Repository logo
 
Publication

A tecnologia como facilitador no processo ensino-aprendizagem da Matemática

dc.contributor.authorSantos, E.
dc.contributor.authorOliveira, M. F.
dc.contributor.authorTavares, F. O.
dc.date.accessioned2024-04-22T13:07:41Z
dc.date.available2024-04-22T13:07:41Z
dc.date.issued2022-10
dc.date.updated2024-04-22T12:23:04Z
dc.description.abstractAs experiências que o ser humano vivencia em sociedade ao longo da sua vida desempenham um papel muito importante na construção do seu conhecimento. A aprendizagem é, portanto, uma atividade socialmente mediada por diferentes intervenientes, entre os quais se destacam, os professores, os colegas de turma e o uso de tecnologias. Deste modo, pretende-se averiguar se o uso do software GeoGebra é um elemento facilitador na aprendizagem e de melhoria do desempenho dos estudantes na área de Matemática. Participaram neste estudo, 80 estudantes da licenciatura de Educação Básica. Os estudantes realizaram atividades em grupos com e sem a utilização de software e, participaram também no preenchimento de um questionário que analisava a sua perceção acerca do uso do referido software, no estudo de funções. Os resultados evidenciam que a perceção dos estudantes sobre a utilização do software é positiva e que o seu desempenho melhora significativamente quando o utilizam para a resolução de atividades em grupo, havendo interação entre o professor e os estudantes. Assim, constata-se que, no ensino com recurso a software, o professor desempenha um papel de facilitador do processo de aprendizagem e que, os estudantes enquanto futuros professores consideram também utilizar o software no ensino, pois consideram-no um instrumento potencializador da aprendizagem. Perante estes resultados, espera-se que os futuros professores recorram à utilização de tecnologias atuais, em contexto de sala de aula, de modo a melhorar a confiança e o entusiasmo dos estudantes na Matemática.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSantos, Eulália & Oliveira, Margarida & Tavares, Fernando. (2022). "A Tecnologia como facilitador no processo ensino-aprendizagem da Matemática". in Livro de Resumos: XXXIV Congresso Internacional da SIPS (Sociedade Iberoamericana de Pedagogia Social) e 10.ª Conferência Internacional de Mediação Intercultural e Intervenção Social.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8797-84-1
dc.identifier.slugcv-prod-3953771
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/9617
dc.language.isoporpt_PT
dc.relationUIDB/04647/2020pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectProfessorpt_PT
dc.subjectEnsinopt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectSoftwarept_PT
dc.subjectTecnologiapt_PT
dc.subjectGeoGebrapt_PT
dc.titleA tecnologia como facilitador no processo ensino-aprendizagem da Matemáticapt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage514pt_PT
oaire.citation.startPage502pt_PT
oaire.citation.titleLivro de Resumos: XXXIV Congresso Internacional da SIPS (Sociedade Iberoamericana de Pedagogia Social) e 10.ª Conferência Internacional de Mediação Intercultural e Intervenção Socialpt_PT
person.familyNameSantos
person.givenNameEulália Maria Mota
person.identifierAAO-4024-2020
person.identifier.ciencia-idD515-A6BD-A750
person.identifier.orcid0000-0001-8069-2657
person.identifier.scopus-author-id37089304300
rcaap.cv.cienciaidD515-A6BD-A750 | Eulália Maria Mota Santos
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationef54e890-81e1-4ae4-a2eb-7c64921798f4
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryef54e890-81e1-4ae4-a2eb-7c64921798f4

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Anexo_AAI2.pdf
Size:
690.45 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.33 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: