ESECS - Revista Educação & Comunicação n.º 8 (Jan. 2005)
Permanent URI for this collection
Browse
Recent Submissions
- Ensino precoce de línguas estrangeiras : algumas práticas curricularesPublication . Oliveira, Lúcia; Lopes, Ana Isabel; Welch, GraçaO nosso envolvimento na concepção curricular e na leccionação de disciplinas do Curso de Estudos Superiores Especializados (CESE) em Ensino Precoce das Línguas Estrangeiras (EPLE), que funcionou na Escola Superior de Educação (ESE) de Leiria nos anos lectivos de 1999/2000 e 2000/2001, despertou-nos o interesse em conhecer a situação do ensino das LÍNGUAS ESTRANGEIRAS (LE) nos Jardins de Infância e escolas do 1.º ciclo do EB, da área de influência da ESE de Leiria. Interessava-nos saber que instituições estavam envolvidas neste projecto e de que forma o estavam a implementar. Com este trabalho propomo-nos fazer uma breve caracterização sobre algumas questões curriculares e metodológicas que se prendem com a iniciação à Língua Estrangeira (LE) nos Jardins de Infância e nas escolas do 1.º ciclo do EB, da área de influência da ESE de Leiria. Para o efeito construímos um questionário que foi enviado às Comissões Executivas Instaladoras dos diferentes agrupamentos e, no caso das escolas não organizadas em agrupamentos, às Delegações Escolares da área do CAE de Leiria e do Oeste. Os dados recolhidos reportam-se ao ano lectivo de 1999/2000.
- Cidadania, urbanismo e democracia : a participação pública nas decisões político-administrativasPublication . Jacinto, José AlfredoO direito de informação e "participação pública" assume uma especial importância na defesa dos novos valores socio-culturais desta transição de século, nomeadamente em matéria ambiental e de qualidade de vida urbana dos cidadãos. A verdade é que não pode haver urbanismo de qualidade se ele não estiver devidamente enquadrado numa política global de ordenamento do território e planeamento ambiental. O urbanismo pode encarar-se quer como uma ciência interdisciplinar de índole complexa metodologicamente sistémica, contínua e criadora, que pretende englobar o social e o espacial, quer como técnica que decorre da aplicação das metodologias de planea¬mento à intervenção sobre o "urbano" (Tribillon, 1991; Caria, 1993; Pereira, 1994). Neste momento, pode afirmar-se que os assuntos ligados ao ordenamento do território e ao urbanismo, pelas implicações (positivas e/ou negativas) que possam ter no quotidiano das populações, ao nível da sua qualidade de vida, constituem, de facto, excelentes campos para a intervenção dos particulares, quer a nível individual, quer associativo, na preparação das decisões que a Administração Pública tem de tomar, tendo em vista a aprovação dos instrumentos que irão definir o modo de ocupação do espaço territorial. Sublinhe-se, assim, a confirmação do direito à informação e participação do "público" (Rosa Pires, 1995). Desta forma, só perante uma verdadeira "democratização" do planeamento urbano territorial e municipal será possível fazer aproximar os (legítimos) anseios das populações aos centros de decisão no processo de planeamento. Neste sentido, se cita, traduzindo, Lopez Pellicer: "o urbanismo é a única matéria que pode hoje fazer sacudir a apatia e o desinteresse dos cidadãos pela coisa pública". Ora isso, em última instância, revela a existência de uma crise de cidadania que reflecte uma outra crise dos paradigmas explicativos da denominada "questão urbana" (Castells, 1972, 1984; Matias Ferreira, 2001). O que exige uma reformulação analítica decorrente de uma mudança de paradigma (Jacinto, 2001 a). Apresentam-se, assim, os actores/agentes da acção política da cidade que são, eles próprios, os actores centrais da mudança social. Mudança que significa, sobretudo, antes de mais, o desenvolvimento de uma maior consciência e notória percepção cultural dos chamados direitos e deveres urbanos dos cidadãos. Enfatiza-se aqui a urgência de um estatuto de cidadania (com uma estrutura forte de formação cívica) que possibilite, então, um exercício pleno da democracia.
- O lúdicoPublication . Dias, Isabel Simões
- As experiências de terreno na formação inicial de professoresPublication . Antunes, Sílvia; Menino, Hugo Lopes
- Os museus : entre a pedagogia e a interpretação (um estudo de caso : o Museu de Alberto Sampaio)Publication . Magalhães, Fernando Paulo Oliveira
- Educação em valores : a emergência do sujeito ético? Uma abordagem narrativa da experiência ético-moralPublication . Canastra, Fernando Augusto CoelhoA problemática da Educação em Valores, no contexto do ensino público, inscreve¬-se num debate "controverso", uma vez que articula um conjunto de questões para as quais não existe nem uma resposta única, nem tão pouco um consenso desejável. Assim, num primeiro momento, a reflexão centra-se nas "aporias" em torno da definição ambígua de: "educação em valores". Num segundo momento, procura-se inscrever o debate cognição moral "versus" experiência moral, optando por realçar a necessidade urgente de integrar as duas perspectivas num todo inteligível, que procure articular tanto a dimensão singular do sujeito (subjectivação), como a dimensão socializadora das influências com as quais o sujeito interage (socialização), como a dimensão ecológica na qual está inscrito este processo de construção da personalidade moral (ecologização). Finalmente, num terceiro momento, discute-se a possibilidade de integrar os vários elementos, debatidos ao longo desta reflexão, reorganizando-os numa lógica narrativa, propícia à emergência do sujeito ético.
- Da (im)possibilidade do amor em "Para Sempre" de Vergílio FerreiraPublication . Carvalho, Maria do Carmo Fonseca Oliveira Gamelas de
- As competências e as aprendizagens nos contextos académicos e profissionaisPublication . Pinheiro, Augusto
- A satisfação dos professores: algumas implicações práticas para os modelos de desenvolvimento profissional docentePublication . Seco, Graça Maria dos Santos BatistaO presente artigo procura dar conta das principais conclusões decorrentes de um estudo que pretendia a análise e o esclarecimento da seguinte problemática: qual a eficácia preditiva de constructos de natureza psicológica e de variáveis sociodemográficas na satisfação com o trabalho docente? Com base numa amostra de 752 professores de 20 escolas da zona Oeste e utilizando o modelo de regressão hierárquica, os resultados conduziram-nos à constatação de uma maior eficácia preditiva das variáveis de natureza psicológica (como sejam a auto-estima, a motivação intríseca, o locus de controlo, o sentido de autonomia e a satisfação com a vida em geral) face às sociodemográficas (como o sexo, a idade, o tempo de experiência docente ou o nível de ensino leccionado), para o bem-estar dos professores, em situação de trabalho. Em termos de implicações práticas, importa destacar a relevância que os dados conferem à estruturação de estratégias que incidam sobre a construção e desenvolvimento de competências ao nível da personalidade do professor, competências perspectivadas como significativas para um melhor ajustamento às exigências da actividade docente e propiciadoras de satisfação profissional.