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Advisor(s)
Abstract(s)
O procedimento administrativo dedicado ao recrutamento dos dirigentes superiores na
administração pública, em geral, e na administração local, em particular, está regulamentado
por legislação própria. Portanto, a avaliação do procedimento subjacente ao processo
administrativo é de extrema importância.
Assim, o propósito deste trabalho é descrever o modelo de funcionamento e atividade
da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, com explanação à operacionalização
das suas competências. No entanto, o objetivo principal do presente estudo baseou-se na
identificação na forma e no género do recrutamento de dirigentes intermédios de 2º grau nos
municípios que integram a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, no último
mandato municipal – período que decorreu de 2017 a 2021. Para este estudo, recorreu-se a
uma abordagem metodológica qualitativa e exploratória, baseando-se numa amostra de 215
documentos pesquisados no Diário da República Eletrónico, e mapas de pessoal dos dez
municípios da CIMRL.
Constatou-se, através dos dados obtidos, que o recrutamento e seleção de recursos
humanos para cargos dirigentes é realizado através de concurso público, e a forma de
admissão que mais se destaca é a comissão de serviço. No que concerne ao género na
admissão e tendo em conta que a forma do procedimento não o define, não foi possível
verificar que o género feminino seja desprotegido. No entanto, os dados asseguram que não
obstante a especial incidência de dirigentes masculinos, começa a vislumbrar-se uma
tendência de aproximação do género feminino.
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Keywords
Administração. Publica Recrutamento Seleção Dirigentes CIMRL