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Advisor(s)
Abstract(s)
Considerando que o conhecimento dos pictogramas de substâncias perigosas é fundamental
para promover atitudes que minimizem impactes no ambiente e na saúde, foi levado a cabo
o trabalho que aqui se apresenta, alicerçado nos seguintes objetivos: i) avaliar o nível de
perceção dos estudantes de Cursos Técnicos Superiores Profissionais de uma instituição
do ensino superior sobre os pictogramas de substâncias perigosas, definidos pelo GHS, ii)
compreender de que modo a estratégia formativa trabalhada com os estudantes contribuiu
para a mudança conceptual sobre a interpretação dos pictogramas de substância perigosas
e iii) realçar a importância do conhecimento dos pictogramas de substâncias perigosas de
forma a minimizar o potencial de ocorrência de acidentes ambientais, acidentes de trabalho
e de doenças profissionais. Foi analisada a compreensão destes pictogramas por parte de
669 estudantes, antes e após formação sobre o tema. A análise dos dados por pictograma
em função da área de formação, idade e estatuto de trabalhador estudante ou não, foi
efetuada com ferramentas de estatística descritiva e através de testes de hipóteses.
Em média, o nível de compreensão correto dos pictogramas após a formação (61.19%) foi
superior ao observado antes da formação (30.75%).
A formação em risco químico é essencial para melhorar o nível de compreensão dos
respetivos pictogramas, e deverá ser valorizada e incluída nos currículos escolares desde a
escolaridade obrigatória até ao ensino superior.
Description
Keywords
Pictogramas de substâncias perigosas Formação superior Acidentes de trabalho Acidentes ambientais Doenças profissionais Saúde humana
Citation
Monteiro, S., Heleno, L., Sebastião, F., Ispolnov, K. & Santos, O. (2022). (in)formação sobre pictogramas de substâncias perigosas: (re)conhecer impactes no ambiente e na saúde. Egitania Sciencia, 30 (jan/jun), pp.121‐143.
Publisher
Instituto Politécnico da Guarda