Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.42 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Num período excecional da nossa contemporaneidade, vivem-se
desafios perante os quais não se pode ficar indiferente; assim, é em pleno período pandémico que o projeto «Como abraçar sem tocar» se concebe e tem o seu
desenvolvimento. Partindo de diferentes ofertas formativas da Escola Superior de
Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, que têm como tónica comum
a animação sociocultural no seu curriculum, procurou-se envolver os estudantes
em metodologias ativas de ensino-aprendizagem, visando a aplicação dos saberes
adquiridos em diversos contextos reais e a construção de novos saberes técnicos e
profissionais, que constituíssem também uma mais-valia para as entidades parceiras.
Partindo desta intencionalidade, foi criado, implementado e avaliado um conjunto
muito diversificado de projetos adaptados a diferentes contextos de intervenção,
seguindo a metodologia dos ciclos de planificação-ação, observação e reflexão. Neste artigo pretende-se apresentar os resultados de um estudo qualitativo em
que se procura conhecer as representações dos estudantes relativamente à metodologia de ensino-aprendizagem e perceber o impacto que esta teve nos processos de humanização e (re)construção das relações nas instituições da comunidade
de pertença da ESECS. Através da metodologia investigação-ação e utilizando
a técnica de análise de conteúdo nos relatórios individuais dos estudantes e nas
entrevistas aos profissionais, foi possível perceber que estas metodologias de
ensino-aprendizagem são fundamentais na aquisição de competências pessoais e profissionais dos estudantes e que as estratégias de animação sociocultural assumem um papel potenciador de ambientes de humanização e de fomento
de relações.
Description
Keywords
Animação sociocultural Inclusão social Metodologias ativas de ensino-aprendizagem
Citation
Sousa, J., Fontes, A. e Mesquita, M., Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na promoção da inclusão social: Como abraçar sem tocar. in Includit - PERCURSOS PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. (2021) 93-114
Publisher
Edições Almedina