Repository logo
 
Publication

Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na promoção da inclusão social: Como abraçar sem tocar

dc.contributor.authorSousa, Jenny
dc.contributor.authorFontes, Ana
dc.contributor.authorMesquita, Miguel
dc.date.accessioned2022-02-09T13:34:18Z
dc.date.available2022-02-09T13:34:18Z
dc.date.issued2021
dc.date.updated2022-02-09T13:16:12Z
dc.description.abstractNum período excecional da nossa contemporaneidade, vivem-se desafios perante os quais não se pode ficar indiferente; assim, é em pleno período pandémico que o projeto «Como abraçar sem tocar» se concebe e tem o seu desenvolvimento. Partindo de diferentes ofertas formativas da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, que têm como tónica comum a animação sociocultural no seu curriculum, procurou-se envolver os estudantes em metodologias ativas de ensino-aprendizagem, visando a aplicação dos saberes adquiridos em diversos contextos reais e a construção de novos saberes técnicos e profissionais, que constituíssem também uma mais-valia para as entidades parceiras. Partindo desta intencionalidade, foi criado, implementado e avaliado um conjunto muito diversificado de projetos adaptados a diferentes contextos de intervenção, seguindo a metodologia dos ciclos de planificação-ação, observação e reflexão. Neste artigo pretende-se apresentar os resultados de um estudo qualitativo em que se procura conhecer as representações dos estudantes relativamente à metodologia de ensino-aprendizagem e perceber o impacto que esta teve nos processos de humanização e (re)construção das relações nas instituições da comunidade de pertença da ESECS. Através da metodologia investigação-ação e utilizando a técnica de análise de conteúdo nos relatórios individuais dos estudantes e nas entrevistas aos profissionais, foi possível perceber que estas metodologias de ensino-aprendizagem são fundamentais na aquisição de competências pessoais e profissionais dos estudantes e que as estratégias de animação sociocultural assumem um papel potenciador de ambientes de humanização e de fomento de relações.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSousa, J., Fontes, A. e Mesquita, M., Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na promoção da inclusão social: Como abraçar sem tocar. in Includit - PERCURSOS PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. (2021) 93-114pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-40-9845-6
dc.identifier.slugcv-prod-2708247
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/6614
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherEdições Almedinapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAnimação socioculturalpt_PT
dc.subjectInclusão socialpt_PT
dc.subjectMetodologias ativas de ensino-aprendizagempt_PT
dc.titleMetodologias ativas de ensino-aprendizagem na promoção da inclusão social: Como abraçar sem tocarpt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortugalpt_PT
oaire.citation.endPage114pt_PT
oaire.citation.startPage93pt_PT
oaire.citation.titlePercursos para uma educação inclusivapt_PT
person.familyNameSousa
person.givenNameJenny
person.identifier.ciencia-idD718-1B53-F947
person.identifier.orcid0000-0003-1626-6746
rcaap.cv.cienciaidD718-1B53-F947 | Jenny Sousa
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication9f97303b-d3c8-40b2-b90a-6d048a1d8e19
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery9f97303b-d3c8-40b2-b90a-6d048a1d8e19

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
coordenação_e_artigo_Como_abraçar__Percursos_para_uma_Educação_Inclusiva+artigo_com_Ana_e_Miguel.pdf
Size:
1.42 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.33 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: