Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Educação inclusiva e intergeracional: Reflexões a partir das práticas comunitárias

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

A educação intergeracional tem demonstrado que o encontro entre gerações e a construção de relações intergeracionais saudáveis detêm uma grande relevância social. Com efeito, quando os projetos e as atividades intergeracionais permitem às pessoas envolvidas a sua transformação na relação com o outro, são percetíveis os benefícios, não são só para os participantes, mas também para a comunidade no geral. Ao cooperar ativamente, as experiências propiciadas pela educação intergeracional permitem responder a diversos tipos de necessidades e ajudar as pessoas envolvidas a descobrir e a potencializar um vasto conjunto de competências, nomeadamente ao nível do respeito e da coesão social. No trabalho que aqui se apresenta, iniciamos com uma breve reflexão teórica sobre a perti nência da educação intergeracional nas sociedades contemporâneas, avançando depois para a discussão do papel da animação sociocultural na operacionalização de atividades desta natureza. De seguida, apresentamos um conjunto de práticas e projetos de experiência e aprendizagem intergeracional desenvolvidas pela AMITEI (Associação de Solidariedade Social dos Marrazes – Leiria) enquanto entidade promotora ou parceira. São exemplos práticos onde foram privilegiados elementos como a experiência, a aprendizagem e a socialização entre gerações. Por fim, discutimos os projetos à luz das reflexões teóricas desenvolvidas anteriormente e apresentamos as conclusões.

Description

Keywords

Desenvolvimento comunitário Inclusão social Educação intergeracional

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue