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Advisor(s)
Abstract(s)
O presente artigo procura sistematizar as principais conclusões decorrentes
de um estudo realizado com o objectivo de avaliar as relações existentes entre as
redes de suporte social e a adaptação do jovem estudante ao Ensino Superior, bem
como as respectivas implicações na sua satisfação com a vida em geral. Com base
numa amostra de 996 alunos que, no ano lectivo de 2003/04 se encontravam a frequentar
o primeiro ano das cinco escolas do Instituto Politécnico de Leiria, os resultados
conduziram-nos à constatação de que o género, o grau de opção de escola e de curso
influenciaram significativamente a qualidade de adaptação ao Ensino Superior. O facto
do jovem estudante permanecer (ou não) na “residência-mãe”, bem como o seu
envolvimento em actividades associativas emergiram como variáveis a considerar, ainda,
no âmbito da problemática em análise. À semelhança de outras investigações, a percepção
do suporte social constitui uma condição importante para o bem-estar físico, relacional
e psicológico do jovem, no seu processo de adaptação ao novo contexto académico.
Considerando os resultados obtidos, procuramos operacionalizar algumas implicações
práticas para o desenvolvimento de serviços de suporte e de apoio a disponibilizar
ao jovem estudante, na sua transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior.
Description
Keywords
Adaptação ao ensino superior Suporte social
Citation
SECO, Graça Maria dos Santos Batista e outros - Para uma abordagem psicológica da transição do ensino secundário para o ensino superior: pontes e alçapões. Psicologia e Educação. Vol. IV, n.º 1 (Dez. 2005), p. 7-21.
Publisher
Universidade da Beira Interior. Departamento de Psicologia e Educação