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Advisor(s)
Abstract(s)
Estado de Arte: Os professores são uma classe profissional que apresenta
prevalência de alterações vocais. Refere-se então a importância da prevenção e da
intervenção atempada para evitar o desenvolvimento de patologias vocais. Sendo
esta uma classe profissional de risco e na ausência de informação sobre esta
temática na literatura, considera-se pertinente perceber a prevalência e incidência
de alterações vocais nos professores.
Objetivos: Pretende-se identificar o número de professores do 1º Ciclo do Ensino
Básico com alterações vocais no concelho de Leiria; caracterizar como se
autopercecionam relativamente à sua voz e, correlacionar a autoperceção de
patologia vocal e a presença da mesma nestes profissionais.
Metodologia: O desenho do estudo é de tipo não experimental, quantitativo,
descritivo-correlacional e transversal. Estima-se a participação de 152
professores. Foram utilizados como instrumentos de investigação o Guião de
entrevista de Guimarães (2002), o Questionário de autoavaliação do impacto da
voz na qualidade de vida (VHI) (2004, traduzido de Jacobson, 1997) e um
Protocolo Informal de Avaliação vocal.
Implicações Éticas: Encontram-se garantidos todos os procedimentos formais,
éticos e deontológicos.
Implicações para a prática: Com este estudo visa-se obter mais detalhes acerca do
desenvolvimento de alterações vocais e das consequências destas no desempenho
profissional. Assim, espera-se a troca de informações entre o Terapeuta da Fala e
os professores propiciando a consciencialização do problema de forma a detetar o
mais precocemente a necessidade de ajuda.
Description
Keywords
Alterações vocais Autoperceção Professores
Citation
Souto, A., Cartaxo, D., Dias, L., Meireles, P., Soares, E. & Mina, S. (2015). Presença de alterações vocais e autoperceção das mesmas em professores do 1º ciclo do Ensino Básico. Res Net Health 1, ennis15.
Publisher
Instituto Politécnico de Leiria