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A satisfação dos professores: algumas implicações práticas para os modelos de desenvolvimento profissional docente

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O presente artigo procura dar conta das principais conclusões decorrentes de um estudo que pretendia a análise e o esclarecimento da seguinte problemática: qual a eficácia preditiva de constructos de natureza psicológica e de variáveis sociodemográficas na satisfação com o trabalho docente? Com base numa amostra de 752 professores de 20 escolas da zona Oeste e utilizando o modelo de regressão hierárquica, os resultados conduziram-nos à constatação de uma maior eficácia preditiva das variáveis de natureza psicológica (como sejam a auto-estima, a motivação intríseca, o locus de controlo, o sentido de autonomia e a satisfação com a vida em geral) face às sociodemográficas (como o sexo, a idade, o tempo de experiência docente ou o nível de ensino leccionado), para o bem-estar dos professores, em situação de trabalho. Em termos de implicações práticas, importa destacar a relevância que os dados conferem à estruturação de estratégias que incidam sobre a construção e desenvolvimento de competências ao nível da personalidade do professor, competências perspectivadas como significativas para um melhor ajustamento às exigências da actividade docente e propiciadoras de satisfação profissional.

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Keywords

Satisfação no trabalho Docente

Citation

SECO, Graça Maria dos Santos Batista - A satisfação dos professores: algumas implicações práticas para os modelos de desenvolvimento profissional docente. Educação & Comunicação. N.º 8 (Jan. 2005), p. 73-91.

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Publisher

Instituto Politécnico de Leiria. Escola Superior de Educação de Leiria

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