Repository logo
 
Publication

Práticas de ensino-aprendizagem com base em cenários reais na formação superior em inclusão

dc.contributor.authorMangas, Catarina
dc.contributor.authorSousa, Jenny
dc.date.accessioned2022-02-10T12:56:00Z
dc.date.available2022-02-10T12:56:00Z
dc.date.issued2020-11-11
dc.date.updated2022-02-09T11:22:37Z
dc.description.abstractEstudar a inclusão implica conhecer e explorar diversas áreas do conhecimento em função das relações e intercâmbios entre pessoas, grupos e organizações sociais. O Mestrado em Comunicação Acessível do Politécnico de Leiria (Portugal), ao olhar de forma holística para o indivíduo, procura aproximar os estudantes da realidade com que se confrontarão na sua vida profissional, apresentando uma panorâmica abrangente das perspetivas sob as quais se podem abordar questões de deficiência em todos os domínios da vida pessoal e social. Para o efeito, procura-se adotar, nas suas Unidades Curriculares, práticas de ensino-aprendizagem que permitam a exploração, reflexão e análise de problemas e cenários reais. O artigo apresenta o caso concreto da Unidade Curricular de Inclusão na Educação, Profissão e Lazer, em que, a partir dos conhecimentos teóricos adquiridos, se espera que os estudantes possam identificar as necessidades de pessoas que apresentam os quatro domínios da deficiência (motora, intelectual, auditivo e visual) e as condicionantes dos contextos que frequentam, delineando possíveis soluções. Este trabalho é realizado em pequenos grupos e tem por base um relatório descritivo das funções e estruturas do corpo, das atividades e participação e dos fatores ambientais inerentes a um jovem trabalhador-estudante que apresenta deficiência. A partir deste documento, pretende-se simular um serviço de consultoria técnico-científica que envolva profissionais de diversas áreas, tendo por base a legislação nacional e as normas internacionais que regulamentam os direitos e os deveres da pessoa com deficiência no âmbito da educação, da inclusão no mercado de trabalho e no acesso à cultura e ao lazer.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMangas, C. e Sousa, J., "Práticas de ensino-aprendizagem com base em cenários reais na formação superior em inclusão". in INNODOCT 2020 (2020). 869-877pt_PT
dc.identifier.doi10.4995/inn2020.2020.11838pt_PT
dc.identifier.slugcv-prod-2707854
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/6631
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherEditorial Universitat Politècnica de Valènciapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectCenários reaispt_PT
dc.subjectMetodologia baseada em problemaspt_PT
dc.titlePráticas de ensino-aprendizagem com base em cenários reais na formação superior em inclusãopt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceEspanhapt_PT
oaire.citation.endPage877pt_PT
oaire.citation.startPage869pt_PT
oaire.citation.titleINNODOCT/20. International Conference on Innovation, Documentation and Educationpt_PT
person.familyNameMangas
person.familyNameSousa
person.givenNameCatarina
person.givenNameJenny
person.identifier.ciencia-id0C17-9C71-90B7
person.identifier.ciencia-idD718-1B53-F947
person.identifier.orcid0000-0003-0843-5861
person.identifier.orcid0000-0003-1626-6746
rcaap.cv.cienciaidD718-1B53-F947 | Jenny Sousa
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationceb9f574-fde0-4044-b603-fb5daa40ece0
relation.isAuthorOfPublication9f97303b-d3c8-40b2-b90a-6d048a1d8e19
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryceb9f574-fde0-4044-b603-fb5daa40ece0

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Artigo__Práticas_de_ensino-aprendizagem_com_base_em_cenários_reais_na_formação_superior_em....pdf
Size:
1.13 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.33 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: