Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Comunicação de marketing online – avaliação dos websites de empresas de animação turística em Portugal

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

A necessidade de interação das organizações empresariais com os seus stakeholders no desenvolvimento de estratégias aplicadas ao negócio, leva a uma procura de processos inovadores de comunicação com recurso às Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC). O uso massificado e a popularização da Internet, permite a utilização desta ferramenta como meio de comunicação de excelência, nos processos de comunicação organizacional, nomeadamente através dos seus websites. A ausência de estudos sobre esta linha de investigação, tendo como objeto de estudo o setor dos agentes de animação turística, conduziu à escolha deste subsetor económico do turismo - as Empresas de Animação Turística (EAT) em Portugal inscritas no Registo Nacional de Agentes de Animação Turística1. Este estudo tem como objetivo a avaliação da eficácia da comunicação de marketing online, através dos websites corporativos. Assim, no desenvolvimento da pesquisa procurou-se examinar como os empresários responsáveis pela gestão das EAT estão a utilizar as NTIC em geral, e a web em particular, para a comunicação e interação com os seus públicos de interesse (stakeholders). A metodologia procurou incorporar elementos parciais de vários instrumentos de análise perscrutados na revisão de literatura e que possibilitam uma análise descritiva dos conteúdos dos websites analisados, bem como, o grau de intensidade com que as EAT utilizam as NTIC para difundir informação e estabelecer interação com os seus públicos. Os resultados evidenciam uma fraca presença de alguns itens, revelando a ausência de definição de estratégias de comunicação de marketing online, concluindo-se ainda que existe um fraco interesse em estabelecer mecanismos de interação das EAT com os seus stakeholders, através do website.

Description

Comunicação apresentada na ICTR – Conferência Internacional de Animação Turística - International Conference on Tourism Recreation, ESTM, Peniche, 2012.

Keywords

Comunicação de marketing online Empresas de animação turística Interação com os stakeholders Avaliação de websites corporativos Online marketing communication Business tourism recreation Stakeholder interaction

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue