Publication
A Inclusão na Escola: O Papel da Comunicação entre as Equipas Multidisciplinares
dc.contributor.author | Canha, Sílvia | |
dc.contributor.author | Mangas, Catarina | |
dc.contributor.author | Ribeiro, Jaime | |
dc.date.accessioned | 2022-11-25T10:47:34Z | |
dc.date.available | 2022-11-25T10:47:34Z | |
dc.date.issued | 2022-11-22 | |
dc.description | O livro "Educação Inclusiva e Acessível: Oportunidades e Sinergias", onde se insere este capítulo, tem a coordenação de Catarina Mangas, CICS.NOVA.IPLeiria, CI&DEI, Politécnico de Leiria, e de Jenny Sousa, ESECS, CICS.NOVA.IPLeiria, CI&DEI, Politécnico de Leiria. | pt_PT |
dc.description | Esta edição foi sujeita a revisão científica por pares: Adriana Brambilla – Universidade Federal da Paraíba, Brasil • Ana Lopes – Instituto Politécnico de Guarda, Portugal• Cezarina da Conceição Santinho Maurício – Politécnico de Leiria, Portugal • Dinora Tereza Zucchetti – Universidade FEEVALE, Brasil • Eduardo Manzini – Universidade Estadual Paulista, Brasil • Eva Navarro – Universidade de Valladolid, Espanha • Fernando Paulo Oliveira Magalhães – Politécnico de Leiria, Portugal • Helena Mesquita – Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal • Ithaisa Perez – Universidad de La Laguna, Espanha • José António Duque Vicente – Politécnico de Leiria, Portugal • Loiane Orbolato – Universidade Estadual Paulista, Brasil • Lúcia Grave Magueta – Politécnico de Leiria, Portugal • Sandrina Diniz Fernandes Milhano – Politécnico de Leiria, Portugal. | pt_PT |
dc.description.abstract | A organização e implementação das equipas multidisciplinares nas escolas está associada aos princípios da Educação Inclusiva, de e para todos, sendo cada elemento ativo, importante, decisivo e decisor. Requer mudanças na forma de pensar, organizar e agir. Requer atitudes comunicativas mais profícuas e diversificadas, mas que tenham como objetivos o desenvolvimento pessoal e profissional, fazendo com que todos aprendam, o que se traduz na melhoria da própria escola. O estudo, de natureza qualitativa, procurou identificar as características consideradas vitais ao funcionamento das equipas multidisciplinares e à implementação da inclusão, destacando-se a comunicação interpessoal, que deve ser fundada no diálogo, respeito, partilha de informação, aceitação dos pontos de vista e confiança. Só com o esforço individual as equipas podem trabalhar juntas e desenvolver processos participativos, democráticos e baseados na cooperação, mas que sejam simultaneamente eficazes, dinâmicos, promovam a colaboração, a inclusão e o sucesso de todos os alunos. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Canha, S, Mangas, C., & Ribeiro, J. (2022). A Inclusão na Escola: O Papel da Comunicação entre as Equipas Multidisciplinares. In Catarina M., & Jenny S. (Coords.). Educação Inclusiva e Acessível: Oportunidades e Sinergias (1ª ed., pp. 189-205). Editora Almedina. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-40-0843-9 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/7877 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Almedina | pt_PT |
dc.relation | Interdisciplinary Centre of Social Sciences | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Equipa multidisciplinar | pt_PT |
dc.subject | Inclusão | pt_PT |
dc.subject | Comunicação | pt_PT |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_PT |
dc.title | A Inclusão na Escola: O Papel da Comunicação entre as Equipas Multidisciplinares | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.awardTitle | Interdisciplinary Centre of Social Sciences | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F04647%2F2020/PT | |
oaire.citation.conferencePlace | Coimbra | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 205 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 1ª | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 189 | pt_PT |
oaire.citation.title | Educação Inclusiva e Acessível: Oportunidades e Sinergias | pt_PT |
oaire.fundingStream | 6817 - DCRRNI ID | |
person.familyName | Mangas | |
person.familyName | Ribeiro | |
person.givenName | Catarina | |
person.givenName | Jaime | |
person.identifier.ciencia-id | 0C17-9C71-90B7 | |
person.identifier.ciencia-id | 631E-EEED-A510 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-0843-5861 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1548-5579 | |
person.identifier.rid | F-1706-2015 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55432224100 | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | ceb9f574-fde0-4044-b603-fb5daa40ece0 | |
relation.isAuthorOfPublication | 3aace2a5-604f-4657-a1a3-fecf92336d0c | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 3aace2a5-604f-4657-a1a3-fecf92336d0c | |
relation.isProjectOfPublication | b5ed1469-2a78-42f8-99c8-8af586ede6b3 | |
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery | b5ed1469-2a78-42f8-99c8-8af586ede6b3 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- A INCLUSÃO NA ESCOLA: O PAPEL DA COMUNICAÇÃO ENTRE AS EQUIPAS MULTIDISCIPLINARES.pdf
- Size:
- 1000.05 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: