Repository logo
 
Publication

A Inclusão na Escola: O Papel da Comunicação entre as Equipas Multidisciplinares

dc.contributor.authorCanha, Sílvia
dc.contributor.authorMangas, Catarina
dc.contributor.authorRibeiro, Jaime
dc.date.accessioned2022-11-25T10:47:34Z
dc.date.available2022-11-25T10:47:34Z
dc.date.issued2022-11-22
dc.descriptionO livro "Educação Inclusiva e Acessível: Oportunidades e Sinergias", onde se insere este capítulo, tem a coordenação de Catarina Mangas, CICS.NOVA.IPLeiria, CI&DEI, Politécnico de Leiria, e de Jenny Sousa, ESECS, CICS.NOVA.IPLeiria, CI&DEI, Politécnico de Leiria.pt_PT
dc.descriptionEsta edição foi sujeita a revisão científica por pares: Adriana Brambilla – Universidade Federal da Paraíba, Brasil • Ana Lopes – Instituto Politécnico de Guarda, Portugal• Cezarina da Conceição Santinho Maurício – Politécnico de Leiria, Portugal • Dinora Tereza Zucchetti – Universidade FEEVALE, Brasil • Eduardo Manzini – Universidade Estadual Paulista, Brasil • Eva Navarro – Universidade de Valladolid, Espanha • Fernando Paulo Oliveira Magalhães – Politécnico de Leiria, Portugal • Helena Mesquita – Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal • Ithaisa Perez – Universidad de La Laguna, Espanha • José António Duque Vicente – Politécnico de Leiria, Portugal • Loiane Orbolato – Universidade Estadual Paulista, Brasil • Lúcia Grave Magueta – Politécnico de Leiria, Portugal • Sandrina Diniz Fernandes Milhano – Politécnico de Leiria, Portugal.pt_PT
dc.description.abstractA organização e implementação das equipas multidisciplinares nas escolas está associada aos princípios da Educação Inclusiva, de e para todos, sendo cada elemento ativo, importante, decisivo e decisor. Requer mudanças na forma de pensar, organizar e agir. Requer atitudes comunicativas mais profícuas e diversificadas, mas que tenham como objetivos o desenvolvimento pessoal e profissional, fazendo com que todos aprendam, o que se traduz na melhoria da própria escola. O estudo, de natureza qualitativa, procurou identificar as características consideradas vitais ao funcionamento das equipas multidisciplinares e à implementação da inclusão, destacando-se a comunicação interpessoal, que deve ser fundada no diálogo, respeito, partilha de informação, aceitação dos pontos de vista e confiança. Só com o esforço individual as equipas podem trabalhar juntas e desenvolver processos participativos, democráticos e baseados na cooperação, mas que sejam simultaneamente eficazes, dinâmicos, promovam a colaboração, a inclusão e o sucesso de todos os alunos.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCanha, S, Mangas, C., & Ribeiro, J. (2022). A Inclusão na Escola: O Papel da Comunicação entre as Equipas Multidisciplinares. In Catarina M., & Jenny S. (Coords.). Educação Inclusiva e Acessível: Oportunidades e Sinergias (1ª ed., pp. 189-205). Editora Almedina.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-40-0843-9
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/7877
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherAlmedinapt_PT
dc.relationInterdisciplinary Centre of Social Sciences
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectEquipa multidisciplinarpt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectEducação inclusivapt_PT
dc.titleA Inclusão na Escola: O Papel da Comunicação entre as Equipas Multidisciplinarespt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleInterdisciplinary Centre of Social Sciences
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F04647%2F2020/PT
oaire.citation.conferencePlaceCoimbrapt_PT
oaire.citation.endPage205pt_PT
oaire.citation.issuept_PT
oaire.citation.startPage189pt_PT
oaire.citation.titleEducação Inclusiva e Acessível: Oportunidades e Sinergiaspt_PT
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
person.familyNameMangas
person.familyNameRibeiro
person.givenNameCatarina
person.givenNameJaime
person.identifier.ciencia-id0C17-9C71-90B7
person.identifier.ciencia-id631E-EEED-A510
person.identifier.orcid0000-0003-0843-5861
person.identifier.orcid0000-0002-1548-5579
person.identifier.ridF-1706-2015
person.identifier.scopus-author-id55432224100
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationceb9f574-fde0-4044-b603-fb5daa40ece0
relation.isAuthorOfPublication3aace2a5-604f-4657-a1a3-fecf92336d0c
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery3aace2a5-604f-4657-a1a3-fecf92336d0c
relation.isProjectOfPublicationb5ed1469-2a78-42f8-99c8-8af586ede6b3
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscoveryb5ed1469-2a78-42f8-99c8-8af586ede6b3

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
A INCLUSÃO NA ESCOLA: O PAPEL DA COMUNICAÇÃO ENTRE AS EQUIPAS MULTIDISCIPLINARES.pdf
Size:
1000.05 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: