Repository logo
 
Publication

Da factualidade da multiculturalidade às pedagogias diferenciadas: o papel da mediação Intercultural e sociopedagógica

dc.contributor.authorVIEIRA, Ricardo
dc.date.accessioned2022-01-28T12:37:34Z
dc.date.available2022-01-28T12:37:34Z
dc.date.issued2021
dc.date.updated2022-01-27T15:59:06Z
dc.description.abstractA multiculturalidade é um facto. E a escola portuguesa é, cada vez mais, multicultural o que a torna mais complexa, aliada à ideia da construção de uma escola para todos. Perante tal facto, as pedagogias multiculturais, por si só, não serão a melhor resposta para a aprendizagem da convivência, para a construção de grupos, comunidades e sociedades mais inclusivas e interculturais. Pelo contrário, podem contribuir para a guetização das diferenças culturais na escola. Por outro lado, a interculturalidade assenta, essencialmente, numa atitude que vê a troca cultural não como empobrecimento das sociedades, mas, bem pelo contrário, como uma maior completude de um pensamento e culturas mais plurais e inevitavelmente mais compósitos e mestiços. A escola enquanto ensina a aprender, mesmo querendo ser neutra, como alguns discursos racionalistas sublinham, nunca o é. Se não quisermos ser cegos, culturalmente, monoculturalistas e impositivos de um único processo civilizatório, teremos de assumir pedagogias interculturais que não destruam identidades, mas que, antes, as reforcem e reconstruam na interação com a alteridade. Tal processo, mais inclusivo que integracionista, passa pela mediação intercultural e sociopedagógica, não só de professores que sejam mais mediadores, mas, também, de técnicos superiores de trabalho social e de mediação socioeducativa a trabalhar, em rede, com outros professores, agentes e instituições da comunidade educativa.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citation@inprocVIEIRA, Ricardo, Da factualidade da multiculturalidade às pedagogias diferenciadas: o papel da mediação Intercultural e sociopedagógica, 2021, 14-20, AFIRSE PORTU, Lisboapt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8272-40-9
dc.identifier.slugcv-prod-2468547
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/6545
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherAFIRSE PORTUpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMulticulturalidadept_PT
dc.subjectInterculturalidadept_PT
dc.subjectPedagogias diferenciadaspt_PT
dc.subjectMediação intercultural e sociopedagógicapt_PT
dc.titleDa factualidade da multiculturalidade às pedagogias diferenciadas: o papel da mediação Intercultural e sociopedagógicapt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortugalpt_PT
oaire.citation.endPage20pt_PT
oaire.citation.startPage14pt_PT
oaire.citation.titleXXVII Colóquio Afirse PORTUGAL, Lisboa - Educação e Bem-Estarpt_PT
person.familyNameManuel Neves Vieira
person.givenNameRicardo
person.identifier.ciencia-idA710-8699-2BCF
person.identifier.orcid0000-0003-1529-1296
rcaap.cv.cienciaidA710-8699-2BCF | Ricardo Manuel Neves Vieira
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicatione78e4f1a-73e5-4ae7-98c1-98fe45e389a0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverye78e4f1a-73e5-4ae7-98c1-98fe45e389a0

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Da_factualidade_da_multiculturalidade.pdf
Size:
180.03 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.33 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: