Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
23.46 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a inclusão laboral e a sua relevância no dia a dia da
pessoa com deficiência (PcD). Optou-se pela metodologia mista, com recurso à pesquisa
qualitativa e quantitativa. Participaram no estudo 50 trabalhadores com deficiência e 314 colegas
de trabalho das mesmas, funcionários do Grupo Auchan Portugal, uma cadeia de hipermercados.
Os resultados principais das entrevistas realizadas à PcD permitiram verificar que o orgulho em
trabalhar é sentimento mais reportado no dia a dia de trabalho; que as situações que geralmente
geram uma emoção intensa em contexto laboral são as chamadas de atenção pelo seu trabalho;
e a indiferença, discriminação e exclusão que estas pessoas sentem. Também foi possível
verificar que a maioria das PcD ingressou com recurso a entidades; sente-se integrada; há
interação constante e colaborativa com a pessoa responsável e com os colegas; frequentaram
formação profissional e não foi realizada nenhuma adaptação especifica. Os principais
resultados dos questionários realizados aos colegas da PcD revelaram que a maioria considera
que: a contratação de PcD contribui para a responsabilidade social da empresa; contratar uma
PcD melhora a imagem da organização junto dos trabalhadores; as PcD podem desempenhar
adequadamente as suas funções, desde que tenham as condições de trabalho adequadas.
As limitações deste estudo dizem respeito ao factor temporal, ao tamanho reduzido da amostra
e ao tempo de permanência das PcD na empresa. Sugere-se novos estudos com uma amostra
maior que englobe diferentes contextos de trabalho, assim como trabalhadores com vários tipos
de vínculo contratual.
Description
Keywords
Trabalho Inclusão Deficiência
Citation
Nogueira, M., Sousa, C. "A inclusão laboral e a sua relevância no dia a dia da pessoa com deficiência". in III Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Construir a Equidade em Tempos de Mudança, Faro, 2021.
Publisher
Escola Superior de Educação e Comunicação • Universidade do Algarve