ESTG - Mestrado em Administração Pública
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Browsing ESTG - Mestrado em Administração Pública by advisor "Marques, Tânia de Matos Gomes"
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- Caracterização do relato de sustentabilidade dos Municípios Portugueses: três pilares do desenvolvimento sustentávelPublication . Calazans, Nara Anicacio; Marques, Tânia de Matos Gomes; Eugénio, Teresa Cristina PereiraA sociedade atual demonstra uma crescente preocupação com o impacto económico, social e ambiental das atividades organizacionais, incluindo as instituições do setor público. Estes temas têm irradiado atenção na sociedade em geral e, por esta razão, os estudos das práticas de Relato de Sustentabilidade crescem. Entretanto, no setor público os estudos são limitados. Dado esta lacuna, este estudo tem como objetivo caracterizar o relato de sustentabilidade dos Municípios Portugueses em termos do relatório de sustentabilidade mais recente divulgado, de modo a compreender os três pilares da sustentabilidade “ambiental, social e económico”, também tratado como Triple Bottom Line. A amostra deste estudo resulta do acesso aos websites das Câmaras Municipais de Portugal. Dos 308 municípios portugueses, 28 apresentavam relatório de sustentabilidade, formando assim a amostra deste estudo. Os resultados obtidos indicam que as maiores debilidades se encontram na divulgação das informações sociais e apresentam uma inclinação para o equilíbrio das informações ambientais e económicas. Os resultados apontam maior uso de valores quantitativos expressos em natureza não-financeira (predominância exteriorizada na categoria ambiental). Para a elaboração do relato de sustentabilidade, 11 municípios aplicam as normas GRI. No entanto, 7 municípios elaboraram este relato apenas uma vez (publicação única). Relativamente ao reporte da adesão às estratégias dos ODS, os resultados apontam que 7 dos relatórios publicados após 2015 manifestam alinhar as suas ações rumo aos ODS e, destes, apenas 4 municípios se esforçam para comunicar de forma a qualificar e quantificar as informações. Quanto à auditoria deste relato por uma entidade externa, os resultados apontam para a ausência de auditoria externa em todos os relatórios, inclusive os que aplicaram as normas GRI.
- Caraterização do poder local na CIMLR: forma e género de admissão dos dirigentes intermédios de 2º grauPublication . Caçador, Solange Margarida Lourenço; Marques, Tânia de Matos GomesO procedimento administrativo dedicado ao recrutamento dos dirigentes superiores na administração pública, em geral, e na administração local, em particular, está regulamentado por legislação própria. Portanto, a avaliação do procedimento subjacente ao processo administrativo é de extrema importância. Assim, o propósito deste trabalho é descrever o modelo de funcionamento e atividade da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, com explanação à operacionalização das suas competências. No entanto, o objetivo principal do presente estudo baseou-se na identificação na forma e no género do recrutamento de dirigentes intermédios de 2º grau nos municípios que integram a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, no último mandato municipal – período que decorreu de 2017 a 2021. Para este estudo, recorreu-se a uma abordagem metodológica qualitativa e exploratória, baseando-se numa amostra de 215 documentos pesquisados no Diário da República Eletrónico, e mapas de pessoal dos dez municípios da CIMRL. Constatou-se, através dos dados obtidos, que o recrutamento e seleção de recursos humanos para cargos dirigentes é realizado através de concurso público, e a forma de admissão que mais se destaca é a comissão de serviço. No que concerne ao género na admissão e tendo em conta que a forma do procedimento não o define, não foi possível verificar que o género feminino seja desprotegido. No entanto, os dados asseguram que não obstante a especial incidência de dirigentes masculinos, começa a vislumbrar-se uma tendência de aproximação do género feminino.
