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- Students involvement in interdisciplinary development of innovative health solutions: a swot analysisPublication . Soares, Elsa; Querido, Ana; Pereira, Cidália; Dixe, Maria dos AnjosBackground: Interdisciplinary research has the potential to optimize communication, accelerate discoveries and their translation into practice. Interdisciplinary collaboration is useful in bringing together professionals from different disciplines in order to share new ideas, express different perspectives and create new solutions that emerge from interdisciplinary collaboration and catalyse scientific innovations (VanWormer, Lindquist, Robiner, & Finkelstein, 2012). Little is known about student’s involvement in interdisciplinary practice-based research specially concerning their perception about their participation in this kind of research process. This paper is part of a larger interdisciplinary practice-based research project named Help2Care. Help2Care involves students, teachers and stakeholders aiming to empower the informal caregiver and the dependent person by integrating multimedia resources and technology in healthcare. Students were involved in the development of resources that optimize care among caregivers, dependent person and health care professionals, integrating networks of formal and informal care. Objectives: the main objective is to analyze the experience of students involved in an interdisciplinary team, collaborating in the design of multimedia resources that impact the quality of life of informal caregivers of the dependent person. Methods: This is a qualitative study, using thematic content analysis. Ethical issues were taken into account according to Helsinki declaration. Students from different health backgrounds (nursing, nutrition and rehabilitation) participated and were interviewed in an online (20 students) and in a face to face interview (7 students). After the free-floating reading, data were analyzed independently by each of the two researchers according to Bardin (2004). Afterwards the researchers cross-checked the categories in order to assure the validity of the content analysis. Results: The students express positive feelings regarding this experience. The exchange of knowledge, experiences and contributions regarding different health themes is highlighted. The contact with each other allowed them to perceive that they have different visions taking into account the same health topics which enabled them to develop a complementary and integrated vision. Considering the SWOT analysis strengths, weaknesses, opportunities and threats were identified, regarding the collaborative team work in the development of innovative health solutions. Conclusions: This research reveals the importance of implementing interdisciplinary teaching-learning processes in health professions higher education.
- Seminário II: Desenvolvimento PessoalPublication . Soares, Elsa MartaNo âmbito da Unidade Curricular de Seminário II – Desenvolvimento Pessoal do 4º ano, 8º semestre do Curso de Licenciatura em Terapia da Fala, elabora-se este recurso pedagógico que visa suportar o Estudante no desenvolvimento do seu conhecimento nesta Unidade Curricular, como também no desenvolvimento do seu processo de autoconhecimento. Considera-se que o desenvolvimento pessoal se reveste de extrema importância não só no impacto que este tem na esfera de vida pessoal, como também no impacto que acarreta a nível do desempenho profissional. Este aspeto parece ser de ainda maior relevância quando se considera que o Terapeuta da Fala é um profissional de saúde cujos valores, atitudes e ações interferirão no seu processo de criação de empatia e confiança com as pessoas que acompanha (Moyo et. Al, 2016). Pretende-se que, após a exploração deste recurso pedagógico, o Estudante seja capaz de: ✓ Compreender a importância do desenvolvimento pessoal; ✓ Identificar e conhecer os seus valores pessoais e sua hierarquia; ✓ Identificar e conhecer os seus pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças; ✓ Traçar objetivos claros que definam o que pretende a curto e a longo prazo em termos de desenvolvimento pessoal e profissional.
- Tradução e Adaptação do Conteúdo: A-19, Scale of Children’s Attitudes, de Grims e Guitar (1977)Publication . Fitas, Catarina; Marques, Nádia; Sousa, Vanessa; Soares, ElsaOs sentimentos e atitudes na gaguez podem originar na criança angústia e frustração. Atendendo à importância de se avaliarem estas dimensões e, na ausência de instrumentos validados para o português europeu, considerou-se importante proceder à tradução e adaptação transcultural da Escala A-19. Este artigo descreve as primeiras três fases, qualitativas, desse processo. Realizaram-se duas traduções independentes e síntese das mesmas. Para verificar inconsistências ou erros conceptuais efetuaram-se duas retrotraduções independentes, concluindo-se que a tradução realizada foi consistente com o instrumento original. A presente investigação permitiu obter o conteúdo da “A-19, Scale of Children’s Attitudes traduzido para Portugués Europeu.
- Recurso pedagógico I: Sistema nervoso central - Revisão de conceitosPublication . Soares, ElsaEste recurso pedagógico foi desenvolvido no âmbito do Curso de Licenciatura em Terapia da Fala da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria e visa suportar o Estudante no desenvolvimento do seu conhecimento na Unidade Curricular de Linguagem no Adulto I. Neste documento pretende-se iniciar a revisão de conceitos essenciais para a compreensão e dinamização de toda a Unidade Curricular. Após a exploração deste recurso, o Estudante deve compreender: A relação entre a os lobos cerebrais e o seu impacto funcional nas funções da comunicação, linguagem e fala.
- Perfil de habilidades comunicativas para indivíduos com afasia e seus cuidadoresPublication . Mano, Ana Lúcia; Pinheiro, Joana; Amaro, Andreia; Soares, Elsa; Mina, Sónia Pós deA revisão bibliográfica realizada aponta para a necessidade de compreender a natureza e as características comunicativas da Pessoa com afasia e do cuidador, tendo em conta as implicações que daí poderão advir para a PBE. Com este trabalho pretende-se: a) identificar as dificuldades sentidas pelo cuidador no processo de comunicação com a Pessoa com afasia; b) identificar as dificuldades comunicativas apresentadas pela Pessoa com afasia; c) identificar estratégias facilitadoras da comunicação entre os cuidadores e a Pessoa com afasia e, por fim; d) determinar o perfil comunicativo da díade: cuidador - Pessoa com afasia. O desenho do presente estudo é não experimental, quantitativo, de tipo descritivo, transversal. Este tem como objeto de estudo o perfil comunicativo da díade. Pretende-se que a amostra seja constituída por 30 díades. Foram utilizados um questionário sociodemográfico e o instrumento de avaliação CAPPA - Breve. Encontram-se salvaguardados todos os procedimentos formais, éticos e deontológicos. O levantamento de potenciais estratégias de comunicação que possam ser utilizadas por outros profissionais e cuidadores, poderá ser essencial para contribuir para a eficácia comunicativa e funcionalidade das Pessoas com afasia e cuidadores.
- Communication conversation analysis profile for people with aphasia: desenvolvimento de uma aplicação AndroidPublication . Santos, Margarida; Cruz, Lúcia; Silva, Mariana; Mina, Sónia Pós de; Soares, Elsa
- Tradução e adaptação para o português europeu do instrumento de avaliação Assessment Intelligibility WorksheetPublication . Pinheiro, Ana; Silva, Inês; Urbano, Maria; Soares, Elsa; Mina, Sónia Pós de
- Recurso pedagógico – afasias corticais: etiologia, classificação e caracterizaçãoPublication . Soares, ElsaEste recurso pedagógico surge no âmbito do Curso de Licenciatura em Terapia da Fala da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria. Neste documento pedagógico explora-se, de forma específica, o conhecimento relacionado com o Objetivo Geral 1. da Unidade Curricular de Linguagem no Adulto I: Conhecer as perturbações adquiridas na linguagem do adulto e com o Objetivo Específico 1. Demonstrar as relações entre o conhecimento anatómico e as implicações das lesões neurológicas. Desta forma, após a exploração deste recurso pretende-se que o Estudante seja capaz de: Compreender e definir a afasia; Classificar os tipos de afasia; Referir as lesões cerebrais que podem causar afasia; Caracterizar as afasias do ponto de vista linguístico.
- Apoiar no autocuidado de utentes e cuidadores informaisPublication . Dixe, Maria dos Anjos; Querido, Ana; Soares, Elsa; Gomes, José Carlos; Pereira, Cidália; Teixeira, Liliana; Sousa, Pedro; Amado, Sandra; Peralta, Teresa
- Recurso pedagógico: Disartria – pesquisa de evidênciaPublication . Soares, ElsaEste recurso pedagógico surge no âmbito do Curso de Licenciatura em Terapia da Fala da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria e foi criado para a Unidade Curricular de Linguagem no Adulto II. Visa conduzir o estudante na pesquisa baseada na evidência no que concerne à avaliação e intervenção na Disartria.Verifica-se a necessidade de os estudantes aumentarem a sua capacidade de pesquisa autónoma, explorando as diversas bases de dados e desenvolvendo a leitura de literatura estrangeira, essencial para que durante a futura prática académica e profissional possam estar cientificamente atualizados. A reflexão crítica acerca dos artigos encontrados, o enquadramento dos mesmos nos diferentes níveis de evidência e a perceção de que a evolução da prática baseada na evidência pode conduzir a mudanças nas abordagens, métodos, metodologias e técnicas de intervenção torna-se essencial para o acompanhamento adequado e sustentado de cada caso clínico e para a necessidade de pesquisa constante. o decorrer e após a exploração deste recurso didático pretende-se que o Estudante: explore bases de dados, partindo das questões PICO e da seleção adequada de palavras-chave; selecione os artigos com base nos níveis de evidência; explore os artigos, retirando a informação necessária sobre as perguntas PICO que elaborou no âmbito da disartria.