Publication
Para uma abordagem psicológica da transição do ensino secundário para o ensino superior: pontes e alçapões
dc.contributor.author | Seco, Graça Maria dos Santos Batista | |
dc.contributor.author | Casimiro, Mafalda Cristina Salema Monteiro | |
dc.contributor.author | Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues | |
dc.contributor.author | Dias, Isabel Simões | |
dc.contributor.author | Custódio, Susana Margarida Rodrigues | |
dc.date.accessioned | 2009-08-11T13:24:56Z | |
dc.date.available | 2009-08-11T13:24:56Z | |
dc.date.issued | 2005-12 | |
dc.description.abstract | O presente artigo procura sistematizar as principais conclusões decorrentes de um estudo realizado com o objectivo de avaliar as relações existentes entre as redes de suporte social e a adaptação do jovem estudante ao Ensino Superior, bem como as respectivas implicações na sua satisfação com a vida em geral. Com base numa amostra de 996 alunos que, no ano lectivo de 2003/04 se encontravam a frequentar o primeiro ano das cinco escolas do Instituto Politécnico de Leiria, os resultados conduziram-nos à constatação de que o género, o grau de opção de escola e de curso influenciaram significativamente a qualidade de adaptação ao Ensino Superior. O facto do jovem estudante permanecer (ou não) na “residência-mãe”, bem como o seu envolvimento em actividades associativas emergiram como variáveis a considerar, ainda, no âmbito da problemática em análise. À semelhança de outras investigações, a percepção do suporte social constitui uma condição importante para o bem-estar físico, relacional e psicológico do jovem, no seu processo de adaptação ao novo contexto académico. Considerando os resultados obtidos, procuramos operacionalizar algumas implicações práticas para o desenvolvimento de serviços de suporte e de apoio a disponibilizar ao jovem estudante, na sua transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior. | pt |
dc.identifier.citation | SECO, Graça Maria dos Santos Batista e outros - Para uma abordagem psicológica da transição do ensino secundário para o ensino superior: pontes e alçapões. Psicologia e Educação. Vol. IV, n.º 1 (Dez. 2005), p. 7-21. | pt |
dc.identifier.issn | 1645-6084 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/55 | |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Universidade da Beira Interior. Departamento de Psicologia e Educação | pt |
dc.subject | Adaptação ao ensino superior | pt |
dc.subject | Suporte social | pt |
dc.title | Para uma abordagem psicológica da transição do ensino secundário para o ensino superior: pontes e alçapões | pt |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Covilhã | pt |
oaire.citation.endPage | 21 | pt |
oaire.citation.startPage | 7 | pt |
oaire.citation.title | Psicologia e Educação | pt |
person.familyName | Seco | |
person.familyName | Pereira | |
person.familyName | Pinto Simões Dias | |
person.familyName | Custódio | |
person.givenName | Graça | |
person.givenName | Isabel | |
person.givenName | Maria Isabel | |
person.givenName | Susana | |
person.identifier.ciencia-id | F015-82B4-8D75 | |
person.identifier.ciencia-id | 3917-696A-3DB5 | |
person.identifier.ciencia-id | 521C-3569-D044 | |
person.identifier.ciencia-id | 811B-7B87-0B31 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-8604-3471 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6688-5479 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-5522-3760 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-0075-0245 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57195635835 | |
rcaap.rights | openAccess | |
rcaap.type | article | pt |
relation.isAuthorOfPublication | fb7e7904-34af-472d-b513-8ac6b2e847da | |
relation.isAuthorOfPublication | 73447804-0e59-44d4-a420-abfaa1427e29 | |
relation.isAuthorOfPublication | 49a63273-5b4d-42b4-ba47-9e85eba76a54 | |
relation.isAuthorOfPublication | f462fdbc-53a5-4f34-b28a-02596a508a83 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | fb7e7904-34af-472d-b513-8ac6b2e847da |