Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Tavares Pereira, Maria Margarida

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • Sobre o natural e o actor
    Publication . Tavares, Margarida; Gonçalves, Maria Madalena
    Neste artigo, procura-se reflectir sobre o conceito de natural quando aplicado ao trabalho do actor. Parte-se de quatro relevantes textos da dramaturgia ocidental, a saber: Hamlet, de Shakespeare; Crítica da ‘Escola das mulheres’ e O improviso de Versalhes, de Molière; e O teatro cómico, de Goldoni.
  • A distanciação brechtiana e o trabalho do actor
    Publication . Tavares, Margarida; Gonçalves, Maria Madalena
    No século XIX, o desenvolvimento do drama burguês, posterior ao Iluminismo e ao drama de autores como Lessing, privilegiou o individualismo. Filosoficamente, o pensamento de Kierkegaard elevou o indivíduo à categoria cristã por excelência: a Verdade reside no indivíduo; a multidão é logro e fonte de mal e o dever do Homem é voltar-se para o seu semelhante, o seu próximo, e para a Verdade. Por outro lado, o Romantismo inverteu o sentido da busca do Homem, sentido esse que deixou de ser um movimento ascendente para passar a ser descendente. Quer isto dizer que o Homem deixou de procurar a Verdade fora de si, passando a procurá-la dentro de si. São os seus abismos interiores, as suas pulsões, os seus sonhos, a sua interioridade os principais temas de pesquisa da Arte. A este quadro acrescente-se, ainda, no final daquele século, os desenvolvimentos de outras áreas de investigação, como a psicanálise, por exemplo, que vêm aprofundar este movimento de conhecimento interior do homem (...)
  • Sobre mimesis e teatro
    Publication . Tavares, Margarida; Gonçalves, Maria Madalena
    Com este texto procura-se compreender melhor o conceito de mimesis e, em relação ou derivando deste termo, os conceitos de interpretação e representação, aplicados ao Teatro e ao trabalho do actor.