Repository logo
 
Publication

Para uma abordagem psicológica da transição do ensino secundário para o ensino superior: pontes e alçapões

dc.contributor.authorSeco, Graça Maria dos Santos Batista
dc.contributor.authorCasimiro, Mafalda Cristina Salema Monteiro
dc.contributor.authorPereira, Maria Isabel Alves Rodrigues
dc.contributor.authorDias, Isabel Simões
dc.contributor.authorCustódio, Susana Margarida Rodrigues
dc.date.accessioned2009-08-11T13:24:56Z
dc.date.available2009-08-11T13:24:56Z
dc.date.issued2005-12
dc.description.abstractO presente artigo procura sistematizar as principais conclusões decorrentes de um estudo realizado com o objectivo de avaliar as relações existentes entre as redes de suporte social e a adaptação do jovem estudante ao Ensino Superior, bem como as respectivas implicações na sua satisfação com a vida em geral. Com base numa amostra de 996 alunos que, no ano lectivo de 2003/04 se encontravam a frequentar o primeiro ano das cinco escolas do Instituto Politécnico de Leiria, os resultados conduziram-nos à constatação de que o género, o grau de opção de escola e de curso influenciaram significativamente a qualidade de adaptação ao Ensino Superior. O facto do jovem estudante permanecer (ou não) na “residência-mãe”, bem como o seu envolvimento em actividades associativas emergiram como variáveis a considerar, ainda, no âmbito da problemática em análise. À semelhança de outras investigações, a percepção do suporte social constitui uma condição importante para o bem-estar físico, relacional e psicológico do jovem, no seu processo de adaptação ao novo contexto académico. Considerando os resultados obtidos, procuramos operacionalizar algumas implicações práticas para o desenvolvimento de serviços de suporte e de apoio a disponibilizar ao jovem estudante, na sua transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior.pt
dc.identifier.citationSECO, Graça Maria dos Santos Batista e outros - Para uma abordagem psicológica da transição do ensino secundário para o ensino superior: pontes e alçapões. Psicologia e Educação. Vol. IV, n.º 1 (Dez. 2005), p. 7-21.pt
dc.identifier.issn1645-6084
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/55
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade da Beira Interior. Departamento de Psicologia e Educaçãopt
dc.subjectAdaptação ao ensino superiorpt
dc.subjectSuporte socialpt
dc.titlePara uma abordagem psicológica da transição do ensino secundário para o ensino superior: pontes e alçapõespt
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCovilhãpt
oaire.citation.endPage21pt
oaire.citation.startPage7pt
oaire.citation.titlePsicologia e Educaçãopt
person.familyNameSeco
person.familyNamePereira
person.familyNamePinto Simões Dias
person.familyNameCustódio
person.givenNameGraça
person.givenNameIsabel
person.givenNameMaria Isabel
person.givenNameSusana
person.identifier.ciencia-idF015-82B4-8D75
person.identifier.ciencia-id3917-696A-3DB5
person.identifier.ciencia-id521C-3569-D044
person.identifier.ciencia-id811B-7B87-0B31
person.identifier.orcid0000-0001-8604-3471
person.identifier.orcid0000-0001-6688-5479
person.identifier.orcid0000-0001-5522-3760
person.identifier.orcid0000-0002-0075-0245
person.identifier.scopus-author-id57195635835
rcaap.rightsopenAccess
rcaap.typearticlept
relation.isAuthorOfPublicationfb7e7904-34af-472d-b513-8ac6b2e847da
relation.isAuthorOfPublication73447804-0e59-44d4-a420-abfaa1427e29
relation.isAuthorOfPublication49a63273-5b4d-42b4-ba47-9e85eba76a54
relation.isAuthorOfPublicationf462fdbc-53a5-4f34-b28a-02596a508a83
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfb7e7904-34af-472d-b513-8ac6b2e847da

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ESTUDO IPL REVISTA UBI.pdf
Size:
503.3 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: