bifurcaria bifurcataPublication . Pingo, Mónica Filipa Bastos; Silva, Joana; Alves, Celso; Pedrosa, RuiAtualmente, o cancro representa uma das grandes ameaças para a saúde humana, sendo classificada como a segunda causa de morte a nível mundial, pelo que é necessário encontrar e desenvolver alternativas inovadoras para os regimes terapêuticos atualmente utilizados. Os efeitos secundários assim como a resistência evidenciada por alguns tipos de cancro às terapêuticas atuais, têm conduzido a uma procura crescente por soluções inovadoras. Nesta perspetiva, o ambiente marinho tem-se revelado uma fonte de novas moléculas, com estruturas químicas e mecanismos de ação inovadores. Assim, a presente dissertação teve como principal objetivo avaliar a atividade citotóxica do diterpeno eleganolone isolado da macroalga castanha Bifurcaria bifurcata, em diferentes linha celulares de origem maligna, entre eles o melanoma (SK-MEL-28), carcinoma da próstata (DU-145) e adenocarcinoma da mama (MCF-7). O eleganolone foi isolado com recurso a meios cromatográficos (cromatografia líquida de alta eficiência) e a sua identificação foi realizada pela técnica de ressonância magnética nuclear de protão. A citotoxicidade do composto (1 – 100 μM; 24 h) foi avaliada através dos métodos de MTT e da Calceína-AM e pela quantificação da enzima lactato desidrogenase (LDH). De forma a entender as vias de sinalização inerentes à citotoxicidade verificada, vários biomarcadores celulares foram estudados, nomeadamente a quantificação de espécies reativas de oxigénio (ERO) (10 – 100 μM; 6, 12 e 24 h), alterações do potencial da membrana mitocondrial (10 – 100 μM; 6, 12 e 24 h), a atividade da Caspase-9 (10 – 100 μM; 12 e 24 h) e as alterações morfológicas do ADN (10 – 100 μM; 12, 24, 48 e 72 h). A partir de uma fração do extrato de diclorometano da macroalga B. bifurcata, foi possível isolar o eleganolone. Para verificar a existência de seletividade por parte do composto foi avaliado o valor de IC50 relativo a cada linha celular, sendo estas expostas a cinco concentrações de eleganolone (1 – 100 μM), durante 24 horas. Os valores apresentados variaram entre 20,65 μM e >100 μM, sendo o menor valor registado na linha celular MCF-7 (20,65 μM), seguida da linha celular SK-MEL-28 (90,82 μM) e da linha celular DU-145 (>100 μM). O tratamento com eleganolone resultou num aumento do nível de espécies reativas de oxigénio, induziu mudanças no potencial de membrana da mitocôndria, aumentou a atividade da Caspase-9 e promoveu a condensação e/ou fragmentação do ADN. viii Em suma, o eleganolone apresenta atividade citotóxica contra as células do cancro da mama (MCF-7) e do melanoma (SK-MEL-28), e o seu efeito pode estar associado a estimulação de uma situação de stress oxidativo e consequente morte celular por apoptose. Apesar dos resultados aqui apresentados serem um forte indicativo do envolvimento destas vias de sinalização intracelulares, trata-se apenas de uma investigação inicial, pelo que são necessários mais estudos para confirmar o seu potencial terapêutico na área do cancro.
- RELATÓRIO DE ESTÁGIO - Desenvolvimento de Competências em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Áreade Especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica. “Registos da preparação datransferência inter-hospitalar da pessoa em situação crítica”Publication . Margalho, Catarina Neves; Costeira, Cristina Raquel BatistaO presente relatório surge no âmbito do 1º Curso de Mestrado em Enfermagem Médico- -Cirúrgica na Área de Especialização de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, lecionado na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria e a sua entrega e defesa em provas públicas tem como objetivo a obtenção do grau de Mestre. Apresenta-se dividido em duas partes distintas. Numa primeira parte foi realizada, de forma descritiva, reflexiva e crítica, a análise das atividades e experiências ao longo dos três ensinos clínicos, que contribuíram para o desenvolvimento das competências comuns e específicas do enfermeiro especialista, tais como a tomada de decisão, investigação, melhoria contínua dos cuidados e espírito crítico. Numa segunda parte, relativa à componente de investigação, foi desenvolvido um trabalho tendo por base um projeto de investigação-ação, com o objetivo de conhecer quais as práticas dos enfermeiros relativamente à elaboração de registos sobre a preparação da transferência inter-hospitalar da pessoa em situação crítica e construção de uma ferramenta que facilite a elaboração de registos. O método utilizado foi descritivo, correlacional e quantitativo. A amostra incluiu os enfermeiros de um serviço de urgência médico-cirúrgica da região centro. Concluiu-se que os registos de enfermagem são efetivamente escassos e que a equipa de enfermagem considera útil a ferramenta aplicada e pretende passar a utilizá-la. É um tema com pouca evidência científica, especialmente na especificidade do serviço de urgência, daí se realça a importância da intervenção da enfermagem nesta temática.
- RELATÓRIO DE ESTÁGIO: Desenvolvimento de Competências Especializadas em Enfermagem na Área da Pessoa em Situação Critica – “Conhecimentos dos enfermeiros acerca do Feixe de Prevenção de Infeção do Local Cirúrgico”Publication . Gonçalves, Rute Marina Henriques; Costeira, Cristina Raquel BatistaA Saúde é uma área em contínua e constante evolução científica e tecnológica, exigindo dos profissionais, nomeadamente dos enfermeiros, um acompanhamento deste processo e man-ter a exigência de qualidade e humanidade no cuidado. Assim, estes devem procurar forma-ção avançada e especializada, desenvolvendo competências. Este relatório surge no âmbito da unidade curricular Estágio de Enfermagem à Pessoa em Si-tuação Crítica do Curso de Mestrado em Enfermagem Médico Cirúrgica da Escola Superior de Enfermagem do Instituto Politécnico de Leiria e pretende compilar os contributos dos Ensinos Clínicos desenvolvidos em Serviço de Urgência Médico Cirúrgica, Serviço de Medicina Inten-siva e Serviço de Nefrologia/Hemodiálise, no processo de aprendizagem e consolidação (inte-gração) da teoria com a prática. A componente de investigação deste relatório foi desenvolvida através da realização de um projeto de melhoria continua da qualidade em 2 serviços de especialidades cirúrgicas numa unidade hospitalar, com o objetivo de avaliar o conhecimento dos enfermeiros, destas equi-pas, acerca das intervenções descritas nas Feixe de Prevenção de Infeção do Local Cirúrgico, descritas na norma n.º 020/2015 da Direção Geral da Saúde e a sua opinião da aplicabilidade das mesmas. Este estudo resulta da perceção do investigador de uma carência identificada, nomeadamente da não realização de auditoria deste feixe nos serviços referenciados e em paralelo, a consta-tação da ausência de visibilidade da prática das intervenções discriminadas na norma, no sis-tema informático utilizado para os registos de enfermagem.
- Refletindo sobre a Prática PedagógicaPublication . Franco, Alexandra Silva; Oliveira, Ana Margarida Fernandes deO presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, encontra-se organizado em duas partes. A primeira parte dimensão reflexiva procura descrever e refletir, de forma fundamentada, sobre as práticas pedagógicas realizadas em 1.º e 2.º CEB. Nesse sentido, são apresentadas as aprendizagens realizadas, a partir de uma reflexão sistemática sobre o ciclo pedagógico. Nesta parte, reflete-se também sobre experiências pedagógicas, quer no contexto da Matemática, particularmente sobre o a forma como foi promovida a aprendizagem do perímetro do círculo e da multiplicação e divisão de números racionais, quer no contexto das Ciências Naturais, sobre as atividades práticas e o modelo 5E. A segunda parte dimensão investigativa apresenta um estudo de caso realizado no contexto de 2.º CEB, com a turma de 6.º ano de escolaridade. O ensaio investigativo focou a análise dos desempenhos e dificuldades evidenciados pelos participantes, nas várias etapas de um estudo estatístico, particularmente a apresentação dos dados. A técnica de dados privilegiada foi a observação participante, com recurso a registos audiovisuais e escritos pelos alunos, sendo que a análise de dados foi realizada através da análise de conteúdo. Os resultados obtidos revelam a dificuldade dos alunos em representar os dados, assim como na construção de representações gráficas. Perante as mesmas foi possível identificar as implicações pedagógicas inerentes ao papel do professor.