Repository logo
 
Publication

O futuro dos programas de fidelização na hotelaria em Portugal: Um estudo preliminar

dc.contributor.authorLaia, Ana
dc.contributor.authorCampos, Filipa
dc.contributor.authorFonseca, Júlia
dc.date.accessioned2023-01-18T12:56:02Z
dc.date.available2023-01-18T12:56:02Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractObjetivo: Com este trabalho tentou perceber-se a utilidade e pertinência da existência dos programas de fidelização (PF / PF’s) na hotelaria e os desafios que os mesmos enfrentam, nomeadamente a forma como deverão ser revistos e adaptados à nova geração Millennials. Metodologia: Do ponto de vista metodológico, o presente trabalho tem caráter exploratório; foi elaborada uma revisão da literatura baseada numa análise documental, obras escritas, artigos científicos e web-sites direcionados à hotelaria que permitiram uma comparação dos PF´s de 5 cadeias hoteleiras existente em Portugal. Limitações: A pesquisa efetuada trata-se de uma pesquisa preliminar de caráter exploratório que, no futuro, poderá ser desenvolvida. Originalidade: Vários autores comentam a utilidade e pertinência dos programas de fidelização na hotelaria, no entanto, são fundamentais para aumentar a receita dos hotéis e estimular o retorno dos clientes. O seu surgimento provocou uma transformação no mercado do turismo e a ideia inicial era a de presentear hóspedes fiéis com vantagens através da acumulação de pontos. Contudo, os mesmos enfrentam desafios constantes, sendo que o principal, de acordo com a pesquisa, é saber até que ponto os programas existentes terão de ser revistos na sua estrutura mais tradicional, de forma a que se possam adaptar à geração Millennials (Pinto,2018; Teixeira, 2018). Resultados: Da comparação feita aos programas de fidelização das 5 maiores cadeias hoteleiras a operar em Portugal, concluiu-se que se começa a assistir a uma readaptação dos benefícios que estes PF’s oferecem aos seus clientes, de modo a conseguir alcançar a geração Millennials.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationLaia, A., Campos, F., & Fonseca, J. (2020). O futuro dos programas de fidelização na hotelaria em Portugal: Um estudo preliminar. European Journal of Applied Business Management, 6(1), 90-104.pt_PT
dc.identifier.issn2183-5594
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/8030
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherISAG - European Business Schoolpt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/497pt_PT
dc.subjectFidelizarpt_PT
dc.subjectGeração Millennialspt_PT
dc.subjectHóspedespt_PT
dc.subjectHotelariapt_PT
dc.subjectMarketing relacionalpt_PT
dc.subjectProgramas de fidelizaçãopt_PT
dc.titleO futuro dos programas de fidelização na hotelaria em Portugal: Um estudo preliminarpt_PT
dc.title.alternativeThe future of hotel loyalty programs in Portugal: A preliminary studypt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage104pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage90pt_PT
oaire.citation.titleEuropean Journal of Applied Business and Managementpt_PT
oaire.citation.volume6pt_PT
person.familyNameCampos
person.familyNameFonseca
person.givenNameFilipa Alexandra Gomes de
person.givenNameJúlia Fragoso
person.identifier.ciencia-idFA10-3BC8-DBCC
person.identifier.ciencia-id651E-C5A9-82F5
person.identifier.orcid0000-0002-1954-3940
person.identifier.orcid0000-0002-6379-9898
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication0390fb36-8306-49e1-b173-d69d8f08de3a
relation.isAuthorOfPublication5f229bb3-b62b-4abb-8293-c59e6a27074e
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery5f229bb3-b62b-4abb-8293-c59e6a27074e

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Laia et al_2020_The Future of Hotel Loyalty Programs in Portugal.pdf
Size:
299.72 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: