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Advisor(s)
Abstract(s)
Atualmente, as organizações confrontam-se com um conjunto de novos problemas e desafios em
que a temática da sustentabilidade organizacional se encontra no centro de todas as atenções. Num
ambiente diversificado de problemas ambientais, económicos e sociais, a procura de práticas
organizativas diferenciadoras e integradas numa lógica de longo prazo influenciam o
desenvolvimento de novos comportamentos empresariais dando lugar a uma responsabilidade social
corporativa. O desenvolvimento de estratégias com o envolvimento dos stakeholders e com recurso
às novas tecnologias de informação e comunicação, nomeadamente com o uso da internet assume
relevo na construção da identidade corporativa e uma importância crescente num ambiente cada vez
mais competitivo e global.
O presente estudo tem como objetivo analisar como algumas das empresas de animação turística
portuguesas, procedem à comunicação e divulgação das suas práticas e desenvolvimento de projetos
de responsabilidade social na Internet, através dos seus websites corporativos. Atendendo a um
conjunto de indicadores de divulgação online de Responsabilidade Social, previamente definidos e
baseados em revisão de literatura, a investigação permitiu observar que apenas uma pequena
minoria destes agentes de animação turística o divulga. De forma geral, a divulgação é realizada de
forma deficiente revelando um reduzido desempenho na Comunicação da Responsabilidade Social
nos seus websites.
Description
Comunicação apresentada na ICTR – Conferência Internacional de Animação Turística / International Conference on Tourism Recreation, ESTM, Peniche, 2012.
Keywords
Responsabilidade social corporativa Comunicação da responsabilidade social Internet Identidade social corporativa Empresas de animação turística Corporate social Websites corporativos Tourism recreation CSR communication