Repository logo
 
Publication

A satisfação dos professores: algumas implicações práticas para os modelos de desenvolvimento profissional docente

dc.contributor.authorSeco, Graça Maria dos Santos Batista
dc.date.accessioned2009-08-13T08:36:02Z
dc.date.available2009-08-13T08:36:02Z
dc.date.issued2005-01
dc.description.abstractO presente artigo procura dar conta das principais conclusões decorrentes de um estudo que pretendia a análise e o esclarecimento da seguinte problemática: qual a eficácia preditiva de constructos de natureza psicológica e de variáveis sociodemográficas na satisfação com o trabalho docente? Com base numa amostra de 752 professores de 20 escolas da zona Oeste e utilizando o modelo de regressão hierárquica, os resultados conduziram-nos à constatação de uma maior eficácia preditiva das variáveis de natureza psicológica (como sejam a auto-estima, a motivação intríseca, o locus de controlo, o sentido de autonomia e a satisfação com a vida em geral) face às sociodemográficas (como o sexo, a idade, o tempo de experiência docente ou o nível de ensino leccionado), para o bem-estar dos professores, em situação de trabalho. Em termos de implicações práticas, importa destacar a relevância que os dados conferem à estruturação de estratégias que incidam sobre a construção e desenvolvimento de competências ao nível da personalidade do professor, competências perspectivadas como significativas para um melhor ajustamento às exigências da actividade docente e propiciadoras de satisfação profissional.pt
dc.identifier.citationSECO, Graça Maria dos Santos Batista - A satisfação dos professores: algumas implicações práticas para os modelos de desenvolvimento profissional docente. Educação & Comunicação. N.º 8 (Jan. 2005), p. 73-91.pt
dc.identifier.issn0874-6346
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/84
dc.language.isoporpt
dc.publisherInstituto Politécnico de Leiria. Escola Superior de Educação de Leiriapt
dc.subjectSatisfação no trabalhopt
dc.subjectDocentept
dc.titleA satisfação dos professores: algumas implicações práticas para os modelos de desenvolvimento profissional docentept
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLeiriapt
oaire.citation.endPage91pt
oaire.citation.startPage73pt
oaire.citation.titleEducação & Comunicaçãopt
person.familyNameSeco
person.givenNameGraça
person.identifier.ciencia-idF015-82B4-8D75
person.identifier.orcid0000-0001-8604-3471
rcaap.rightsopenAccess
rcaap.typearticlept
relation.isAuthorOfPublicationfb7e7904-34af-472d-b513-8ac6b2e847da
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfb7e7904-34af-472d-b513-8ac6b2e847da

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Revista.pdf
Size:
3.67 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: