Publication
A tecnologia como facilitador no processo ensino-aprendizagem da Matemática
dc.contributor.author | Santos, E. | |
dc.contributor.author | Oliveira, M. F. | |
dc.contributor.author | Tavares, F. O. | |
dc.date.accessioned | 2024-04-22T13:07:41Z | |
dc.date.available | 2024-04-22T13:07:41Z | |
dc.date.issued | 2022-10 | |
dc.date.updated | 2024-04-22T12:23:04Z | |
dc.description.abstract | As experiências que o ser humano vivencia em sociedade ao longo da sua vida desempenham um papel muito importante na construção do seu conhecimento. A aprendizagem é, portanto, uma atividade socialmente mediada por diferentes intervenientes, entre os quais se destacam, os professores, os colegas de turma e o uso de tecnologias. Deste modo, pretende-se averiguar se o uso do software GeoGebra é um elemento facilitador na aprendizagem e de melhoria do desempenho dos estudantes na área de Matemática. Participaram neste estudo, 80 estudantes da licenciatura de Educação Básica. Os estudantes realizaram atividades em grupos com e sem a utilização de software e, participaram também no preenchimento de um questionário que analisava a sua perceção acerca do uso do referido software, no estudo de funções. Os resultados evidenciam que a perceção dos estudantes sobre a utilização do software é positiva e que o seu desempenho melhora significativamente quando o utilizam para a resolução de atividades em grupo, havendo interação entre o professor e os estudantes. Assim, constata-se que, no ensino com recurso a software, o professor desempenha um papel de facilitador do processo de aprendizagem e que, os estudantes enquanto futuros professores consideram também utilizar o software no ensino, pois consideram-no um instrumento potencializador da aprendizagem. Perante estes resultados, espera-se que os futuros professores recorram à utilização de tecnologias atuais, em contexto de sala de aula, de modo a melhorar a confiança e o entusiasmo dos estudantes na Matemática. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Santos, Eulália & Oliveira, Margarida & Tavares, Fernando. (2022). "A Tecnologia como facilitador no processo ensino-aprendizagem da Matemática". in Livro de Resumos: XXXIV Congresso Internacional da SIPS (Sociedade Iberoamericana de Pedagogia Social) e 10.ª Conferência Internacional de Mediação Intercultural e Intervenção Social. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8797-84-1 | |
dc.identifier.slug | cv-prod-3953771 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/9617 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.relation | UIDB/04647/2020 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Professor | pt_PT |
dc.subject | Ensino | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Software | pt_PT |
dc.subject | Tecnologia | pt_PT |
dc.subject | GeoGebra | pt_PT |
dc.title | A tecnologia como facilitador no processo ensino-aprendizagem da Matemática | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 514 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 502 | pt_PT |
oaire.citation.title | Livro de Resumos: XXXIV Congresso Internacional da SIPS (Sociedade Iberoamericana de Pedagogia Social) e 10.ª Conferência Internacional de Mediação Intercultural e Intervenção Social | pt_PT |
person.familyName | Santos | |
person.givenName | Eulália Maria Mota | |
person.identifier | AAO-4024-2020 | |
person.identifier.ciencia-id | D515-A6BD-A750 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-8069-2657 | |
person.identifier.scopus-author-id | 37089304300 | |
rcaap.cv.cienciaid | D515-A6BD-A750 | Eulália Maria Mota Santos | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | ef54e890-81e1-4ae4-a2eb-7c64921798f4 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | ef54e890-81e1-4ae4-a2eb-7c64921798f4 |