Publication
Educação inclusiva e intergeracional: Reflexões a partir das práticas comunitárias
dc.contributor.author | Sousa, Jenny | |
dc.contributor.author | Mesquita, Miguel | |
dc.date.accessioned | 2023-12-28T09:26:58Z | |
dc.date.available | 2023-12-28T09:26:58Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.date.updated | 2023-12-15T18:27:05Z | |
dc.description.abstract | A educação intergeracional tem demonstrado que o encontro entre gerações e a construção de relações intergeracionais saudáveis detêm uma grande relevância social. Com efeito, quando os projetos e as atividades intergeracionais permitem às pessoas envolvidas a sua transformação na relação com o outro, são percetíveis os benefícios, não são só para os participantes, mas também para a comunidade no geral. Ao cooperar ativamente, as experiências propiciadas pela educação intergeracional permitem responder a diversos tipos de necessidades e ajudar as pessoas envolvidas a descobrir e a potencializar um vasto conjunto de competências, nomeadamente ao nível do respeito e da coesão social. No trabalho que aqui se apresenta, iniciamos com uma breve reflexão teórica sobre a perti nência da educação intergeracional nas sociedades contemporâneas, avançando depois para a discussão do papel da animação sociocultural na operacionalização de atividades desta natureza. De seguida, apresentamos um conjunto de práticas e projetos de experiência e aprendizagem intergeracional desenvolvidas pela AMITEI (Associação de Solidariedade Social dos Marrazes – Leiria) enquanto entidade promotora ou parceira. São exemplos práticos onde foram privilegiados elementos como a experiência, a aprendizagem e a socialização entre gerações. Por fim, discutimos os projetos à luz das reflexões teóricas desenvolvidas anteriormente e apresentamos as conclusões. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-40-0843-9 | |
dc.identifier.slug | cv-prod-3435106 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/9134 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Almedina | pt_PT |
dc.relation | UIDB/04647/2020 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento comunitário | pt_PT |
dc.subject | Inclusão social | pt_PT |
dc.subject | Educação intergeracional | pt_PT |
dc.title | Educação inclusiva e intergeracional: Reflexões a partir das práticas comunitárias | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Portugal | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 150 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 135 | pt_PT |
oaire.citation.title | Educação inclusiva e acessível: Oportunidades e sinergias | pt_PT |
person.familyName | Sousa | |
person.givenName | Jenny | |
person.identifier.ciencia-id | D718-1B53-F947 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1626-6746 | |
rcaap.cv.cienciaid | D718-1B53-F947 | Jenny Sousa | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 9f97303b-d3c8-40b2-b90a-6d048a1d8e19 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 9f97303b-d3c8-40b2-b90a-6d048a1d8e19 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Artigo_educaA_A_o_inclusiva_e_intergeracional_reflexA_es_a_partir_de_prA_ticas_comunitA_rias.pdf
- Size:
- 845.01 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.33 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: