Publication
Dislexia em estudantes do ensino superior : alguns dados da intervenção no Instituto Politécnico de Leiria
dc.contributor.author | Alves, Sandra | |
dc.contributor.author | Filipe, Luís Pereira | |
dc.contributor.author | Pereira, Ana Patrícia | |
dc.contributor.author | Seco, Graça Maria dos Santos Batista | |
dc.contributor.author | Pereira, Marcelino | |
dc.date.accessioned | 2010-04-15T10:40:11Z | |
dc.date.available | 2010-04-15T10:40:11Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.description.abstract | Apesar do interesse crescente pela dislexia (Gilroy et. al., 1996, citados por Hatcher, Snowling & Griffiths, 2002), sente-se a necessidade de investigação adicional sobre esta problemática e a forma como condiciona o percurso escolar dos estudantes que frequentam o Ensino Superior (ES). Essa carência é particularmente relevante na instituição onde trabalhamos, pois temos assistido a uma procura crescente dos nossos serviços por parte dos estudantes com dislexia. Conscientes que não se regista um consenso entre os vários autores em domínios tais como a etiologia, sintomatologia e estratégias de intervenção (Pereira, 1990; Pereira, 1995; Ridell & Weedon, 2006) pretendemos com o presente artigo analisar algumas das especificidades relacionadas com os estudantes disléxicos que frequentam o ES, dando a conhecer os dados relacionados com o seu percurso escolar, diagnóstico(s) prévio(s), medidas educativas implementadas e principais dificuldades sentidas recorrendo, para o efeito, a uma amostragem recolhida no Instituto Politécnico de Leiria. Apresentaremos também as estratégias de avaliação e intervenção que têm sido implementadas pelo Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE) junto destes alunos no sentido de promover o seu sucesso académico e bem-estar, numa perspectiva de inclusão e igualdade de oportunidades para todos no ES. | pt |
dc.identifier.citation | Alves, S. e outros - Dislexia em Estudantes do Ensino Superior: alguns dados de intervenção no Instituto Politécnico de Leiria. In Linares, J. & Fuentes, M. Investigación en Convivencia Escolar: variables relacionadas, pp. 309--314. [S.l.]: Editorial GEU, 2010. ISBN: 978-84-9915-122-9 | pt |
dc.identifier.isbn | 978-84-9915-122-9 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/177 | |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Editorial GEU | pt |
dc.subject | Dislexia | pt |
dc.subject | Ensino superior | pt |
dc.subject | Inclusão | pt |
dc.subject | Sucesso académico | pt |
dc.subject | Trajectória escolar | pt |
dc.title | Dislexia em estudantes do ensino superior : alguns dados da intervenção no Instituto Politécnico de Leiria | pt |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 314 | pt |
oaire.citation.startPage | 309 | pt |
oaire.citation.title | Investigación en Convivencia Escolar: variables relacionadas | pt |
person.familyName | Alves | |
person.familyName | Filipe | |
person.familyName | Seco | |
person.givenName | Sandra | |
person.givenName | Luis | |
person.givenName | Graça | |
person.identifier.ciencia-id | 6915-7AC9-8487 | |
person.identifier.ciencia-id | F015-82B4-8D75 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-7376-8112 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-2092-9530 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-8604-3471 | |
rcaap.rights | openAccess | pt |
rcaap.type | bookPart | pt |
relation.isAuthorOfPublication | 1d5c0a04-14f8-4eb1-9d7c-6addfdb74b52 | |
relation.isAuthorOfPublication | 191988fe-3b92-458c-ab6b-266c76bb8bd5 | |
relation.isAuthorOfPublication | fb7e7904-34af-472d-b513-8ac6b2e847da | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 191988fe-3b92-458c-ab6b-266c76bb8bd5 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Dislexia em Estudantes do Ensino Superior dados da intervenção no IPL_ Almeria.pdf
- Size:
- 111.72 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.79 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: