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Presença de alterações vocais e autoperceção das mesmas em professores do 1º ciclo do Ensino Básico
dc.contributor.author | Souto, Adriana | |
dc.contributor.author | Cartaxo, Daniela | |
dc.contributor.author | Dias, Liliana | |
dc.contributor.author | Meireles, Paula | |
dc.contributor.author | Soares, Elsa | |
dc.contributor.author | Mina, Sónia Pós de | |
dc.date.accessioned | 2020-01-15T19:08:57Z | |
dc.date.available | 2020-01-15T19:08:57Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.description.abstract | Estado de Arte: Os professores são uma classe profissional que apresenta prevalência de alterações vocais. Refere-se então a importância da prevenção e da intervenção atempada para evitar o desenvolvimento de patologias vocais. Sendo esta uma classe profissional de risco e na ausência de informação sobre esta temática na literatura, considera-se pertinente perceber a prevalência e incidência de alterações vocais nos professores. Objetivos: Pretende-se identificar o número de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico com alterações vocais no concelho de Leiria; caracterizar como se autopercecionam relativamente à sua voz e, correlacionar a autoperceção de patologia vocal e a presença da mesma nestes profissionais. Metodologia: O desenho do estudo é de tipo não experimental, quantitativo, descritivo-correlacional e transversal. Estima-se a participação de 152 professores. Foram utilizados como instrumentos de investigação o Guião de entrevista de Guimarães (2002), o Questionário de autoavaliação do impacto da voz na qualidade de vida (VHI) (2004, traduzido de Jacobson, 1997) e um Protocolo Informal de Avaliação vocal. Implicações Éticas: Encontram-se garantidos todos os procedimentos formais, éticos e deontológicos. Implicações para a prática: Com este estudo visa-se obter mais detalhes acerca do desenvolvimento de alterações vocais e das consequências destas no desempenho profissional. Assim, espera-se a troca de informações entre o Terapeuta da Fala e os professores propiciando a consciencialização do problema de forma a detetar o mais precocemente a necessidade de ajuda. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Souto, A., Cartaxo, D., Dias, L., Meireles, P., Soares, E. & Mina, S. (2015). Presença de alterações vocais e autoperceção das mesmas em professores do 1º ciclo do Ensino Básico. Res Net Health 1, ennis15. | pt_PT |
dc.identifier.issn | 2183-6841 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/4425 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Leiria | pt_PT |
dc.subject | Alterações vocais | pt_PT |
dc.subject | Autoperceção | pt_PT |
dc.subject | Professores | pt_PT |
dc.title | Presença de alterações vocais e autoperceção das mesmas em professores do 1º ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.issue | 1 | pt_PT |
oaire.citation.title | Research and Networks in Health | pt_PT |
oaire.citation.volume | 1 | pt_PT |
person.familyName | Soares | |
person.familyName | Pós de Mina | |
person.givenName | Elsa | |
person.givenName | Sónia | |
person.identifier.ciencia-id | 9E17-8BD4-1C62 | |
person.identifier.ciencia-id | DE1D-AF16-F1E0 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-3263-9891 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4791-8076 | |
person.identifier.rid | I-8230-2014 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55655577200 | |
person.identifier.scopus-author-id | 56382876800 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
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