Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Para uma abordagem psicológica da transição do ensino secundário para o ensino superior: pontes e alçapões

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
ESTUDO IPL REVISTA UBI.pdf503.3 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente artigo procura sistematizar as principais conclusões decorrentes de um estudo realizado com o objectivo de avaliar as relações existentes entre as redes de suporte social e a adaptação do jovem estudante ao Ensino Superior, bem como as respectivas implicações na sua satisfação com a vida em geral. Com base numa amostra de 996 alunos que, no ano lectivo de 2003/04 se encontravam a frequentar o primeiro ano das cinco escolas do Instituto Politécnico de Leiria, os resultados conduziram-nos à constatação de que o género, o grau de opção de escola e de curso influenciaram significativamente a qualidade de adaptação ao Ensino Superior. O facto do jovem estudante permanecer (ou não) na “residência-mãe”, bem como o seu envolvimento em actividades associativas emergiram como variáveis a considerar, ainda, no âmbito da problemática em análise. À semelhança de outras investigações, a percepção do suporte social constitui uma condição importante para o bem-estar físico, relacional e psicológico do jovem, no seu processo de adaptação ao novo contexto académico. Considerando os resultados obtidos, procuramos operacionalizar algumas implicações práticas para o desenvolvimento de serviços de suporte e de apoio a disponibilizar ao jovem estudante, na sua transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior.

Description

Keywords

Adaptação ao ensino superior Suporte social

Citation

SECO, Graça Maria dos Santos Batista e outros - Para uma abordagem psicológica da transição do ensino secundário para o ensino superior: pontes e alçapões. Psicologia e Educação. Vol. IV, n.º 1 (Dez. 2005), p. 7-21.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade da Beira Interior. Departamento de Psicologia e Educação

CC License