Repository logo
 
Publication

O conhecimento matemático de futuros professores no início da sua formação: o caso da organização e tratamento de dados

dc.contributor.authorTavares, Dina
dc.contributor.authorPinto, Hélia Gonçalves
dc.contributor.authorMenino, Hugo Lopes
dc.contributor.authorRodrigues, Marina
dc.contributor.authorRainho, Nuno
dc.date.accessioned2018-09-11T12:17:23Z
dc.date.available2018-09-11T12:17:23Z
dc.date.issued2018-05
dc.description.abstractNeste artigo apresentamos parte dos resultados de um estudo que procura compreender o conhecimento matemático dos estudantes da Licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), no que respeita aos 4 grandes temas matemáticos, nomeadamente números e operações, geometria e medida, organização e tratamento de dados e álgebra. Em particular, apresentamos os resultados relativos à caraterização do conhecimento acerca do tema organização e tratamento de dados dos estudantes, no momento do seu ingresso na licenciatura. Os resultados encontrados nesta fase inicial da investigação apesar de evidenciarem alguma facilidade dos estudantes no uso e interpretação de algumas representações como o gráfico de barras e o gráfico circular, mostram maiores dificuldades ao nível de outras representações como o diagrama de Carrol ou a tabela de frequências. Ao nível das medidas de localização os estudantes evidenciam maiores dificuldades no cálculo e interpretação da mediana. Adicionalmente, as maiores lacunas surgem ao nível do sentido crítico relativamente à informação, às representações e às medidas. São ainda visíveis alguns conhecimentos elementares da noção clássica de probabilidade.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8797-20-9
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/3524
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Leiriapt_PT
dc.subjectConhecimento matemáticopt_PT
dc.subjectFuturos professorespt_PT
dc.subjectOrganização e tratamento de dadospt_PT
dc.titleO conhecimento matemático de futuros professores no início da sua formação: o caso da organização e tratamento de dadospt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceInstituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociaispt_PT
oaire.citation.endPage40pt_PT
oaire.citation.startPage31pt_PT
person.familyNameTavares
person.familyNamePinto
person.familyNameMenino
person.familyNamerodrigues
person.familyNameRainho
person.givenNameDina
person.givenNameHélia
person.givenNameHugo
person.givenNamemarina
person.givenNameNuno
person.identifier0000000069694291
person.identifier.ciencia-idE017-F6C3-562F
person.identifier.ciencia-idB211-F250-98AF
person.identifier.ciencia-id4D1A-DB05-DF6F
person.identifier.ciencia-idAF1F-86CC-18BF
person.identifier.orcid0000-0002-4938-0855
person.identifier.orcid0000-0002-7891-2523
person.identifier.orcid0000-0002-0072-4274
person.identifier.orcid0000-0002-7604-6369
person.identifier.orcid0000-0003-3195-0386
person.identifier.scopus-author-id56519530700
person.identifier.scopus-author-id57195636193
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicatione6ef797b-2ad4-446d-961d-239c53f9ea37
relation.isAuthorOfPublication4dd8f775-5fdf-4b68-a8b3-3f186e66ee59
relation.isAuthorOfPublication5b0693fc-6757-405a-8056-bafbcd14b0fe
relation.isAuthorOfPublication44884c1c-ce25-4f01-87e3-abe91f045db1
relation.isAuthorOfPublicationfde127c9-8162-498b-ade0-51322e6d8fd8
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverye6ef797b-2ad4-446d-961d-239c53f9ea37

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2018_IPCE_O conhecimento matemático dos futuros professores no início da sua formação - o caso da OTD.pdf
Size:
333.46 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: