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Abstract(s)
Este livro agrega vários capítulos, unidos sobre a temática geral
do turismo, património e interculturalidade. São três conceitos que se
cruzam, no contexto das sociedades em que vivemos neste século XXI.
São, também, centrais na conjuntura sociocultural atual, uma vez que
constituem produtos e, simultanemante, produtores da globalização. As
origens do turismo, tal como o concebemos na atualidade, remontam aos
séculos XVIII e XIX. O turismo deve o seu desenvolvimento ao
aparecimento de uma modernidade assente no novo quadro iluminista,
em que a partir do paradigma técnico-científico, as atividades económicas
tiveram um desenvolvimento sem precedentes, transformando a
acumulação de capital e o tempo livre, em bens ao alcance das massas
populacionais. A partir daqui, desenvolvem-se as viagens turísticas
incrementando, num movimento sem precedentes, os contactos
interculturais. Todo o tipo de turismo, cultural, balnear, ou outro, acaba
por envolver encontros entre populações diversas, cujas marcas
identitárias estão gravadas no seu património cultural, material ou
imaterial. O conceito de património cultural é, também, moderno e surge
no século XVII, como ferramenta desenvolvida e utilizada pelas elites
políticas, que o passam a utilizar para construir a noção de identidade
nacional e da cidadania.
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Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Instituto Politécnico de Leiria