Repository logo
 
Publication

Presença de alterações vocais e autoperceção das mesmas em professores do 1º ciclo do Ensino Básico

dc.contributor.authorSouto, Adriana
dc.contributor.authorCartaxo, Daniela
dc.contributor.authorDias, Liliana
dc.contributor.authorMeireles, Paula
dc.contributor.authorSoares, Elsa
dc.contributor.authorMina, Sónia Pós de
dc.date.accessioned2020-01-15T19:08:57Z
dc.date.available2020-01-15T19:08:57Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractEstado de Arte: Os professores são uma classe profissional que apresenta prevalência de alterações vocais. Refere-se então a importância da prevenção e da intervenção atempada para evitar o desenvolvimento de patologias vocais. Sendo esta uma classe profissional de risco e na ausência de informação sobre esta temática na literatura, considera-se pertinente perceber a prevalência e incidência de alterações vocais nos professores. Objetivos: Pretende-se identificar o número de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico com alterações vocais no concelho de Leiria; caracterizar como se autopercecionam relativamente à sua voz e, correlacionar a autoperceção de patologia vocal e a presença da mesma nestes profissionais. Metodologia: O desenho do estudo é de tipo não experimental, quantitativo, descritivo-correlacional e transversal. Estima-se a participação de 152 professores. Foram utilizados como instrumentos de investigação o Guião de entrevista de Guimarães (2002), o Questionário de autoavaliação do impacto da voz na qualidade de vida (VHI) (2004, traduzido de Jacobson, 1997) e um Protocolo Informal de Avaliação vocal. Implicações Éticas: Encontram-se garantidos todos os procedimentos formais, éticos e deontológicos. Implicações para a prática: Com este estudo visa-se obter mais detalhes acerca do desenvolvimento de alterações vocais e das consequências destas no desempenho profissional. Assim, espera-se a troca de informações entre o Terapeuta da Fala e os professores propiciando a consciencialização do problema de forma a detetar o mais precocemente a necessidade de ajuda.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSouto, A., Cartaxo, D., Dias, L., Meireles, P., Soares, E. & Mina, S. (2015). Presença de alterações vocais e autoperceção das mesmas em professores do 1º ciclo do Ensino Básico. Res Net Health 1, ennis15.pt_PT
dc.identifier.issn2183-6841
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/4425
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Leiriapt_PT
dc.subjectAlterações vocaispt_PT
dc.subjectAutoperceçãopt_PT
dc.subjectProfessorespt_PT
dc.titlePresença de alterações vocais e autoperceção das mesmas em professores do 1º ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.titleResearch and Networks in Healthpt_PT
oaire.citation.volume1pt_PT
person.familyNameSoares
person.familyNamePós de Mina
person.givenNameElsa
person.givenNameSónia
person.identifier.ciencia-id9E17-8BD4-1C62
person.identifier.ciencia-idDE1D-AF16-F1E0
person.identifier.orcid0000-0002-3263-9891
person.identifier.orcid0000-0002-4791-8076
person.identifier.ridI-8230-2014
person.identifier.scopus-author-id55655577200
person.identifier.scopus-author-id56382876800
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication382ae5d4-4017-4f73-b2a3-4f009b075d85
relation.isAuthorOfPublication8ced2ddd-980a-40eb-87be-526b14aa37af
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery8ced2ddd-980a-40eb-87be-526b14aa37af

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
56-Texto Artigo-336-1-10-20151118.pdf
Size:
68.9 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: