Browsing by Issue Date, starting with "2023-07-13"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Motivação Académica, Motivação para o Serviço Público e Empregabilidade Percebida dos Estudantes do Ensino Superior na Área da Administração Pública: um Estudo em PortugalPublication . Pomposo, Fernanda Martins; Marques, Tânia de Matos Gomes; Sebastião, Fernando José NascimentoNas últimas décadas, em Portugal, têm aumentado significativamente as candidaturas no acesso ao ensino superior. O serviço público português evidencia a necessidade da contratação de recursos humanos qualificados e motivados, os quais muitas vezes se sentem, cada vez mais, tentados a seguir uma carreira no setor privado, por se revelar um setor mais competitivo. Assim e porque a motivação é importante e, sobretudo, no contexto específico associado à Administração Pública, o foco deste trabalho é o estudo da motivação académica, da motivação para o serviço público e da empregabilidade percebida, com o objetivo de melhor as compreender, e de como essas se relacionam no contexto académico da área de Administração Pública em Portugal. Para a recolha de dados, foi aplicado um questionário, composto por 3 escalas validadas internacionalmente, tendo sido obtida e utilizada uma amostra de 249 respostas válidas de estudantes da área de Administração Pública de diferentes instituições do ensino superior português. A análise estatística incluiu Estatística Descritiva Univariada, Estatística Descritiva Bivariada, Análise Fatorial Exploratória e Modelos de Regressão Linear. Os resultados obtidos permitiram concluir que, a nível académico os fatores que apresentam maior influência são os fatores de Motivação Extrínseca por Regulação Integrada, a nível da motivação para o serviço público, com maior intensidade, fatores de Justiça Social e a nível da empregabilidade percebida, fatores que derivam do Mercado de Trabalho. Também se verificou que a motivação académica tem um impacto positivo na motivação para o serviço público, contudo, não se verificou impacto relevante na empregabilidade percebida.
- Relação entre a memória em tarefas de alcance e a funcionalidade em idosos institucionalizados – um estudo piloto utilizando o protocolo agilidadesPublication . Rosa, Marlene; Michelle, Daniana; Pires, MiguelA relação entre a Memória de Trabalho (MT) e a funcionalidade não é clara, os instrumentos disponíveis para avaliação são escassos e limitados nas dimensões avaliadas. Este estudo pretende caracterizar a correlação entre a MT e a performance nas atividades da vida diária em idosos institucionalizados. Foram recrutados idosos institucionalizados, não acamados, capazes de compreender dois comandos verbais, que foram avaliados quanto à funcionalidade e cognição, e foram submetidos ao Protocolo Agilidades para avaliar a MT através da Velocidade do Alcance em Tarefas de Memória. Foi conduzido um estudo correlacional entre os dados de avaliação da MT e de performance nas atividades da vida diária. Foi avaliada uma amostra de 104 idosos institucionalizados. A MT evidenciou correlações significativas com: descer escadas - r=0.43, alimentação - r=0.25, higiene pessoal - r=0.32, vestir – r= 0.34, utilização da sanita - r=0.36, transferências - r=0.39 e mobilidade - r=0.38. Conclui-se assim que existe uma correlação entre a MT e a independência funcional em idosos institucionalizados, podendo significar que o estímulo desta habilidade contribui para a funcionalidade desta população.