Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
845.01 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A educação intergeracional tem demonstrado que o encontro entre
gerações e a construção de relações intergeracionais saudáveis detêm uma grande
relevância social. Com efeito, quando os projetos e as atividades intergeracionais
permitem às pessoas envolvidas a sua transformação na relação com o outro, são
percetíveis os benefícios, não são só para os participantes, mas também para a
comunidade no geral. Ao cooperar ativamente, as experiências propiciadas pela
educação intergeracional permitem responder a diversos tipos de necessidades e
ajudar as pessoas envolvidas a descobrir e a potencializar um vasto conjunto de
competências, nomeadamente ao nível do respeito e da coesão social. No trabalho
que aqui se apresenta, iniciamos com uma breve reflexão teórica sobre a perti nência da educação intergeracional nas sociedades contemporâneas, avançando
depois para a discussão do papel da animação sociocultural na operacionalização
de atividades desta natureza. De seguida, apresentamos um conjunto de práticas e
projetos de experiência e aprendizagem intergeracional desenvolvidas pela AMITEI
(Associação de Solidariedade Social dos Marrazes – Leiria) enquanto entidade
promotora ou parceira. São exemplos práticos onde foram privilegiados elementos como a experiência, a aprendizagem e a socialização entre gerações. Por fim,
discutimos os projetos à luz das reflexões teóricas desenvolvidas anteriormente e
apresentamos as conclusões.
Description
Keywords
Desenvolvimento comunitário Inclusão social Educação intergeracional
Citation
Publisher
Almedina