Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.35 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A necessidade de interação das organizações empresariais com os seus stakeholders no
desenvolvimento de estratégias aplicadas ao negócio, leva a uma procura de processos inovadores
de comunicação com recurso às Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC). O uso
massificado e a popularização da Internet, permite a utilização desta ferramenta como meio de
comunicação de excelência, nos processos de comunicação organizacional, nomeadamente através
dos seus websites.
A ausência de estudos sobre esta linha de investigação, tendo como objeto de estudo o setor dos
agentes de animação turística, conduziu à escolha deste subsetor económico do turismo - as
Empresas de Animação Turística (EAT) em Portugal inscritas no Registo Nacional de Agentes de
Animação Turística1.
Este estudo tem como objetivo a avaliação da eficácia da comunicação de marketing online, através
dos websites corporativos. Assim, no desenvolvimento da pesquisa procurou-se examinar como os empresários responsáveis pela gestão das EAT estão a utilizar as NTIC em geral, e a web em
particular, para a comunicação e interação com os seus públicos de interesse (stakeholders).
A metodologia procurou incorporar elementos parciais de vários instrumentos de análise
perscrutados na revisão de literatura e que possibilitam uma análise descritiva dos conteúdos dos
websites analisados, bem como, o grau de intensidade com que as EAT utilizam as NTIC para difundir informação e estabelecer interação com os seus públicos.
Os resultados evidenciam uma fraca presença de alguns itens, revelando a ausência de definição de estratégias de comunicação de marketing online, concluindo-se ainda que existe um fraco interesse
em estabelecer mecanismos de interação das EAT com os seus stakeholders, através do website.
Description
Comunicação apresentada na ICTR – Conferência Internacional de Animação Turística - International Conference on Tourism Recreation, ESTM, Peniche, 2012.
Keywords
Comunicação de marketing online Empresas de animação turística Interação com os stakeholders Avaliação de websites corporativos Online marketing communication Business tourism recreation Stakeholder interaction