dc.contributor.author | Magueta, Lúcia | |
dc.contributor.author | Cantú, William | |
dc.contributor.author | Sousa, Jenny | |
dc.date.accessioned | 2024-12-02T13:53:31Z | |
dc.date.available | 2024-12-02T13:53:31Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.date.updated | 2024-11-26T19:13:25Z | |
dc.description.abstract | Este texto apresenta uma experiência formativa no âmbito das Artes Visuais, realizada no ensino superior num curso de formação de profissionais de educação. A proposta colocada aos estudantes incidiu sobre a realização de «cadernos de artista», nos quais os estudantes foram desafiados a realizar composições visuais, num exercício de pesquisa, criatividade e expressão individual. Foram estudados os produtos que resultaram deste projeto, procurando responder às questões: «O que foi representado nos cadernos de artista?» e «Que significados transportam as páginas/imagens produzidas artisticamente pelos estudantes?», fazendo sobressair também o seu valor formativo. A análise considerou os três níveis propostos por Panofsky (2007) e descreve caraterísticas encontradas na globalidade dos trabalhos. As conclusões explicitam como o exercício permitiu aos estudantes, futuros profissionais de educação, compreender etapas de um processo criativo em situação de ensino e aprendizagem das Artes. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-40-2261-9 | |
dc.identifier.slug | cv-prod-4216134 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/10272 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Almedina | pt_PT |
dc.relation | UIDB/05507/2020 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Caderno de artista | pt_PT |
dc.subject | Formação de professores | pt_PT |
dc.subject | Linguagem plástica | pt_PT |
dc.subject | Cultura visual | pt_PT |
dc.title | Cadernos de artista – repertórios, signos e significados culturais | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Portugal | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 82 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 67 | pt_PT |
oaire.citation.title | Emoções, artes e intervenção – Abordagens colaborativas e participação em espaços educativos | pt_PT |
person.familyName | Grave Magueta | |
person.familyName | Cantú | |
person.familyName | Sousa | |
person.givenName | Lúcia | |
person.givenName | William Afonso | |
person.givenName | Jenny | |
person.identifier | https://scholar.google.com/citations?hl=en&user=Yw_e_2EAAAAJ | |
person.identifier | yIxfe4MAAAAJ&hl | |
person.identifier.ciencia-id | F214-6B4F-713B | |
person.identifier.ciencia-id | E71E-D133-FB98 | |
person.identifier.ciencia-id | D718-1B53-F947 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-0203-571X | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4079-9884 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1626-6746 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57218279244 | |
rcaap.cv.cienciaid | D718-1B53-F947 | Jenny Sousa | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 59add4da-4561-421c-b6f7-e104453e2200 | |
relation.isAuthorOfPublication | 67c76630-64e7-47c4-99a6-71c70c7e5a83 | |
relation.isAuthorOfPublication | 9f97303b-d3c8-40b2-b90a-6d048a1d8e19 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 67c76630-64e7-47c4-99a6-71c70c7e5a83 |