Repository logo
 
Publication

Acessibilidade da comunicação em contextos educativos

dc.contributor.authorFreire, Carla
dc.contributor.authorSantos, Filipe
dc.date.accessioned2024-01-29T19:36:18Z
dc.date.available2024-01-29T19:36:18Z
dc.date.issued2022
dc.date.updated2024-01-29T19:25:16Z
dc.description.abstractA revolução causada pelos novos meios digitais está a sentir-se em todas as áreas da sociedade, tendo vindo a contribuir, em particular, para o ‘direito à educação’. Este direito, tão importante nas sociedades democráticas, está cada vez mais a ser uma realidade, sobretudo se se considerarem algumas pessoas que, pelas suas características específicas, acediam às oportunidades educativas em situação de desigualdade. Contudo, também existe o perigo de esta revolução digital trazer novas desi gualdades no acesso à educação. Neste sentido, é importante que os vários agentes educativos conheçam os aspetos fundamentais da sua área de intervenção (usando uma pedagogia diferenciada) mas também que reflitam sobre a acessibilidade das suas abordagens. Neste artigo faz-se uma reflexão sobre alguns pressupostos da educação con temporânea (diferenciada e inclusiva) e sobre como, em termos de comunicação, se pode incorporar uma ‘cultura de acessibilidade’ nas escolas. Em particular, apresentamos um conjunto de técnicas que podem ser aplicadas aos novos meios digitais, baseadas numa perspetiva de Desenho Universal para a Aprendizagem, de forma a que estes sejam acessíveis a todos. É, assim, objetivo deste artigo contribuir para a discussão sobre a missão da escola e as suas tecnologias numa sociedade democrática e de igualdade de oportunidades.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-40-0843-9
dc.identifier.slugcv-prod-3139409
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/9366
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherEdições Almedinapt_PT
dc.relationUIDB/04647/2020pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAcessibilidade da documentaçãopt_PT
dc.subjectAcessibilidade do softwarept_PT
dc.subjectDesenho Universal para a Aprendizagempt_PT
dc.subjectAudiodescriçãopt_PT
dc.titleAcessibilidade da comunicação em contextos educativospt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortugalpt_PT
oaire.citation.endPage72pt_PT
oaire.citation.startPage57pt_PT
oaire.citation.titleEducação inclusiva e acessível, oportunidades e sinergiaspt_PT
person.familyNameFreire
person.familyNameSilva Santos
person.givenNameCarla
person.givenNameFilipe Alexandre
person.identifier.ciencia-id1F16-B11A-59F1
person.identifier.ciencia-idB512-6F54-83BE
person.identifier.orcid0000-0001-7557-9596
person.identifier.orcid0000-0003-1169-5816
rcaap.cv.cienciaid1F16-B11A-59F1 | Carla Sofia Costa Freire
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication0932954c-9f62-4a12-a68c-f8258c49dcda
relation.isAuthorOfPublicatione56eee1e-677c-466a-9991-1ed1087534cd
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0932954c-9f62-4a12-a68c-f8258c49dcda

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
2022_Freire_Santos.pdf
Size:
824.9 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.33 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: