Publication
O conhecimento matemático de futuros professores no início da sua formação: o caso da organização e tratamento de dados
dc.contributor.author | Tavares, Dina | |
dc.contributor.author | Pinto, Hélia Gonçalves | |
dc.contributor.author | Menino, Hugo Lopes | |
dc.contributor.author | Rodrigues, Marina | |
dc.contributor.author | Rainho, Nuno | |
dc.date.accessioned | 2018-09-11T12:17:23Z | |
dc.date.available | 2018-09-11T12:17:23Z | |
dc.date.issued | 2018-05 | |
dc.description.abstract | Neste artigo apresentamos parte dos resultados de um estudo que procura compreender o conhecimento matemático dos estudantes da Licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), no que respeita aos 4 grandes temas matemáticos, nomeadamente números e operações, geometria e medida, organização e tratamento de dados e álgebra. Em particular, apresentamos os resultados relativos à caraterização do conhecimento acerca do tema organização e tratamento de dados dos estudantes, no momento do seu ingresso na licenciatura. Os resultados encontrados nesta fase inicial da investigação apesar de evidenciarem alguma facilidade dos estudantes no uso e interpretação de algumas representações como o gráfico de barras e o gráfico circular, mostram maiores dificuldades ao nível de outras representações como o diagrama de Carrol ou a tabela de frequências. Ao nível das medidas de localização os estudantes evidenciam maiores dificuldades no cálculo e interpretação da mediana. Adicionalmente, as maiores lacunas surgem ao nível do sentido crítico relativamente à informação, às representações e às medidas. São ainda visíveis alguns conhecimentos elementares da noção clássica de probabilidade. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8797-20-9 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/3524 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Leiria | pt_PT |
dc.subject | Conhecimento matemático | pt_PT |
dc.subject | Futuros professores | pt_PT |
dc.subject | Organização e tratamento de dados | pt_PT |
dc.title | O conhecimento matemático de futuros professores no início da sua formação: o caso da organização e tratamento de dados | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 40 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 31 | pt_PT |
person.familyName | Tavares | |
person.familyName | Pinto | |
person.familyName | Menino | |
person.familyName | rodrigues | |
person.familyName | Rainho | |
person.givenName | Dina | |
person.givenName | Hélia | |
person.givenName | Hugo | |
person.givenName | marina | |
person.givenName | Nuno | |
person.identifier | 0000000069694291 | |
person.identifier.ciencia-id | E017-F6C3-562F | |
person.identifier.ciencia-id | B211-F250-98AF | |
person.identifier.ciencia-id | 4D1A-DB05-DF6F | |
person.identifier.ciencia-id | AF1F-86CC-18BF | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4938-0855 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-7891-2523 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-0072-4274 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-7604-6369 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-3195-0386 | |
person.identifier.scopus-author-id | 56519530700 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57195636193 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | e6ef797b-2ad4-446d-961d-239c53f9ea37 | |
relation.isAuthorOfPublication | 4dd8f775-5fdf-4b68-a8b3-3f186e66ee59 | |
relation.isAuthorOfPublication | 5b0693fc-6757-405a-8056-bafbcd14b0fe | |
relation.isAuthorOfPublication | 44884c1c-ce25-4f01-87e3-abe91f045db1 | |
relation.isAuthorOfPublication | fde127c9-8162-498b-ade0-51322e6d8fd8 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | e6ef797b-2ad4-446d-961d-239c53f9ea37 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- 2018_IPCE_O conhecimento matemático dos futuros professores no início da sua formação - o caso da OTD.pdf
- Size:
- 333.46 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: