Publication
Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na promoção da inclusão social: Como abraçar sem tocar
dc.contributor.author | Sousa, Jenny | |
dc.contributor.author | Fontes, Ana | |
dc.contributor.author | Mesquita, Miguel | |
dc.date.accessioned | 2022-02-09T13:34:18Z | |
dc.date.available | 2022-02-09T13:34:18Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.date.updated | 2022-02-09T13:16:12Z | |
dc.description.abstract | Num período excecional da nossa contemporaneidade, vivem-se desafios perante os quais não se pode ficar indiferente; assim, é em pleno período pandémico que o projeto «Como abraçar sem tocar» se concebe e tem o seu desenvolvimento. Partindo de diferentes ofertas formativas da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, que têm como tónica comum a animação sociocultural no seu curriculum, procurou-se envolver os estudantes em metodologias ativas de ensino-aprendizagem, visando a aplicação dos saberes adquiridos em diversos contextos reais e a construção de novos saberes técnicos e profissionais, que constituíssem também uma mais-valia para as entidades parceiras. Partindo desta intencionalidade, foi criado, implementado e avaliado um conjunto muito diversificado de projetos adaptados a diferentes contextos de intervenção, seguindo a metodologia dos ciclos de planificação-ação, observação e reflexão. Neste artigo pretende-se apresentar os resultados de um estudo qualitativo em que se procura conhecer as representações dos estudantes relativamente à metodologia de ensino-aprendizagem e perceber o impacto que esta teve nos processos de humanização e (re)construção das relações nas instituições da comunidade de pertença da ESECS. Através da metodologia investigação-ação e utilizando a técnica de análise de conteúdo nos relatórios individuais dos estudantes e nas entrevistas aos profissionais, foi possível perceber que estas metodologias de ensino-aprendizagem são fundamentais na aquisição de competências pessoais e profissionais dos estudantes e que as estratégias de animação sociocultural assumem um papel potenciador de ambientes de humanização e de fomento de relações. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Sousa, J., Fontes, A. e Mesquita, M., Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na promoção da inclusão social: Como abraçar sem tocar. in Includit - PERCURSOS PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. (2021) 93-114 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-972-40-9845-6 | |
dc.identifier.slug | cv-prod-2708247 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/6614 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Edições Almedina | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Animação sociocultural | pt_PT |
dc.subject | Inclusão social | pt_PT |
dc.subject | Metodologias ativas de ensino-aprendizagem | pt_PT |
dc.title | Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na promoção da inclusão social: Como abraçar sem tocar | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Portugal | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 114 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 93 | pt_PT |
oaire.citation.title | Percursos para uma educação inclusiva | pt_PT |
person.familyName | Sousa | |
person.givenName | Jenny | |
person.identifier.ciencia-id | D718-1B53-F947 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1626-6746 | |
rcaap.cv.cienciaid | D718-1B53-F947 | Jenny Sousa | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 9f97303b-d3c8-40b2-b90a-6d048a1d8e19 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 9f97303b-d3c8-40b2-b90a-6d048a1d8e19 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- coordenação_e_artigo_Como_abraçar__Percursos_para_uma_Educação_Inclusiva+artigo_com_Ana_e_Miguel.pdf
- Size:
- 1.42 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.33 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: