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Authors
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Abstract(s)
Estudar a inclusão implica conhecer e explorar diversas áreas do conhecimento em
função das relações e intercâmbios entre pessoas, grupos e organizações sociais. O
Mestrado em Comunicação Acessível do Politécnico de Leiria (Portugal), ao olhar
de forma holística para o indivíduo, procura aproximar os estudantes da realidade
com que se confrontarão na sua vida profissional, apresentando uma panorâmica
abrangente das perspetivas sob as quais se podem abordar questões de deficiência
em todos os domínios da vida pessoal e social. Para o efeito, procura-se adotar, nas
suas Unidades Curriculares, práticas de ensino-aprendizagem que permitam a
exploração, reflexão e análise de problemas e cenários reais.
O artigo apresenta o caso concreto da Unidade Curricular de Inclusão na
Educação, Profissão e Lazer, em que, a partir dos conhecimentos teóricos
adquiridos, se espera que os estudantes possam identificar as necessidades de
pessoas que apresentam os quatro domínios da deficiência (motora, intelectual,
auditivo e visual) e as condicionantes dos contextos que frequentam, delineando
possíveis soluções.
Este trabalho é realizado em pequenos grupos e tem por base um relatório
descritivo das funções e estruturas do corpo, das atividades e participação e dos
fatores ambientais inerentes a um jovem trabalhador-estudante que apresenta
deficiência. A partir deste documento, pretende-se simular um serviço de
consultoria técnico-científica que envolva profissionais de diversas áreas, tendo por
base a legislação nacional e as normas internacionais que regulamentam os direitos
e os deveres da pessoa com deficiência no âmbito da educação, da inclusão no
mercado de trabalho e no acesso à cultura e ao lazer.
Description
Keywords
Ensino superior Inclusão Cenários reais Metodologia baseada em problemas
Pedagogical Context
Citation
Mangas, C. e Sousa, J., "Práticas de ensino-aprendizagem com base em cenários reais na formação superior em inclusão". in INNODOCT 2020 (2020). 869-877
Publisher
Editorial Universitat Politècnica de València
