Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.8/3524
Título: O conhecimento matemático de futuros professores no início da sua formação: o caso da organização e tratamento de dados
Autor: Tavares, Dina
Pinto, Hélia
Menino, Hugo
Rodrigues, Marina
Rainho, Nuno
Palavras-chave: Conhecimento matemático
Futuros professores
Organização e tratamento de dados
Data: Mai-2018
Editora: Instituto Politécnico de Leiria
Resumo: Neste artigo apresentamos parte dos resultados de um estudo que procura compreender o conhecimento matemático dos estudantes da Licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), no que respeita aos 4 grandes temas matemáticos, nomeadamente números e operações, geometria e medida, organização e tratamento de dados e álgebra. Em particular, apresentamos os resultados relativos à caraterização do conhecimento acerca do tema organização e tratamento de dados dos estudantes, no momento do seu ingresso na licenciatura. Os resultados encontrados nesta fase inicial da investigação apesar de evidenciarem alguma facilidade dos estudantes no uso e interpretação de algumas representações como o gráfico de barras e o gráfico circular, mostram maiores dificuldades ao nível de outras representações como o diagrama de Carrol ou a tabela de frequências. Ao nível das medidas de localização os estudantes evidenciam maiores dificuldades no cálculo e interpretação da mediana. Adicionalmente, as maiores lacunas surgem ao nível do sentido crítico relativamente à informação, às representações e às medidas. São ainda visíveis alguns conhecimentos elementares da noção clássica de probabilidade.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.8/3524
ISBN: 978-989-8797-20-9
Aparece nas colecções:Comunicações em conferências e congressos internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2018_IPCE_O conhecimento matemático dos futuros professores no início da sua formação - o caso da OTD.pdf333,46 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.