- Criatividade dos Trabalhadores na Administração Pública: Um Estudo BibliométricoPublication . Stasyuk, Maryna; Marques, Tânia de Matos Gomes; Serra, Fernando António RibeiroAtualmente, apenas o pensamento criativo e inovador pode gerar novas soluções perante os desafios que enfrentam. Ao adotar uma visão criativa, o setor público procura realizar melhorias nos serviços que são disponibilizados e, ao mesmo tempo, procura assegurar a sustentabilidade da Administração Pública para o futuro. O pensamento criativo está a expandir-se rapidamente e torna-se cada vez mais crucial, e à medida que as organizações ampliam as suas competências, apenas as ideias mais inovadoras e criativas garantirão uma vantagem competitiva. Assim, o presente estudo pretende compreender a importância da criatividade dos trabalhadores na Administração Pública, recorrendo a técnicas bibliométricas. O estudo foca-se em artigos em inglês, publicados em revistas na área de Administração Pública na WoS até outubro de 2023. Com base na análise bibliométrica procurou compreender-se a estrutura intelectual da criatividade dos trabalhadores no setor público. A amostra final, que resultou em 100 artigos, permitiu alcançar vários resultados nomeadamente uma inicial de caraterização da amostra, como a evolução no tempo, autores e jornais que mais publicam no tema, bem como acoplamento bibliográfico. Dos resultados salienta-se que a investigação existente sobre criatividade é, sobretudo, de natureza teórica, havendo também alguns artigos empíricos ou estudo de casos. Adicionalmente destacam-se cinco fatores, que representam os grupos de estudo sobre estrutura organizacional e liderança na criatividade do setor público, gestão estrutural e impacto organizacional, criatividade e inovação, inovação e comportamento organizacional e perspetivas da promoção da criatividade em organizações. O presente estudo culmina com uma reflexão e proposta de agenda de investigação.
- Motivação Académica, Motivação para o Serviço Público e Empregabilidade Percebida dos Estudantes do Ensino Superior na Área da Administração Pública: um Estudo em PortugalPublication . Pomposo, Fernanda Martins; Marques, Tânia de Matos Gomes; Sebastião, Fernando José NascimentoNas últimas décadas, em Portugal, têm aumentado significativamente as candidaturas no acesso ao ensino superior. O serviço público português evidencia a necessidade da contratação de recursos humanos qualificados e motivados, os quais muitas vezes se sentem, cada vez mais, tentados a seguir uma carreira no setor privado, por se revelar um setor mais competitivo. Assim e porque a motivação é importante e, sobretudo, no contexto específico associado à Administração Pública, o foco deste trabalho é o estudo da motivação académica, da motivação para o serviço público e da empregabilidade percebida, com o objetivo de melhor as compreender, e de como essas se relacionam no contexto académico da área de Administração Pública em Portugal. Para a recolha de dados, foi aplicado um questionário, composto por 3 escalas validadas internacionalmente, tendo sido obtida e utilizada uma amostra de 249 respostas válidas de estudantes da área de Administração Pública de diferentes instituições do ensino superior português. A análise estatística incluiu Estatística Descritiva Univariada, Estatística Descritiva Bivariada, Análise Fatorial Exploratória e Modelos de Regressão Linear. Os resultados obtidos permitiram concluir que, a nível académico os fatores que apresentam maior influência são os fatores de Motivação Extrínseca por Regulação Integrada, a nível da motivação para o serviço público, com maior intensidade, fatores de Justiça Social e a nível da empregabilidade percebida, fatores que derivam do Mercado de Trabalho. Também se verificou que a motivação académica tem um impacto positivo na motivação para o serviço público, contudo, não se verificou impacto relevante na empregabilidade percebida.
- A relação entre liderança responsável, equilíbrio trabalho-vida e desempenho de equipa: um estudo no setor públicoPublication . Fonseca, Gustavo Fernando Espírito Santo; Marques, Tânia de Matos Gomes; Ramalho, Nelson Jorge CamposA melhoria das condições de trabalho tem sido uma preocupação crescente, em especial a partir do século XIX e sobretudo como resultado de pressões sociais e avanços tecnológicos, tendo igual reflexo na forma como a liderança tem evoluído. Este estudo procura analisar a interação entre liderança responsável, equilíbrio trabalho-vida e desempenho de equipa no setor público. A análise foca-se na forma como esses fatores influenciam as dinâmicas organizacionais, especialmente com a crescente relevância dos ambientes virtuais de trabalho. Os dados foram recolhidos através de um questionário distribuído a trabalhadores de organismos da administração pública portuguesa. Com base em 124 respostas válidas, os principais resultados indicam que a liderança responsável favorece o equilíbrio trabalho-vida, sugerindo que líderes que priorizam comportamentos éticos, promovem ambientes propícios para equilibrar as responsabilidades profissionais com as responsabilidades pessoais. Da mesma forma, a liderança responsável está associada a um melhor desempenho de equipa e o equilíbrio trabalho-vida surge como um mediador significativo na relação entre a liderança responsável e o desempenho de equipa. No entanto, contrariando expectativas, a virtualidade, sobretudo tendo em conta o teletrabalho, não demonstrou um efeito moderador nessas relações. Estes resultados têm implicações para as práticas de liderança e estratégias de gestão de recursos humanos na administração pública, defendendo culturas organizacionais que priorizem a liderança responsável e políticas que apoiem o equilíbrio trabalho-vida dos trabalhadores.