Publication
Da factualidade da multiculturalidade às pedagogias diferenciadas: o papel da mediação Intercultural e sociopedagógica
dc.contributor.author | VIEIRA, Ricardo | |
dc.date.accessioned | 2022-01-28T12:37:34Z | |
dc.date.available | 2022-01-28T12:37:34Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.date.updated | 2022-01-27T15:59:06Z | |
dc.description.abstract | A multiculturalidade é um facto. E a escola portuguesa é, cada vez mais, multicultural o que a torna mais complexa, aliada à ideia da construção de uma escola para todos. Perante tal facto, as pedagogias multiculturais, por si só, não serão a melhor resposta para a aprendizagem da convivência, para a construção de grupos, comunidades e sociedades mais inclusivas e interculturais. Pelo contrário, podem contribuir para a guetização das diferenças culturais na escola. Por outro lado, a interculturalidade assenta, essencialmente, numa atitude que vê a troca cultural não como empobrecimento das sociedades, mas, bem pelo contrário, como uma maior completude de um pensamento e culturas mais plurais e inevitavelmente mais compósitos e mestiços. A escola enquanto ensina a aprender, mesmo querendo ser neutra, como alguns discursos racionalistas sublinham, nunca o é. Se não quisermos ser cegos, culturalmente, monoculturalistas e impositivos de um único processo civilizatório, teremos de assumir pedagogias interculturais que não destruam identidades, mas que, antes, as reforcem e reconstruam na interação com a alteridade. Tal processo, mais inclusivo que integracionista, passa pela mediação intercultural e sociopedagógica, não só de professores que sejam mais mediadores, mas, também, de técnicos superiores de trabalho social e de mediação socioeducativa a trabalhar, em rede, com outros professores, agentes e instituições da comunidade educativa. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | @inprocVIEIRA, Ricardo, Da factualidade da multiculturalidade às pedagogias diferenciadas: o papel da mediação Intercultural e sociopedagógica, 2021, 14-20, AFIRSE PORTU, Lisboa | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8272-40-9 | |
dc.identifier.slug | cv-prod-2468547 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/6545 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | AFIRSE PORTU | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Multiculturalidade | pt_PT |
dc.subject | Interculturalidade | pt_PT |
dc.subject | Pedagogias diferenciadas | pt_PT |
dc.subject | Mediação intercultural e sociopedagógica | pt_PT |
dc.title | Da factualidade da multiculturalidade às pedagogias diferenciadas: o papel da mediação Intercultural e sociopedagógica | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Portugal | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 20 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 14 | pt_PT |
oaire.citation.title | XXVII Colóquio Afirse PORTUGAL, Lisboa - Educação e Bem-Estar | pt_PT |
person.familyName | Manuel Neves Vieira | |
person.givenName | Ricardo | |
person.identifier.ciencia-id | A710-8699-2BCF | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1529-1296 | |
rcaap.cv.cienciaid | A710-8699-2BCF | Ricardo Manuel Neves Vieira | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | e78e4f1a-73e5-4ae7-98c1-98fe45e389a0 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | e78e4f1a-73e5-4ae7-98c1-98fe45e389a0 |